Retrospectiva 2021: Os donos das pistas que aceleraram no ano

Kleber Nunes
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A retrospectiva 2021 segue no seu segundo dia e a partir de agora falaremos de esportes começando sempre com cheiro de gasolina. 2021 foi histórico na Fórmula 1 com uma rivalidade ferrenha entre Hamilton e Max Verstappen, da consagração de Álex Palou na Indy, Kyle Larson na NASCAR e por aqui tivemos campeões inéditos na Copa Truck e Stock Car.

Fórmula 1: Max Verstappen conquista campeonato histórico



 Max Verstappen superou Lewis Hamilton e entra pra galeria dos campeões da Fórmula 1
 
Num dos mais espetaculares campeonatos dos últimos anos o holandês Max Verstappen se tornou o novo rei da Fórmula 1 num duelo épico e ferrenho contra Lewis Hamilton. Numa verdadeira batalha que durou 22 etapas o Super Max acabou com a hegemonia da Mercedes num campeonato espetacular. Os dois pilotos travaram uma ferrenha disputa desde o GP do Bahrein. Na primeira corrida deu Hamilton, em Ímola Max levou a melhor, nos GPs de Portugal e Espanha Hamilton venceu. No GP de Mônaco Max venceu e Hamilton chegou apenas em sétimo. Em Baku Max bateu quando liderava e Hamilton tinha tudo pra vencer, mas tomou uma ultrapassagem cirúrgica de Sergio Perez que venceu a prova. Max emplacou uma série de três vitórias seguidas: França, Áustria e Estíria. Naquele momento Max abria 32 pontos de vantagem sobre Hamilton, mas o inglês não se deu por vencido. Correndo em casa Hamilton disputou com Max que bateu e ainda assim foi punido, mas foi determinado e venceu em Silverstone. No GP da Hungria a chuva embaralhou tudo e quem se deu bem foi Esteban Ocon que venceu pela primeira vez na categoria com o carro da Alpine. O GP da Bélgica em Spa foi a corrida mais curta em todos os tempos. Os pilotos esperaram 3 horas e meia para a chuva passar e deram apenas quatro voltas e a corrida foi considerada válida e sem nenhuma ultrapassagem Max venceu e os pontos foram dados pela metade.




Lances da temporada: batida tira os dois rivais em Monza e Hamilton vence em São Paulo e comemora ao estilo de Senna

Em Monza a rivalidade foi levada ao extremo. Numa disputa por posição Max tocou em Hamilton e os dois foram pra fora da pista. Nessa corrida a vitória foi de Daniel Ricciardo. O GP da Rússia foi histórico porque Lewis Hamilton chegou à impressionante marca de 100 vitórias na categoria e ela veio graças à chuva que castigou a estratégia da McLaren que venceria com Lando Norris. Na Turquia Valtteri Bottas venceria pela última vez como piloto da Mercedes. No México e nos EUA Max vence de forma categórica. Foi então que Hamilton iniciou a arrancada vencendo três provas: no GP de São Paulo ele trava duelo com Max e vence numa manobra espetacular. Na comemoração ele repete o gesto de Ayrton Senna e dá a volta da vitória com a bandeira brasileira levando as arquibancadas de Interlagos ao delírio e deixando um ar de saudosismo, no Catar vitória de ponta a ponta e no GP da Arábia Saudita outra ultrapassagem polêmica levou Hamilton a vitória e os dois pilotos chegaram à Abu Dhabi empatados em pontos. Na última corrida Hamilton largou melhor que o rival e caminhava pra se sagrar octacampeão, mas aí apareceu uma batida de Nicholas Latiffi obrigando a entrada do safety car e os dois partiram pra decisão no mano a mano na última volta. Verstappen foi com ação e fez a ultrapassagem que lhe valeu o título. Festa da Red Bull e festa holandesa. 


Band realiza transmissão impecável agradando os fãs com um timaço de primeira

Dentre as novidades deste ano as corridas sprint foram um sucesso, em especial a de Interlagos que ano que vem será uma das seis etapas a serem disputadas. Ano que vem teremos novos carros e um regulamento diferente. 2021 marcou para a transmissão de TV uma nova fase. Depois que a Globo abriu mão dos direitos a Band assumiu os direitos e fez um trabalho impecável, digno de elogios. E para dar conta do recado montou um time de especialistas no assunto com Sérgio Maurício sendo a voz das corridas, Reginaldo Leme voltando a comentar as corridas depois de um ano fora foi muito bem acompanhado por Felipe Giaffone e Max Wilson e Mariana Becker ganhou mais espaço nas reportagens de pista. As transmissões tiveram tudo que o fã merece: desde os treinos livres até as entrevistas pós corrida um trabalho que agradou a todos, diferente da Globo que até o ano passado transmitia a categoria sem mostrar o pódio.

Indy: O ano dourado de Álex Palou

Álex Palou coroa ano mágico na Indy e conquista título no ano de estreia pela Ganassi

Na Fórmula Indy 2021 foi dominado por um espanhol rápido e competente. No seu segundo ano correndo na IndyCar Álex Palou se sagrou campeão da categoria pilotando pela equipe Chip Ganassi mostrando constância e velocidade. Depois de uma boa impressão na temporada passada estreando na Dale Coyne Palou chegou chegando na Ganassi e a campanha do título começou logo na primeira corrida no Alabama vencendo com uma eficiente estratégia, depois de um mau resultado em St. Pete somou pontos importantes na rodada dupla do Texas. No GP de Indianápolis voltou a subir ao pódio, na Indy 500 lutou pela vitória até o fim, mas foi superado por Hélio Castroneves, outro pódio em Detroit e vitória em Road America aproveitando do problema de Josef Newgarden e outro pódio em Mid Ohio. Mesmo acumulando gordura pra se manter na ponta passou por perrengues como quebra de motor e acidente e isso acabou custando a liderança para o mexicano Pato O'Ward, mas nas três últimas corridas mostrou maturidade e frieza vencendo de forma dominante em Portland e conquistando um importante segundo lugar em Laguna Seca. Com a vantagem na liderança o espanhol chegou à Long Beach com a faca e o queijo na mão, mas nem precisou. Seu adversário principal, Pato O'Ward cometeu um erro e abriu o caminho para Palou conquistar o título com um quarto lugar e a consagração no ano de estreia pela equipe que chegou ao 14º título na história e quebrando uma maldição que durava 10 anos sem um título com o carro 10 que foi pilotado por Dario Franchitti quando ganhou seu último título em 2011. Newgarden ficou com o vice e Pato terminou em terceiro. Das estreias deste ano o Rookie da temporada foi o neozelandês Scott McLaughlin. O francês Romain Grosjean se adaptou muito bem à categoria e fez grandes provas, já o 7 vezes campeão da NASCAR Jimmie Johnson não foi bem e acabou decepcionando os seus fãs, mas em 2022 ele poderá se redimir correndo toda a temporada.



Hélio Castroneves vira lenda, vence pela quarta vez a Indy 500 e corre temporada integral em 2022 pela Meyer Shank

Para o Brasil o momento mais marcante da temporada foi a épica vitória de Hélio Castroneves na edição 105 das 500 Milhas de Indianápolis. Mais de 135 mil pessoas estiveram presentes ao Indianapolis Motor Speedway na tarde de 30 de maio e viram o Homem Aranha se tornar uma lenda. Helinho fez história numa tarde épica duelando com a garotada e faltando duas voltas pro fim ultrapassou Álex Palou e levou o carro até o fim recebendo a bandeirada pela quarta vez na história e levou a Meyer Shank a um feito inédito com a primeira vitória da história da equipe. Pela quarta vez Helinho escalou o alambrado do oval e comemorou a conquista. Ele se juntou à Al Unser, AJ Foyt e Rick Mears na galeria dos maiores vencedores da prova e como prêmio irá disputar a temporada completa do ano que vem. Tony Kanaan disputou quatro corridas em ovais e teve como melhor resultado o décimo lugar na Indy 500 enquanto Pietro Fittipaldi correu três corridas em ovais.

Assim como a Fórmula 1 trocou de canal a Indy também trocou de canal. A TV Cultura transmitiu as corridas da Indy neste ano e mesmo não conseguindo boas audiências exceção à Indy 500 valorizou bem o produto graças à dupla de transmissão formada pelo narrador Geferson Kern e o comentarista Rodrigo Mattar. Os dois levaram descontração e dinamismo na dose certa e agradaram boa parte do público.

NASCAR: A volta por cima de Kyle Larson


Kyle Larson conquista título da Cup num ano dominante pela Hendrick

Em abril de 2020 durante uma corrida virtual o piloto Kyle Larson foi demitido da Ganassi por uso de palavra racista e acabou suspenso por tempo indeterminado. Dez meses depois foi contratado pela Hendrick para suprir a aposentadoria de Jimmie Johnson e na quarta corrida do campeonato em Las Vegas venceu e agradeceu à Rick Hendrick pela oportunidade. Era o começo de uma campanha das mais espetaculares da história da categoria. Por duas vezes venceu três corridas seguidas e terminou a temporada com 10 vitórias se sagrando campeão da Cup. Além de vencer 10 provas chegou 18 vezes no top 5, liderou 2581 voltas, venceu 18 segmentos e nos playoffs uma campanha espetacular mesmo num campeonato tão equilibrado onde 16 pilotos diferentes venceram corridas na temporada. Martin Truex Jr foi o vice, Denny Hamlin voltou a falhar na decisão e terminou em terceiro e Chase Elliott terminou na quarta posição. Pilotos tarimbados como Kevin Harvick passaram o ano em branco e Harvick, campeão de 2014 sequer chegou ao playoff. A temporada de 2021 marcou a despedida do GEN6 e 2022 marca a estreia das novas bolhas. Na Truck Series o campeão foi Ben Rhodes e a Xfinity Series o título foi conquistado de forma dramática por Daniel Hemric. 

FE: Holandês é o novo campeão dos carros elétricos


Nyck de Vries levou a Mercedes à glória na temporada da Fórmula E

Na Fórmula E o título da temporada foi pra um holandês. Nyck de Vries fez uma temporada consistente e soube administrar o resultado numa temporada marcada por muitas controvérsias. A corrida final em Berlim foi marcada por incidentes entre os candidatos ao título e no fim a sorte contou pro lado de Nyck de Vries que terminou na oitava posição levando o título pilotando pra Mercedes. Lucas di Grassi venceu duas corridas no ano e terminou em sétimo enquanto Sérgio Sette Câmara foi o 22º.

Copa Truck: André Marques chega lá

 André Marques venceu seis provas e faturou o título da Copa Truck

A Copa Truck realizou entre os meses de maio e dezembro nove etapas coroando André Marques da Mercedes como novo campeão. Ele venceu seis provas sendo duas num único dia e chegou à final com boa vantagem sobre Wellington Cirino na Super Final de Curitiba. Nas duas corridas decisivas ele somou um terceiro e um quarto lugar. Foi a coroação de um piloto que foi constante durante o ano e em meio à tudo isso teve uma derrapada que quase ficou perigosa, pois ele foi acusado de fazer parte de um grupo que lavava dinheiro de uma facção criminosa em postos de combustível, mas nada foi comprovado.

Stock Car: Gabriel Casagrande se sagra campeão contando com a regularidade


Gabriel Casagrande foi regular o ano todo e rendeu o primeiro título na Stock Car

Na Stock Car a regularidade foi fundamental para a conquista de Gabriel Casagrande. Consistente o ano todo o piloto paranaense fez na campanha duas poles e duas vitórias e subiu ao pódio 14 vezes. Foi o primeiro título de Mauro Vogel como chefe de equipe e a volta por cima de Casagrande que ficou ausente da decisão do ano passado por contrair Covid. O vice campeão foi Daniel Serra que ficou 25 pontos atrás.

O adeus da lenda: Valentino Rossi se aposenta


Depois de 9 títulos conquistados o Doutor se aposenta das duas rodas

Uma lenda das duas rodas se aposentou este ano. O italiano Valentino Rossi, 9 vezes campeão mundial nas motos encerrou sua carreira após 25 anos e nesse período conquistou 7 títulos da Moto GP. Rossi foi um dos mais carismáticos pilotos que já passou pelo motociclismo mundial. O campeão da temporada na Moto GP foi o francês Fabio Quartararo.

Autódromo de Pinhais perto do desaparecimento e autódromo de Brasília perto da ressurreição



Autódromo de Pinhais começou a ser demolido, mas liminar adiou a destruição e em Brasília as obras de reforma começaram e autódromo Nélson Piquet poderá voltar a receber corridas no ano que vem

Mais um autódromo desaparece no Brasil. Depois de cinco anos de adiamento o autódromo de Pinhais em Curitiba começou a ser demolido em dezembro para construção de um bairro residencial, só que uma liminar da justiça barrou a demolição que havia começado até o processo de tombamento estiver concluído. Enquanto Pinhais corre o risco de desaparecer o autódromo de Brasília iniciou a tão esperada reforma. O autódromo está parado desde 2015 e de lá pra cá não houve atividades na pista e durante esse período a área foi hospital de campanha para pacientes com Covid. O Banco de Brasília assumiu a gestão do autódromo que deverá voltar às atividades no primeiro semestre do próximo ano recebendo provas da Stock Car e Copa Truck.

A retrospectiva prossegue falando a seguir do ano no esporte.

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