Anos 2010: Como o mundo se comportou na década

Dando prosseguimento à série especial sobre a década hoje vamos relembrar como foi o contexto internacional nos anos 2010.

Um mundo dominado pelo terror vindo do Islã




O surgimento do Estado Islâmico disseminou ainda mais o terror e a insegurança no mundo

O século XXI é até aqui o século do terrorismo. Depois dos atentados de 11 de setembro de 2001 o mundo viveu dias de insegurança com atentados em Madri (2004) e Londres (2005). Nesta década o terrorismo seguiu firme e forte vindo do Islã. Se na década passada a rede al Qaeda foi a ameaça, nesta década foi a vez do Estado Islâmico, um grupo capaz de cometer as maiores atrocidades. O mundo conheceu a nova face do mal em 2014 quando começaram a implantar um califado. Em 2015 o mundo fica chocado com cenas cruéis de presos sendo executados das piores formas possíveis. A partir de 2016 fica evidente a decadência com a perda de força de seu califado e as ações caem. 


Por outro lado a al Qaeda sofreu seu mais duro golpe com a morte de Osama bin Laden em maio de 2011. Bin Laden que foi o mentor dos atentados de 11 de setembro foi executado dez anos depois numa operação militar americana.




Terroristas como o dos atentados em Oslo e na maratona de Boston mostraram que praticar o terror não tem fronteiras

Nesta década o terror não escolheu fronteira. Em 2011 a Noruega, então um país pacífico conheceu o terror na figura de Anders Breivik que resultou na morte de 77 pessoas durante explosões em Oslo e na ilha de Utoya. O terrorista foi condenado à 21 anos de prisão. Em 2012 houve um atentado terrorista em Bengazi com a morte de duas pessoas. Em abril de 2013 durante a maratona de Boston três pessoas morreram com a explosão de bombas caseiras e os irmãos Dzhorskar e Tamerlan Tsarnaev foram caçados. Tamerlan foi morto e Dzhorskar foi condenado e executado em 2015. 







Três atentados em um ano e meio deixaram a França em estado de choque

Entre janeiro de 2015 e julho de 2016 três atentados na França comoveram o mundo. O primeiro foi em 7 de janeiro de 2015 quando 12 pessoas morreram na sede do jornal satírico Charlie Hebdo. O motivo foi a revolta e ódio extremo às caricaturas publicadas no jornal. No dia 13 de novembro foi a vez de Paris sofrer com o terror. Naquela sexta feira 13 uma série de ataques terroristas em vários pontos da cidade deixou o saldo de 137 mortos. E em julho de 2016 em pleno feriado do dia da Bastilha um terrorista dirigindo um caminhão jogou o veículo contra as pessoas que estavam em uma praça na cidade de Nice com 87 mortes.

No mesmo ano de 2016 outros atentados chamaram a atenção do mundo com mortes em Bruxelas (35), Ancara (28) e no aeroporto de Istambul (10). Em 2017 a Inglaterra voltou a ser alvo do terror com 22 pessoas mortas em um show da cantora Ariana Grande e em uma série de atentados em Londres que deixou 7 mortos. A Espanha também voltou a sofrer com o terror com os atentados na região da Catalunha com a morte de 13 pessoas. Ainda tivemos atentados em Mogadíscio (510 mortes) e em uma mesquita no Egito (235 mortes).







Atentados em Connecticut, Orlando e Las Vegas mostraram que os americanos ainda não curaram as feridas de 11 de setembro

Já os Estados Unidos tiveram novos traumas com o terror, só que dentro de seu território com a ação de lobos solitários que fizeram inúmeras barbaridades. Em julho de 2012 James Holmes invade uma sala de cinema matando 12 pessoas e ferindo outras 50 e em dezembro o atirador Adam Lanza invade a escola Sandy Hook no estado de Connecticut e mata 27 antes de se suicidar. Em junho de 2016 ocorre o massacre da cidade de Orlando onde um atirador matou 50 pessoas e ferindo 53 na Boate Pulse, voltada ao público LGBT. Em 2017 o país é alvo do maior tiroteio de sua história com a morte de 60 pessoas em Las Vegas.

As revoluções que agitaram a década





Multidões tomam a Praça Tahir após a renúncia de Mubarak e Kadafi morto simbolizando o fim de anos de ditadura na Líbia, duas imagens que marcaram a Primavera árabe

O ano de 2011 foi marcado como o ano da Primavera Árabe, um movimento que gerou uma onda de revoluções no norte da África e no Oriente Médio. O movimento teve início na Tunísia quando a morte de um manifestante gerou uma série de mudanças, depois no Egito caiu o então presidente Hosni Mubarak que renunciou dando lugar à Mohamed Mursi que foi deposto por um golpe militar. Na Líbia o ditador Muammar Kadafi foi caçado e morto pelos rebeldes pondo fim à 42 anos de ditadura. Outra revolução que foi notícia foi na Ucrânia quando o presidente foi derrubado por um golpe militar em 2014. 

O mundo olha pros refugiados com mais atenção



Imagem de Aylan morto simbolizou o drama dos refugiados que tentam fugir da dura realidade 

Uma questão que deu o que falar foi a crise migratória que se agravou na Europa a partir de 2015. Milhares de migrantes foram buscar refúgio no Velho Continente e muitos deles seguiram a rota do Mar Mediterrâneo, mas ocorreram inúmeros naufrágios e muitas pessoas perderam a vida. Talvez, a imagem mais emblemática da década foi a de Aylan Kurdi, um garoto de apenas 3 anos que foi encontrado morto na beira do Mediterrâneo simbolizando o drama migratório que o mundo passou.

Escândalo e troca de papa na Igreja



Francisco sucedeu Bento XVI em meio à escândalos que minaram a credibilidade da igreja na década

A Igreja viveu uma década turbulenta com escândalos e a troca de papas. O Vatileaks foi um escândalo que abalou as estruturas do Vaticano com documentos roubados e casos de corrupção dentro da Cúria. Em 2013 o papa Bento XVI decidiu abdicar do pontificado alegando falta de condições de saúde e acabou sendo substituído pelo argentino Mario Jorge Bergoglio que se tornou o papa Francisco, o primeiro papa vindo da América Latina.

Hegemonia mantida nos EUA



Barack Obama teve como uma de suas decisões importantes reaproximar Cuba depois do embargo de mais de 50 anos

Durante a década os Estados Unidos mantiveram sua supremacia como superpotência, mas a China ameaça essa hegemonia. No começo da década Barack Obama governava o país e entre suas decisões mais importantes destaque para a reaproximação com Cuba, mudanças na política de impostos e o Obamacare além da liberação de presos políticos. 




Donald Trump era conhecido como empresário e homem de negócios, mas em 2016 surpreendeu o mundo sendo eleito presidente dos Estados Unidos e com suas medidas polêmicas vem surpreendendo o mundo ao mesmo tempo tenta a paz na Coreia do Norte se encontrando duas vezes com o ditador norte coreano.

Como se comportou a América Latina







Morte de Hugo Chávez e ascensão de Nicolás Maduro levou a Venezuela ao caos social e econômico enquanto na Colômbia governo e FARC cessam fogo pondo fim à uma guerrilha que parecia não ter fim

A Venezuela mergulhou nesta década num estado quase que ditatorial. O chavismo segue sendo o regime que vem deixando o país quase na miséria. A morte de Hugo Chávez em 2013 e a ascensão de Nicolás Maduro ao poder faz com que a população sofra com a crise econômica e nem mesmo a oposição consegue derrubá - lo do poder. Na Argentina o kirchnerismo tomou conta do país na primeira metade, apesar da morte de Néstor Kirchner, sua viúva Cristina assumiu o poder até que em 2015 Mauricio Macri pôs fim à 12 anos da dinastia Kirchner. Na Colômbia o governo conseguiu um acordo de paz histórico com as FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e o ato rendeu o Prêmio Nobel da Paz).

Cuba enterra o castrismo





Morte de Fidel Castro acelerou o processo do fim da dinastia castrista que governou Cuba por quase 60 anos 

Durante quase 60 anos Cuba foi dominada pelos irmãos Castro e a morte de Fidel Castro em novembro de 2016 acelerou o fim da dinastia castrista que veio com a eleição de Miguel Dias Camel em 2018. 

A fúria da natureza 







A década dos desastres naturais teve terremoto que devastou o Haiti e o tsunami que devastou o Japão e o desastre de Fukushima trouxe de volta fantasmas de Chernobyl

Dentre os desastres naturais que marcaram a década destacaremos os fortes terremotos que devastaram o Haiti em janeiro de 2010 com mais de 200 mil mortos, o Nepal que teve mais de 8 mil mortos em 2015 e na Itália em 2016 com quase 300 mortos, o tsunami que devastou o Japão em 2011 matando mais de 13 mil pessoas e que danificou os reatores da usina nuclear de Fukushima, no maior desastre nuclear desde Chernobyl e o furacão Sandy que devastou a Costa Leste americana em 2012.

As idas e vindas da realeza





Harry e William, filhos do príncipe Charles se casam em dois casamentos que deram o que falar

A realeza britânica teve seus altos e baixos na década, mas dois sucessores se casaram em casamentos midiáticos que chamaram a atenção do mundo. Em 2011 o príncipe William se casou com Kate Middleton e se tornaram duque e duquesa de Cambridge, sete anos mais tarde o príncipe Harry se casou com a atriz americana Meghan Markle e se tornaram duque e duquesa de Sussex.

Os dramas que comoveram o mundo





Resgates dos mineiros presos no Chile e de um time de futebol da Tailândia foram bem sucedidos e comoveram o mundo

O mundo se comoveu em outubro de 2010 com o resgate dos 33 mineiros que ficaram soterrados na mina San Jose a 688 metros de profundidade, um drama que começou dois meses antes quando os mineiros foram vítimas de dois soterramentos e o mundo se mobilizou com o resgate pela cápsula Fenix II, no fim todos foram salvos. Em 2018 um outro caso de soterramento comoveu o mundo. Os onze jogadores de futebol e o técnico de um time tailandês, o time dos Javalis Selvagens ficaram presos dentro de uma caverna e esperaram 18 dias para serem resgatados sãos e salvos.

Semana que vem a série fala sobre a televisão.

Postar um comentário

0 Comentários