O Mês em Resumo: Bolsonaro se isola em atos irresponsáveis, novas trapalhadas no combate à pandemia, Medina é tri no surfe e mês de despedidas para Sérgio Mamberti e Luiz Gustavo

O quadro O Mês em Resumo traz os principais acontecimentos do mês de setembro.



No feriado de 7 de setembro atos antidemocráticos capitaneados pelo presidente Jair Bolsonaro agitaram o país. Os atos golpistas reuniram milhares de apoiadores do presidente que discursou em Brasília e em São Paulo onde fez duros ataques ao ministro do STF Alexandre de Moraes. O ato deixou Bolsonaro isolado e restou procurar ajuda e ela veio de seu antecessor Michel Temer que redigiu uma declaração, uma carta pedindo desculpas pelos atos dizendo que os insultos foram em razão do calor do momento. 



Depois de divulgar a declaração o presidente foi pra Nova York onde abriu os discursos da Assembleia Geral da ONU e num discurso totalmente fora da realidade Bolsonaro omitiu suspeitas de corrupção, omitiu sobre as queimadas na Amazônia e voltou a defender tratamento precoce contra a Covid-19. Ainda por cima era o único dos líderes mundiais do chamado G20 a não estar vacinado. E a comitiva passou vergonha, principalmente o ministro da Saúde Marcelo Queiroga que perdeu a compostura ao fazer um gesto obsceno contra manifestantes e contraiu Covid-19 sendo impedido de voltar para o Brasil.

O mesmo Queiroga protagonizou outra trapalhada, mais uma no combate à pandemia. Junto do presidente Bolsonaro o ministro desautorizou a vacinação em adolescentes de 12 a 17 anos indo de contramão à recomendação da Anvisa. Dias depois recuou e a vacinação foi autorizada. Já são mais de 70% da população que já tomou uma dose e 40% dos brasileiros com o ciclo vacinal completo da qual faço parte pois tomei a segunda dose da vacina da Pfizer em 24 de setembro e se necessário tomarei a dose de reforço que por sua vez começou a ser aplicada em idosos. A média móvel de mortes segue em mais de 500, apesar de uma ligeira alta após semanas de quedas sucessivas. 

Na CPI da Covid vem à tona uma revelação chocante. Um grupo de 15 médicos decide entregar aos parlamentares um dossiê revelando que o governo através do gabinete paralelo usou o plano de saúde da Prevent Senior para comprovar que o kit Covid era eficaz, fato reforçado em depoimento da advogada Bruna Morato que relatou a forma criminosa que o Palácio do Planalto fez para evitar o lockdown. Já o empresário Luciano Hang acabou se contradizendo sobre a morte de sua mãe em fevereiro não explicando o tratamento submetido por ela que foi atendida pela Prevent Senior.

A brasileira Lenilda dos Santos morre tentando entrar ilegalmente nos Estados Unidos. Ela pagou US$ 25 mil a um grupo de coiotes, mas ficou pelo caminho e morreu de sede. Ainda sobre a crise migratória 30 crianças brasileiras que estavam nos Estados Unidos foram deportadas para o Haiti.

Na Alemanha as eleições gerais tiveram a vitória apertada do partido social democrata de Olaf Scholz que será o sucessor de Angela Merkel. Na Argentina os peronistas sofrem uma dura derrota nas eleições legislativas primárias abrindo crise entre o presidente Alberto Fernandez e a vice Cristina Kirchner.

A construtora chinesa Evergrande anuncia que irá dar calote de US$ 300 milhões e gera alvoroço no mercado financeiro com a derrubada de várias bolsas em todo o mundo.



Um mês agitado na TV brasileira. A CNN demite no dia 3 o jornalista Evaristo Costa que apresentava o Séries Originais e a demissão foi via telefone. Também na CNN Alexandre Garcia foi demitido por difundir fake news. Na Globo Marcos Mion estreia o novo Caldeirão e Luciano Huck assume o Domingão. Malhação deixará de ir ao ar depois de 27 anos e a Globo prepara uma nova programação para as tardes e no dia 9 Tiago Leifert anuncia sua saída da Globo no fim do ano. Tiago era apresentador do BBB e do The Voice Brasil e decidiu deixar a emissora  pra ficar mais perto da família.


O jogo entre Brasil e Argentina pelas eliminatórias da Copa do Mundo na Neo Química Arena é suspenso com cinco minutos de jogo. Quatro jogadores da seleção argentina que jogam na Inglaterra desembarcaram no Brasil violando regras sanitárias sem passar por quarentena. Agentes da Anvisa entraram no gramado e suspenderam o jogo. A FIFA ainda não decidiu se haverá punição para os envolvidos. 

O Rei Pelé deixa o hospital depois de passar um mês internado após a retirada de um tumor no cólon. Ele teve alta nesta quinta e foi pra casa.



Nas Paralimpíadas de Tóquio o Brasil repete a campanha do Rio com 72 medalhas, mas supera o número de ouros de Londres conquistando 22 terminando na 7ª posição. Os jogos marcaram a despedida de Daniel Dias, o maior atleta paralímpico da história do Brasil e em Tóquio conquistou três medalhas de bronze e dentre as 22 medalhas douradas destaque pro futebol de 5 que conquistou o pentacampeonato paralímpico em cima da Argentina.

Gabriel Medina se sagra tricampeão mundial de surfe conquistando o título numa final toda brasileira contra Filipe Toledo. Medina se iguala à surfistas como Andy Irons, Tom Carroll e Mick Fanning e consolida o domínio do Brasil no circuito mundial. No feminino Tatiana Weston Webb fica com o vice campeonato.


Álex Palou é campeão na Fórmula Indy. O espanhol de 24 anos chega em quarto lugar no GP de Long Beach e fatura o título em sua segunda temporada e a primeira na supercampeã Ganassi. Na Fórmula 1 Lewis Hamilton faz história e vence seu 100º GP na Rússia.

Sérgio Mamberti foi além de ator atuante na política. Em cinco décadas de carreira atuou em 80 peças teatrais, 36 filmes e 36 novelas além de ocupar postos relativos à cultura nos governos do PT onde foi um dos fundadores. O ator morre no dia 3 aos 82 anos vitimado por complicações causadas por uma pneumonia.

O ator francês Jean Paul Belmondo foi um dos mais charmosos artistas nos tempos da Nouvelle Vague francesa e sua carreira foi diversificada e atuou tanto em filmes de ação quanto em comédia e outros gêneros. Dentre os filmes de destaque está Acossado. Jean Paul Belmondo morre no dia 6 aos 88 anos.

Um dos pioneiros da televisão brasileira Luiz Gustavo fez muitos brasileiros rirem com personagens marcantes e inesquecíveis como o anti herói Beto Rockfeller na novela de Bráulio Pedroso exibida na extinta TV Tupi e inovou a linguagem das novelas brasileiras, o atrapalhado detetive Mário Fofoca que ganhou vida própria com um seriado, o costureiro Victor Valentim na primeira versão de Ti ti ti e o Vavá do Sai de Baixo. O ator morre no dia 19 aos 87 anos vitimado por um câncer descoberto em 2018.



Outros mortos do mês: João Sayad (5 de setembro) economista e político, foi ministro do Planejamento e um dos criadores do Plano Cruzado no governo de José Sarney, João Carlos Assis Brasil (6 de setembro) pianista de renome e versátil músico passando do clássico ao popular, Abimaél Guzman (11 de setembro) terrorista peruano fundador do grupo terrorista Sendero Luminoso, Graciele Santana (16 de setembro) atleta que representou o Brasil na maratona dos jogos olímpicos Rio 2016, Marina Miranda (21 de setembro), atriz que atuou em novelas e humorísticos sendo o papel de maior destaque a Charanga na Escolinha do professor Raimundo, Ota (24 de setembro), cartunista que desenhou na revista de humor Mad e Dom José Freire Falcão (26 de setembro), foi cardeal e arcebispo de Brasília durante 20 anos.

Além dessas perdas sofri uma grande perda familiar neste mês com a morte no dia 25 de Luiz Nunes Camelo Filho, meu tio que faleceu de infarto aos 59 anos, pois estava doente e fazia hemodiálise. Por ironia do destino ele foi enterrado no dia em que eu fazia aniversário. Coisas da vida.

O quadro retorna em outubro.

Postar um comentário

0 Comentários