Max Verstappen é bicampeão mundial de Fórmula 1 em corrida caótica e confusa no Japão

Kleber Nunes
By -
1





Três anos depois o Japão voltou pro calendário da Fórmula 1 e mais uma vez foi palco de uma decisão de título em meio a uma série de polêmicas e de novo um trator no meio da pista e por pouco não se repete o trágico acidente de 2014 que deixou Jules Bianchi 9 meses em coma até morrer em julho de 2015. O francês Pierre Gasly reclamou pelo rádio da entrada do veículo para a remoção do carro de Carlos Sainz e o seu carro passou em alta velocidade sob bandeira vermelha. Ele acabaria sendo punido em 20 segundos por excesso de velocidade e o pai de Jules Bianchi postou nas redes sociais sua indignação acusando a F1 de desrespeito à memória do filho. Uma outra trapalhada veio da FIA. Depois de mais de 2 horas de paralisação por conta das fortes chuvas que castigaram a pista de Suzuka a prova retornou por volta de 4:15 da manhã de hoje e a corrida não teve as 53 voltas previstas se tornando uma corrida nos moldes da Stock Car brasileira sendo cronometrada com tempo limite de 40 minutos e todos os pilotos correndo de pneus intermediários devido à baixa visibilidade causada pelo spray. No fim mais uma vitória pra conta de Max Verstappen, uma vitória meio que confusa pois nem ele mesmo acreditou que seria campeão, mas depois de muita confusão ele se sagrou campeão pois Charles Leclerc errou na chicane na volta final e cortou caminho, teve seu tempo acrescido em 5 segundos e caiu pra terceiro, mais que suficiente pra Max liquidar a fatura e ainda mais a prova teve a totalidade de pontos atribuída pois a pontuação de contingência seria adotada se a corrida tivesse mais de 50% de disputa, mas como a prova não foi suspensa e sim interrompida a FIA determinou a aplicação da regra. Realmente foi uma prova confusa por sinal, o que mostra a incompetência da entidade na gestão de uma corrida. Com o bicampeonato conquistado aos 25 anos Max Verstappen se junta a um seleto grupo de pilotos que foram bicampeões em sequência como Alberto Ascari, Juan Manuel Fangio, Alain Prost, Ayrton Senna, Lewis Hamilton, Michael Schumacher e Sebastian Vettel e ainda de quebra conquista o título com quatro corridas de antecedência, a terceira maior precocidade em termos de título em 72 anos de categoria. A próxima corrida do campeonato será dia 23 com o GP dos Estados Unidos no Circuito das Américas em Austin, no Texas.

FIA — Foto: FIA

Postar um comentário

1Comentários

Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.

  1. O que a FIA fez foi vergonhoso. Decisões assim só minam a credibilidade da entidade que organiza o campeonato e parece que nada foi aprendido depois da trapalhada de Abu Dhabi que custou o emprego de Michael Masi. E de novo um trator no meio da pista e por muita sorte o Pierre Gasly não teve o mesmo destino do Jules Bianchi.

    ResponderExcluir
Postar um comentário
MENSAGEM POR UM 2025 CHEIO DE ESPERANÇAS

MENSAGEM POR UM 2025 CHEIO DE ESPERANÇAS

MAIS UM ANO VAI EMBORA E OUTRO ANO CHEGA, É ASSIM E DEPOIS DE UMA VOLTA COMPLETA EM TORNO DO SOL O PLANETA TERRA COMEÇA…

By -

#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência.Ver Agora
Ok, Go it!