O Mês em Resumo: Reforma previdenciária é aprovada, Bolsonaro volta a polemizar, seleção vence a Copa América e mês de luto pesado com adeus á João Gilberto, Paulo Henrique Amorim e Ruth de Souza

O quadro O Mês em Resumo traz os principais acontecimentos do mês de julho.




A Câmara dos Deputados aprova em primeiro turno o texto base da Reforma da Previdência. Eram necessários 308 votos, mas 379 votos foram favoráveis ao governo. A segunda parte da votação acontecerá no retorno do recesso parlamentar em agosto. Partidos que foram contrários como o PDT decidem punir quem votou pela Reforma, caso da deputada Tabata Amaral (PDT-SP) que está ameaçada de expulsão.


Por outro lado o presidente Jair Bolsonaro voltou a polemizar, primeiro em uma entrevista formal fez declarações polêmicas sobre os governadores do Nordeste chamando de pior o governador do Maranhão, depois no fim do mês fez declarações sobre o desaparecimento de Fernando Santa Cruz, pai do presidente da OAB que sumiu na ditadura. 


Enquanto isso seu filho Eduardo que exerce mandato de deputado pode ser em breve o futuro embaixador do Brasil nos EUA onde já recebeu elogios do presidente americano Donald Trump.


A Polícia Federal prendeu quatro suspeitos de terem hackeado o celular do ministro da Justiça Sérgio Moro. Os hackers suspeitos cometeram o crime de invadirem o aplicativo Telegram e repassaram as informações ao jornalista Glenn Grenwald do The Intercept. Quem intermediou tudo foi a ex- deputada e candidata à vice na chapa de Fernando Haddad, Manuela D'Ávila que repassou o contato à Greenwald. 

Corpo de 58ª vítima de massacre é encontrado por peritos em Altamira, no Pará. — Foto: Reprodução / TV Liberal

Em Altamira mais uma rebelião sangrenta termina com 62 mortes no presídio municipal da cidade. O confronto entre facções criminosas deixou 58 mortos e outros quatro quando eram trasnferidos para outros presídios em Belém. 41 presos morreram asfixiados e 16 foram decapitados. 


O goleiro Bruno ganha progressão de pena passando a cumprir pelo regime semiaberto. Ele cumpre pena pelo desaparecimento de Elisa Samúdio ocorrido em 2010 onde seu corpo jamais foi encontrado.

No maior assalto da história dos aeroportos brasileiros uma quadrilha fortemente armada invade o terminal de cargas do Aeroporto de Cumbica roubando quase 720 kg de ouro avaliados em US$ 29,2 milhões de dólares. Quatro pessoas foram presas.

As chuvas matam no Nordeste. Na Bahia mais de 500 pessoas foram desalojadas de suas casas depois do rompimento de uma barragem. No Recife 11 pessoas morreram em consequência de fortes chuvas que castigaram a região do Grande Recife. 

Resultado de imagem para Boris Johnson assume o cargo de primeiro ministro

Na Inglaterra Boris Johnson assume o cargo de primeiro ministro com a missão de cumprir o Brexit, coisa que sua antecessora Thereza May não conseguiu fazer. 


A seleção brasileira vence a Copa América pela nona vez e a quinta jogando no Brasil. O time de Tite venceu a seleção do Peru na final no Maracanã e levantou a taça. O jogador Everton Cebolinha foi o artilheiro e melhor jogador da competição.

Enquanto isso Neymar se reapresenta ao PSG, mas deixa claro que não quer permanecer na equipe francesa e por isso sonha em voltar pro Barcelona, já no caso em que ele era acusado de cometer estupro o inquérito da Polícia Federal conclui que não houve estupro como alegava Nájila Trindade. 

Imagem relacionada

Na Copa do Mundo feminina deu Estados Unidos. A seleção americana conquistou o tetracampeonato vencendo a Holanda por 2 x 0. A jogadora Megan Rapinoe é eleita a melhor do torneio. Logo após o mundial a CBF demite o técnico Vadão e nomeia a sueca Pia Sundhage, bicampeã olímpica com as americanas para ser a nova treinadora com contrato de 2 anos e o desafio de Pia é conquistar a medalha de ouro na Olimpíada de Tóquio ano que vem.

Seleção feminina de handebol conquistou o sexto ouro seguido no Pan — Foto: REUTERS/Sergio Moraes

Começam em Lima os XVIII Jogos Pan Americanos e o Brasil colhe até aqui 36 medalhas, sendo 11 de ouro com destaque para o handebol feminino que é hexacampeão consecutivo.

Resultado de imagem para João Gilberto

Considerado o pai da Bossa Nova João Gilberto inovou ao ajudar a criar um estilo musical conhecido no mundo graças ao clássico Chega de saudade em composição dele e de Tom Jobim. Nos últimos anos ficou recluso e enfrentou problemas familiares. João Gilberto morre no dia 6 aos 88 anos deixando seu legado no meio cultural do Brasil.


Um infarto fulminante interrompe pra sempre a carreira de Paulo Henrique Amorim no dia 10 aos 76 anos. Paulo Henrique passou por vários órgãos de comunicação na imprensa escrita e falada, estreou na TV pela extinta Manchete, foi comentarista econômico e correspondente internacional nos Estados Unidos pela Globo voltando ao Brasil em 1996 onde atuou por Band e Cultura até se transferir pra Record onde estava desde 2003 e estava no ar até 15 dias antes de morrer quando foi afastado da apresentação do Domingo Espetacular. 

O ator Rutger Hauer — Foto: AP

O ator holandês Rutger Hauer teve como atuação de destaque o papel do vilão dos replicantes em Blade Runner: Caçador de Andróides em 1982 além de outros papéis de destaque em filmes como Ladyhawke, o feitiço de Áquila e Buffy, a caça vampiros. O ator morreu em sua casa no dia 19, mas sua morte foi divulgada no dia 24.

Resultado de imagem para Juarez Soares

Juarez Soares foi um dos jornalistas esportivos mais comentados e criticados do país. Trabalhou na Rede Globo onde foi repórter e cobriu as Copas de 1978 e 1982, depois foi pra TV Bandeirantes onde formou dupla com Luciano do Valle e deixou a emissora logo após a Copa de 1994, passou pelo SBT e até três meses atrás estava na Rede TV!. O China como era conhecido lutava contra um câncer e morre devido à uma parada cardíaca no dia 23 aos 78 anos.

Ruth de Souza emocionada durante homenagem no desfile da Acadêmicos de Santa Cruz, no carnaval de 2019, no Rio — Foto: Marcos Serra Lima/G1

A atriz Ruth de Souza abriu as portas do meio artístico para os negros se tornando a primeira negra a atuar no Teatro Municipal da cidade e construiu brilhante carreira na dramaturgia em 70 anos. Atuou em 20 novelas pela Globo e sua última participação foi na minissérie Se eu fechar os olhos agora exibida este ano. A atriz morre no dia 28 aos 98 anos em consequência de uma pneumonia.

Outras mortes do mês: Marlene Matheus (2 de julho), ex- presidente do Corinthians no começo dos anos 90, Salomão Schwatrzman (6 de julho), jornalista econômico que teve destaque na extinta TV Manchete, Cameron Boyce (6 de julho), astro mirim do canal Disney Channel, Duda Molinos (7 de julho), maquiador das celebridades, Fernando de La Rúa (8 de julho), ex- presidente da Argentina entre 1999 e 2001 quando explodiu a crise que quase quebrou o país, Pernell Whitaker (14 de julho), pugilista americano campeão olímpico e mundial dos pesos pesados, Dilma Jane (16 de julho), mãe da ex- presidente Dilma Rousseff, Walter Barelli (18 de julho), ex- ministro do Trabalho no governo FHC, Li Peng (22 de julho), ex- primeiro ministro chinês e Milton Ferreti Jung (28 de julho), radialista gaúcho e locutor esportivo além de pai do jornalista Milton Jung que trabalha atualmente na CBN.

O quadro retorna em agosto. 

Postar um comentário

1 Comentários

Fabio Maksymczuk disse…
Olá, tudo bem? Realmente, 2019 está marcado por grandes perdas.... Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br