O Mês em Resumo: Bolsonaro começa a governar e país vive sua maior tragédia ambiental da história

O quadro O Mês em Resumo traz os principais acontecimentos que marcaram o mês de janeiro.

O novo presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e o novo vice-presidente, general Hamilton Mourão, erguem as mãos após discurso no parlatório do Palácio do Planalto — Foto: Evaristo Sá/AFP


Jair Bolsonaro assume a presidência no dia 1º se tornando o 38º presidente da República. A cerimônia de posse reúne mais de 115 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios. No seu primeiro discurso como presidente prometeu tirar o peso do governo sobre quem trabalha. Ele recebeu de Michel Temer a faixa presidencial e pela primeira vez na história uma primeira dama fez discurso em Libras.

O presidente Jair Bolsonaro assina o decreto que flexibiliza os critérios para a posse de armas no Brasil — Foto: Fátima Meira/Futura Press/Estadão Conteúdo


Em seu primeiro mês de governo Bolsonaro adotou uma série de medidas dentre elas a flexibilização do porte de armas de fogo cumprindo uma promessa de campanha, redução dos ministérios e a definição de metas para os 100 primeiros dias de governo, por outro lado teve polêmicas e informações desencontradas em sua equipe. No dia 3 uma declaração da ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos Damares Alves sobre azul e rosa gera polêmicas com movimentos feministas. Na área da educação o MEC revogou mudanças de um edital que permitia a compra de livros escolares com erros e um decreto assinado pelo vice Hamilton Mourão permitindo que autoridades deleguem à servidores comissionados a possibilidade de impor sigilo ultrassecreto foram as polêmicas. Na política externa se reuniu com Maurício Macri, presidente da Argentina e defendeu um Mercosul enxuto, foi à Davos participar do Fórum Econômico Mundial e avançou na aproximação com Israel sem oficalizar a mudança da sede da embaixada brasileira. No dia 28 se submete à uma terceira cirurgia para a retirada da bolsa de colostomia após o atentado que sofreu em setembro do ano passado durante a campanha eleitoral. A cirurgia dura 7 horas e é considerada exitosa. Bolsonaro passa a governar do hospital exercendo as funções de presidente e despachando por lá. 

Resultado de imagem para investigações do Ministério Público ao seu filho Flávio Bolsonaro.

Enquanto isso seguem as investigações do Ministério Público ao seu filho Flávio Bolsonaro. Ele pediu para que o STF suspenda as investigações do suposto nriquecimento ilícito de seu ex- assessor Fabrício Queiroz. Flávio acusa o MP carioca de usar o COAF de atalho para burlar a justiça.


Fim da linha. Depois de 40 anos fugindo para vários países Cesare Battisti finalmente foi preso. Battisti que estava morando no Brasil desde 2007 havia sido anistiado pelo ex- presidente Lula, mas a anistia foi revogada pelo ex- presidente Temer e fugiu para a Bolívia onde foi localizado, preso e extraditado para a Itália onde cumprirá a pena de ter se envolvido em quatro crimes nos anos 70.

Resultado de imagem para O Ceará sofre uma série de ataques orquestrados por facções

Um mês infernal para o Ceará. O estado sofre uma série de ataques orquestrados por facções criminosas que se revoltam com o fim das regalias nas prisões. Os ataques ocorreram na capital e no interior do estado.




O presidente Jair Bolsonaro sobrevoa área atingida por rompimento da barragem em Brumadinho, MG — Foto: Divulgação/Presidência da República

Resultado de imagem para tragédia em Brumadinho

De novo a história se repete e desta vez da pior forma. Três anos depois da tragédia em Mariana os mineiros voltam a assistir o mesmo drama. Agora em Brumadinho. O rompimento de três barragens com rejeitos de minério de ferro da Vale do Rio Doce causa destruição. O tsunami de lama destrói o que vê pela frente e o saldo da tragédia até agora é de 99 mortos e mais de 250 desaparecidos. O país se solidariza e bombeiros trabalham nas buscas aos desaparecidos juntamente de equipes de bombeiros israelenses. Esta já é a maior tragédia ambiental da história do país.

Resultado de imagem para Nicolás Maduro toma posse para mais um mandato, só que a maioria dos países não o reconhece mais como presidente

Resultado de imagem para O líder da oposição Juan Guaidó prestou juramento e se tornou presidente interino do país

Tensão na Venezuela: Nicolás Maduro toma posse para mais um mandato, só que a maioria dos países não o reconhece mais como presidente. Maduro se elegeu em eleições suspeitas no ano passado. O líder da oposição Juan Guaidó prestou juramento e se tornou presidente interino do país e reconhecido pelos Estados Unidos seguido dos outros países. O Brasil também reconhece Guaidó presidente.


Tensão também no Reino Unido. A primeira ministra Thereza May escapa de perder o mandato devido à derrota no Parlamento de seu plano de acordo no Brexit. 


O país assiste à vários casos de feminicídio no começo de 2019. Mais de 100 casos são registrados. Já o apresentador José Luiz Datena é acusado de assédio à jornalista Bruna Drews. Bruna acusa Datena de cometer exageros e vê sua carreira praticamente encerrada.

Depois de 35 anos chega ao fim o Vídeo Show. O programa da Globo sai de cena depois de inúmeras tentativas de reverter a série de derrotas para o Balanço Geral da Record, mas volta como quadro no programa Mais Você.

Resultado de imagem para O jogador argentino Emiliano Sala desaparece na França

O jogador argentino Emiliano Sala desaparece na França. O avião que tinha como destino Cardiff desaparece misteriosamente no dia 22. As buscas chegaram a ser suspensas, mas retornaram e peças foram encontradas.


Músico ativista e fundador da banda O Rappa, Marcelo Yuka criou composições de forte apelo social através das músicas do Rappa. Sobreviveu à uma tentativa de assalto em 2000 e acabou ficando paraplégico. No começo deste mês sofre um AVC e sucumbe na noite do dia 18 aos 53 anos.

Resultado de imagem para Padre Quevedo

Padre Quevedo foi especialista em Parapsicologia e realizou inúmeros estudos sobre o tema sendo autor de 17 livros. Dono de um sotaque carregado ficou ainda mais conhecido quando participou de um quadro no Fantástico em 2000 através do bordão Isso non ecxiste. O Padre Quevedo morre no dia 9 aos 88 anos.

Resultado de imagem para Caio Junqueira

O ator Caio Junqueira começou fazendo participações em novelas da Globo e em 2004 ganha destaque ao atuar em A Escrava Isaura na Record. Participou ainda de 15 filmes sendo o mais destacado Tropa de Elite onde fazia o aspirante Neto Gouveia. No dia 16 ele sofre um acidente de carro no Aterro do Flamengo onde ficou uma semana internado e teve complicações morrendo no dia 23 aos 42 anos. 

Resultado de imagem para Wagner Montes

Wagner Montes fez de tudo um pouco: ator, cantor, apresentador e responsável por inovar a linguagem do jornalismo policial, jurado e político. Como apresentador se destacou em programas como O Povo na TV nos primórdios do SBT, Na Boca do Povo e desde 2003 atuava na Record onde apresentou programas como Cidade Alerta e Balanço Geral onde obrigou a concorrência a cobrir os assuntos locais na forma popular. Se aventurou na política e se deu bem. Foi três vezes deputado estadual e presidente da Asembleia Legislativa do Rio. O seu bordão Escraaaacha ficou popular no rádio e na TV. Wagner Montes foi eleito deputado federal nas últimas eleições, mas em novembro sofre um infarto. Na manhã do dia 26 ele morre aos 64 anos vitimado por complicações de uma infecção urinária. 

Outras mortes do mês: Marciano (18 de janeiro), cantor sertanejo que fez dupla com João Mineiro e autor de clássicos do gênero como Fio de Cabelo que foi gravada por Chitãozinho e Xororó, Michel Legrand (26 de janeiro), músico francês ganhador de dois Oscars e James Ingram (29 de janeiro), cantor e produtor musical americano.

O quadro retorna em fevereiro.

Postar um comentário

0 Comentários