Brasileiros campeões olímpicos: o ouro inédito no futebol masculino

Kleber Nunes
By -
0

Desde o dia 11 de maio a cada 15 dias contamos um pouco da história de nossas conquistas em 100 anos de participação em Jogos Olímpicos. Pra fechar nossa série especial sobre nossas conquistas de ouro falaremos do inédito ouro do futebol masculino na Rio 2016.

O Brasil perseguia desde 1952 o tão sonhado ouro olímpico no futebol e até os jogos do Rio o time masculino conquistou três medalhas de prata em 1984, 1988 e 2012 e dois bronzes em 1996 e 2008. Parecia que o sonho não seria realizado no Brasil, pois a seleção vinha em total descrédito depois do humilhante 7 x 1 que tomou da Alemanha na semifinal da Copa do Mundo em casa e a crise atingiu seu ápice com a demissão de Dunga em junho de 2016. Ele seria o técnico da seleção olímpica, mas com sua demissão a batata quente caiu no colo de Rogério Micale. E os 18 jogadores iniciaram uma trajetória que teve final feliz, só que nas duas primeiras partidas em Brasília no Mané Garrincha contra a África do Sul e Iraque nada de gols. A redenção veio no último jogo da fase de grupos com a goleada de 4 x 0 diante da Dinamarca na Arena Fonte Nova em Salvador. Nas quartas de final Neymar foi caçado em campo, mas respondeu em campo abrindo o caminho pra classificação à semifinal com um golaço em cobrança de falta. Luan fechou o placar de 2 x 0 com outro golaço. A semifinal foi contra Honduras e logo com 14 segundos Neymar marcou o gol mais rápido de todos os tempos em Olimpíadas. Gabriel Jesus fez dois e a festa foi completa com goleada de 6 x 0 e vaga pra final pra decidir contra quem? A Alemanha.






O dia 20 de agosto de 2016 entraria pra história do futebol brasileiro como o dia que um jejum foi finalizado. Brasil e Alemanha decidiriam o torneio de futebol dos Jogos Olímpicos do Rio num jogo acirrado. Neymar abriu o placar cobrando falta com perfeição. A Alemanha empatou o jogo no segundo tempo com Meyer no único gol tomado pela defesa brasileira em toda a competição. O jogo foi pra prorrogação e seguiu empatado e a decisão foi pros pênaltis. As oito primeiras cobranças foram convertidas: Renato Augusto, Luan, Rafinha Alcântara e Marquinhos pelo Brasil, Gnabry, Ginther, Brandt e Sue pela Alemanha. A quinta cobrança alemã foi do atacante Petersen que entrou durante a partida, mas o goleiro Weverton voou no canto direito fechando a porta para ele fazendo a defesa. Coube à Neymar a oportunidade de fazer o gol e ele cobrou com paradinha e tudo sem desperdiçar. Bola num lado, goleiro no outro e Brasil campeão olímpico no futebol. 

E por ironia do destino Brasil e Alemanha voltarão a se enfrentar, logo de cara. Na próxima quinta feira às 8h30 no palco do penta, o estádio de Yokohama começa a caminha da pra quem sabe o bicampeonato olímpico. E é com essa bonita lembrança que a série sobre nossos campeões olímpicos termina. Que venham muitas medalhas em Tóquio. 

Postar um comentário

0Comentários

Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.

Postar um comentário (0)
MENSAGEM POR UM 2025 CHEIO DE ESPERANÇAS

MENSAGEM POR UM 2025 CHEIO DE ESPERANÇAS

MAIS UM ANO VAI EMBORA E OUTRO ANO CHEGA, É ASSIM E DEPOIS DE UMA VOLTA COMPLETA EM TORNO DO SOL O PLANETA TERRA COMEÇA…

By -

#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência.Ver Agora
Ok, Go it!