A série sobre os esportes olímpicos está chegando ao fim e hoje o destaque é para a vela.
* Postagem publicada em 2016 e republicada em 2021 com adaptações
A vela ou iatismo é um esporte onde os barcos se movem inpulsionadas pelo vento e o objetivo é completar o percurso num número de voltas específico em um tempo menor que os adversários. Estreou em Olimpíadas nos jogos de Paris 1900 e as competições são divididas em regatas em série onde os atletas acumulam pontos de acordo com sua colocação. Exemplo: o vencedor da regata soma um ponto, o segundo dois e assim por diante. A regata da medalha ou medal race reúne os dez melhores e a pontuação é duplicada e vence aquele que somar menos pontos.
O percurso de cada regata é montado quando dois barcos da organização ficam posicionados em posições paralelas formando uma linha imaginária onde a largada de cada regata é dada. Os trajetos são definidos em boias posicionadas na área de regata.
A previsão do tempo é um importante fator para definir um vencedor. As condições climáticas e de vento são determinantes na adaptação à navegação e aquele que se adaptar melhor vence a prova.
Classes
Na Olimpíada são usadas as seguintes classes:
- Classes masculinas: Laser, 470, 49er, RS:X e Finn
Os barcos da classe Laser são cascos simples e embarcação de um tripulante. Tem comprimento de 4,23 m e peso de 59 kg, já os barcos da Finn possuem uma vela e tem comprimento de 4,5 m e 130 kg de peso. A prancha da RS:X tem 2,88 m de comprimento e peso de 30 kg. Nas embarcações com dois tripulantes o casco é simples e as velas são três com uma diferença: na classe 49er existem duas asas laterais. Os comprimentos dessas classes são: 470: 4,70 e peso de 120 kg e 49er com comprimento de 4,99 m e peso de 94 kg.
- Classes femininas: Laser Radial, 470, 49er FX e RS:X.
- Classe mista: Nacra 17.Classe que fará sua segunda apresentação olimpica. Seu catamarã tem casco duplo e três velas para uma embarcação de dois tripulantes. O seu comprimento é de 5,25 m e o peso é de 135 g.
O local de competições
A ilha de Enoshima sediará as disputas da vela nos jogos de Tóquio.
O Brasil nos jogos
O país terá 13 atletas brigando pra manter a tradição do esporte. E as grandes favoritas são as campeãs olímpicas e mundiais Martine Grael e Kahena Kunze. Elas dominam a 49erFX e vão em busca do bicampeonato olímpico. O veterano Robert Scheidt, bicampeão olímpico e cinco medalhas na conta volta à classe Laser onde foi soberano e agora pode se despedir com mais um lauréu.
Amanhã o vôlei.
Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.