Semana em Resumo Especial: O mundo em alerta máximo contra a pandemia de Covid-19

Hoje o quadro Semana em Resumo será em dose dupla, traremos aqui neste post os efeitos e consequências depois da decretação de pandemia do coronavírus e no post seguinte os destaques da semana. Sempre que houver um fato especial traremos sempre edições especiais.



1 - O recado da OMS: Na última quarta feira a OMS decretou que o mundo está sob pandemia do coronavírus, pois aumentou os casos por todo o mundo se espalhando por mais de um continente. O epicentro da pandeima passou a ser a Itália, país que tem mais casos fora a China.


2 - A reação dos governos: Assim que a pandemia foi decretada governos de várias nacionalidades decretaram medidas para conter o avanço. Nos Estados Unidos o presidente Donald Trump decretou a suepsnsão de voos vindos da Europa e no dia seguinte decretou emergência nacional por 30 dias. Trump ainda fez teste para ver se está ou não com o coronavírus. No governo brasileiro o presidente Jair Bolsonaro testou e deu negativo, mas por recomendação médica deverá ficar isolado e se submeter a outro teste. O secretário de comunicação Fábio Wajngarten deu positivo e ele vem sendo tratado no Albert Einstein em São Paulo, já o presidente do Senado David Alcolumbre não está com o coronavírus. 


3 - Paralisia nos eventos: No mundo muitos eventos esportivos tiveram de ser suspensos ou adiados para conter a epidemia do Covid-19. No futebol foram paralisados os torneios da UEFA e das principais ligas como a Premier League, Bundesliga e Ligue 1, na América do Sul a Conmebol suspendeu por tempo indeterminado os jogos da Libertadores e adiou o começo dos jogos das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022. A NBA também suspendeu sua temporada por tempo indeterminado depois que dois jogadores do Utah Jazz deram positivo pra Covid-19. No automobilismo muitos cancelamentos foram decretados: na Fórmula 1 o GP da Austrália foi cancelado e depois os GPs do Bahrein e Vietnã, a Indy também anunciou o cancelamento das quatro primeiras etapas que seriam em Saint Petersburg, Alabama, Long Beach e em Austin. As corridas da NASCAR em Atlanta e Miami também foram adiadas e a Fórmula E suspendeu seu campeonato por dois meses. O UFC Brasília pela primeira vez na história será com portões fechados. Em relação aos Jogos Olímpicos o revezamento da tocha olímpica foi cancelado para evitar aglomerações. Eventos culturais e apresentações de shows também foram suspensos. 


4 - O Covid - 19 no Brasil: Aqui no Brasil o número de casos chegou a 107 e está presente em todas as regiões. Nos estados medidas para conter o Covid-19 foram decretadas entre elas a suspensão das aulas nas escolas e nos jogos de futebol portões fechados. Aqui no Distrito Federal que registra oito casos confirmados o governador Ibaneis Rocha decretou na quarta a suspensão de aulas e eventos por cinco dias e hoje decidiu aumentar pra 15 dias a suspensão das aulas antecipando o período de recesso escolar. E no Rio Grande do Sul uma pessoa que estava infectada pelo coronavírus foi considerada totalmente curada. 



5 - O Covid-19 e as personalidades: Algumas personalidades acabaram contraindo a doença. Um deles, o ator americano Tom Hanks foi diagnosticado com a Covid - 19 junto da esposa na Austrália onde grava um filme sobre Elvis Presley. No Brasil temos como vítimas a influenciadora digital Gabriela Pugliesi e a cantora Preta Gil. Ambas deram positivo pra Covid-19 pois estiveram no casamento da irmã de Gabriela Pugliesi. 


E agora vale aqui a dica: para se proteger é bom lavar as mãos com água e sabão e depois com álcool gel que é a maneira mais eficaz de se proteger da doença. 

Postar um comentário

0 Comentários