O quadro O Mês em Resumo traz os principais fatos que marcaram o mês de fevereiro.
Fevereiro de 2023 não será lembrado tão cedo por conta de tragédias causadas pela força da natureza. No dia 6 um tremor de magnitude 7.8 devastou a Turquia e a Síria matando mais de 50 mil pessoas. A intensidade foi tanta que o tremor de um minuto e meio foi suficiente pra produzir enormes estragos. Dias depois um outro terremoto matou seis pessoas na mesma região e ontem mais um, o terceiro só este mês de magnitude 5.6 derrubou prédios.
Em pleno domingo de carnaval foi a vez da população do litoral norte de São Paulo sofrer com as chuvas. Na maior chuva já registrada da história do Brasil com índice pluviométrico de 682 mm em Bertioga 65 pessoas morreram, a maior parte em Juquehy e São Sebastião.
Na Itália um naufrágio matou 59 migrantes sendo 12 crianças. A embarcação se dividiu ao meio e transportava mais de 200 migrantes de países como Irã, Afeganistão, Paquistão e Síria. Antes da tragédia uma lei foi aprovada limitando os resgates feitos por operações humanitárias.
Arthur Lira e Rodrigo Pacheco se reelegem presidentes na Câmara e no Senado. Lira obteve a maior votação da história das eleições para presidente da Câmara dos Deputados com 464 votos obtidos. Pacheco freou o avanço do bolsonarista Rogério Marinho e venceu apertado no Senado.
Uma denúncia revelada pela revista Veja cai como uma bomba. O senador Marcos do Val disse ter recebido proposta do ex-presidente Jair Bolsonaro para gravar uma conversa com o ministro do STF Alexandre de Moraes como plano para impedir a posse de Lula e que contou com a participação do ex- deputado Daniel Silveira. O senador desmentiu depois mudando a versão.
Depois das Americanas a Livraria Cultura decretou falência que depois foi revertida graças a uma liminar que suspendeu o decreto de falência. Outra empresa que decretou falência foi a Pan, empresa famosa pelos cigarrinhos de chocolate.
Horror em Sinop. Sete pessoas incluindo uma adolescente de 12 anos foram mortas dentro de um bar no feriado de carnaval. Edgar Ricardo de Oliveira se entregou pois teve seu registro de arma cassado e Ezequias Souza Ribeiro foi morto no dia seguinte após confronto com policiais militares e o motivo do crime foi uma dívida por causa de um jogo de sinuca.
Um balão vindo da China foi o motivo do cancelamento da visita do secretário de estado Anthony Blinken a Pequim. O artefato foi abatido dias depois.
Após dois anos sem folia o carnaval de rua volta com tudo pelo Brasil com o agito dos blocos e trios elétricos. Nos desfiles das escolas de samba em São Paulo e no Rio tivemos fim de jejum. A Mocidade Alegre volta a ganhar o carnaval paulista depois de 9 anos e no Rio a Imperatriz Leopoldinense sai da fila de 22 anos e leva o carnaval carioca com Leandro Vieira à frente. Foi o quinto título conquistado pelo carnavalesco nos últimos sete anos.
O Real Madrid conquista pela oitava vez o título do mundial de clubes. Na decisão os merengues bateram o Al-Hilal que alijou o Flamengo da decisão. O time brasileiro terminou em terceiro a competição.
Glória Maria fez história no telejornalismo e na sociedade ao romper barreiras para os negros. Ela foi pioneira ao ser a primeira repórter a entrar ao vivo no Jornal Nacional, apresentou o Fantástico entre 1998 e 2007 e estava na equipe do Globo Repórter desde 2010. O seu pioneirismo inspirou uma geração de mulheres negras e esteve em mais de 100 países em reportagens históricas. A jornalista lutava contra um câncer no pulmão desde 2019 e morre no dia 2 aos 73 anos.
O pianista e compositor americano Burt Bacharach morre no dia 8 aos 94 anos de causas naturais. Ele foi autor de várias músicas de destaque como Say a Little Prayer gravado por Dionne Warwick e Aretha Franklin e ganhador de três Oscars e oito prêmios Grammy.
A atriz americana Rachel Welch foi símbolo sexual de Hollywood nos anos 70 sendo considerada a mulher mais bonita do mundo após sua atuação no filme Mil séculos antes de Cristo de 1966. Atuou em mais de 30 filmes e venceu o Globo de Ouro de melhor atriz. Rachel Welch morre no dia 15 aos 82 anos de uma breve doença que não foi divulgada.
Outros mortos do mês: Jean Pierre Jabouille (2 de fevereiro) ex-piloto de Fórmula 1 francês e ganhador de dois GPs, Paco Rabanne (3 de fevereiro) estilista espanhol de sucesso no mundo da moda, Pervez Musharraf (5 de fevereiro), ex-presidente do Paquistão entre 2001 e 2008, Christian Atsu (6 de fevereiro), jogador ganês que foi uma das 50 mil vítimas do terremoto na Turquia, rumores chegaram a afirmar que ele seria encontrado com vida, mas seu corpo foi achado no dia 18 em meio aos escombros, Carlos Saura (10 de fevereiro) cineasta espanhol que dirigiu inúmeros filmes e ganhou diversos prêmios, pois ele seria homenageado no dia 11 pelo conjunto da obra e acaba morrendo na véspera, Amazonino Mendes (12 de fevereiro), político amazonense que foi prefeito de Manaus e governador do estado do Amazonas três vezes, Germano Mathias (22 de fevereiro), cantor e representante do samba de São Paulo e Slim Borgudd (23 de fevereiro) ex-piloto sueco que correu 10 GPs de Fórmula 1 entre 1981 e 1982 e também integrante da banda ABBA onde foi baterista .
O mês começou com a paralisia devido a ficar sem internet no PC e pra piorar o cabo de dados do tablet quebra e só volto no dia 9 ao PC e agora no fim do mês meu pai teve de ficar internado pois teve princípio de infarto, mas graças a Deus foi só um susto, tá bem.
O quadro retorna em março.
Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.