Brasileiros campeões olímpicos: nossos judocas de ouro

Kleber Nunes
By -
0

A série Brasileiros campeões olímpicos segue e hoje vamos trazer nossos campeões do judô.

O judô brasileiro ganhou sua primeira medalha olímpica em 1972 nos jogos de Munique com Chiaki Ishi e desde Los Angeles 84 que o país vem ganhando medalhas em Jogos Olímpicos. São 22 medalhas no total sendo 4 de ouro. O nosso primeiro campeão olímpico foi Aurélio Miguel. Nascido na Espanha virou brasileiro e nos Jogos de Seul em 1988 entrou sem ser favorito à medalha, mas ele foi derrubando seus adversários um a um até chegar à decisão da medalha contra o alemão Marc Meilling. Aurélio foi combativo e levou a medalha de ouro na categoria dos meio pesados (até 95 kg). Ele ainda disputaria as Olimpíadas de Barcelona e Atlanta quando ganhou a medalha de bronze 

O segundo campeão olímpico foi considerado uma zebra, mas Rogério Sampaio surpreendeu e nos Jogos de Barcelona em 1992 superou problemas adversos como a briga com a Confederação Brasileira de Judô e a morte de seu irmão Ricardo Sampaio pra arrancar a segunda medalha de ouro da história do judô brasileiro. Competindo entre os meio leves (até 65 kg) Rogério foi passando por todos os adversários. Na semifinal eliminou o então campeão do mundo Udo Quellmaz e foi pra decisão contra o húngaro Joszef Czak e Rogério venceu a luta com um wazari. Era o segundo título olímpico da história. Foi sua única participação olímpica, depois foi comentarista e hoje é diretor do COB.

20 anos se passaram e em 28 de julho de 2012 no primeiro dia dos Jogos Olímpicos de Londres o hino brasileiro voltou a ser executado no tatame olímpico. A judoca Sarah Menezes conquistou a medalha de ouro na categoria até 48 kg. Foram cinco lutas em que se impôs com categoria. Na final contra a romena Alina Dumitru Sarah não deu chances à rival e conquistou o terceiro ouro olímpico da história e o primeiro do judô feminino. Sarah ainda competiu em Pequim e no Rio quando caiu nas quartas terminando em sétimo lugar. Depois de 15 anos dedicados ao judô e a seleção a judoca se aposentou e seu primeiro filho nasceu neste mês de maio.

Quatro anos depois na Rio 2016 nosso quarto ouro da história veio com Rafaela Silva. Numa trajetória de superação devido ao escândalo de racismo nas Olimpíadas de Londres a judoca foi com sangue nos olhos e ela vinha do título mundial de 2013. No dia 8 de agosto Rafaela foi pra cima das rivais e ganhou todas as lutas de wazari, incluindo a decisão contra Dorsjuren se tornando campeã nos leves. Infelizmente Rafaela Silva não vai poder defender o título conquistado no Rio nos Jogos de Tóquio pois está suspensa por dois anos por doping. 

No dia 8 de junho os nossos campeões da vela.

Postar um comentário

0Comentários

Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.

Postar um comentário (0)
MENSAGEM POR UM 2025 CHEIO DE ESPERANÇAS

MENSAGEM POR UM 2025 CHEIO DE ESPERANÇAS

MAIS UM ANO VAI EMBORA E OUTRO ANO CHEGA, É ASSIM E DEPOIS DE UMA VOLTA COMPLETA EM TORNO DO SOL O PLANETA TERRA COMEÇA…

By -

#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência.Ver Agora
Ok, Go it!