Retrospectiva 2018: Uma Copa à francesa com revolução do VAR e novo fracasso do Brasil

A Retrospectiva 2018 está de volta depois do Natal e 2018 começa a entrar na reta final e hoje vamos relembrar a Copa do Mundo da Rússia, uma Copa cheia de surpresas e que terminou em Marselhesa com o bicampeonato da França.

A explosão do orgulho russo

Resultado de imagem para seleção russa chega até as quartas de final

Rússia foi muito longe na Copa e parou nas quartas caindo nos pênaltis

Durante 32 dias o mundo parou pra acompanhar os 64 jogos de uma Copa do Mundo eletrizante. A Rússia se mostrou para o mundo diferente do que estamos acostumados a ver diante do governo de Vladimir Putin. Antes da bola rolar havia um ar de insegurança e desconfiança em relação à receptividade do povo russo, mas as coisas funcionaram bem e os visitantes foram bem recebidos. Em meio à tudo isso a seleção nacional do país anfitrião empolgou e conseguiu a façanha de chegar até as quartas de final. Os russos começaram a Copa com a pior colocação no Ranking da FIFA e logo na estreia sapecou uma sonora goleada de 5 x 0 diante da Arábia Saudita, depois venceram o Egito de Salah e perdeu para o Uruguai, mas a classificação estava assegurada evitando o vexame da África do Sul que segue sendo o único país anfitrião que não passou da fase de grupos. Nas oitavas enfentou a Espanha e mesmo com menos posse de bola que os espanhóis segurou o empate e levou a decisão para os pênaltis e o goleiro Akinfeev virou herói defendendo duas cobranças levando os russos para as quartas e enfrentou a Croácia e de maneira inesperada levou a decisão de novo pros pênaltis, mas desta vez não deu. Smolov e o brasileiro naturalizado russo Mário Fernandes perderam suas cobranças e a Rússia acabou eliminada. Apesar da eliminação o país abraçou a sua seleção.

Resultado de imagem para um grupo de brasileiros assediou uma russa

Resultado de imagem para Júlia Guimarães foi assediada por torcedores russos antes de uma entrada ao vivo.

Casos de assédio envolvendo brasileiros foi o gol contra da Copa do Mundo

Mas por outro lado aumentou os casos de assédio contra as mulheres e dois casos envolveram brasileiros. No primeiro um grupo de brasileiros assediou uma russa e acabaram detidos e no outro caso a jornalista do Sportv Júlia Guimarães foi assediada por torcedores russos antes de uma entrada ao vivo.

Resultado de imagem para Canarinho Pistola e feiticeiro na Rússia

Canarinho Pistola e o feiticeiro do hexa se uniram, mas a mágica não funcionou

Fora os casos de assédio as torcidas deram um show nas arquibancadas. O Brasil apresentou neste ano seu mascote, o Canarinho Pistola, um pássaro com cara de enfezado e que animou a torcida durante o período. Para cantar nos estádios uma nova música foi criada exaltando as cinco conquistas e ainda teve espaço para o Feiticeiro do Hexa, mas o feitiço acabou não funcionando pro nosso lado.

A queda alemã

Imagem relacionada

Desolação alemã com a eliminação precoce na fase de grupos e a queda pra Série B da Liga das Nações num ano pra seleção da Alemanha esquecer

Se a Copa do Mundo é feita de zebras a mais improvável e a mais inacreditável aconteceu. Depois da França em 2002, Itália em 2010 e Espanha em 2014 a vítima da vez em 2018 foi a seleção da Alemanha que não escapou da maldição dos campeões de Copas anteriores que caíram na fase de grupos. Aliás o ano dos alemães é pra ser esquecido pois também acabaram sendo rebaixados na Liga das Nações e jogarão a Série B. Voltando pra Copa deu tudo errado pro time que antes da Copa pintava como um provável adversário do Brasil em uma oitava de final, mas tudo começou a ruir logo na estreia quando jogou de forma irreconhecível e perdeu da seleção do México obrigando a vencer os dois jogos seguintes. Contra a Suécia os alemães saíram atrás no placar, mas buscaram a virada que veio num golaço de falta de Toni Kroos. No último jogo bastava vencer a Coreia do Sul pra seguir adiante, mas sem inspiração e com jogadores abaixo do esperado a tragédia alemã veio com dois gols no final: o primeiro com a ajuda do VAR e o segundo começou com o goleiro Neuer perdendo a bola no campo de ataque e gerando um contra ataque mortal da Coreia que fez o gol decretando a queda alemã. Este foi o maior vexame da história da seleção alemã em todos os tempos.

Craques apagados



Resultado de imagem para perder pênalti contra a Islândia

CR7 começou a Copa com tudo, mas sucumbiu com Portugal enquanto Messi perdeu pênalti e nada pôde fazer para evitar a queda da Argentina

Cristiano Ronaldo e Messi chegaram à Rússia com status de craques. Os donos dos títulos de melhor do mundo nos últimos dez anos estariam dispostos a brilhar por suas seleções. O portuga até que começou bem fazendo quatro gols nos dois primeiros jogos, mas depois perdeu pênalti e quase foi expulso no jogo contra o Irã, mas foi salvo pelo VAR. Nas oitavas pouco fez e viu Portugal ser eliminado pelo Uruguai, já o argentino queria acabar de uma vez por todas com a mística de não brilhar na seleção e jogar o mesmo futebol do Barcelona, mas tudo começou errado logo na estreia ao perder pênalti contra a Islândia, no jogo seguinte sumiu e assistiu o atropelo da Croácia, então resolveu dar lampejos de craque e fez o gol que abriu o caminho da vitória sobre a Nigéria, aí voltou a se esconder do jogo e nada pôde fazer para evitar a eliminação diante da França seguindo a sina de não marcar gol em mata - matas. A Copa ainda teve outras decepções como a seleção do Peru que chegou à Copa do Mundo bem colocado no ranking da FIFA e contava com o reforço do atacante Paolo Guerrero, mas ele começou no banco e viu o seu time perder pra Dinamarca, depois pouco fez pra impedir a derrota e a eliminação para a França e no último jogo fez gol na vitória sobre a Austrália, a seleção da Espanha chegou à Copa em polvorosa: dois dias antes de começar o Mundial o técnico Julen Lopetégui foi demitido logo após ser anunciado como técnico do Real Madrid (ele sairia meses depois) e Fernando Hierro acabou sendo improvisado como técnico. A campanha foi apenas regular com dois empates e uma dramática vitória sobre o Irã. Nas oitavas parou em Akinfeev e foi eliminada pela Rússia. A eliminação representou o fim da geração Tiki Taka pois jogadores como Iniesta, herói da conquista de 2010, Sérgio Ramos, Piqué, David Silva e Busquets anunciaram a saída da seleção. O futebol africano sempre vinha passando de fase desde 1986 onde pelo menos tinha representante nas oitavas, desta vez não teve nenhum pois todos ficaram na fase de grupos. A seleção do Senegal só foi eliminada pelo número de cartões amarelos pelo Japão. 

A revolução do VAR


Uso do VAR, o árbitro de vídeo é uma grande revolução tecnológica e um divisor de águas pro futebol

A grande novidade tecnológica para a arbitragem foi aprovada por torcedores, técnicos e jogadores. O VAR, o árbitro de vídeo foi usado 22 vezes para lances polêmicos, a maioria deles para anular ou confirmar pênaltis. Nesta Copa apenas quatro jogadores foram expulsos e o VAR chegou para ficar pois começa a ser adotado nos grandes torneios mundo afora como na Libertadores, Sul Americana e a Champions a partir das oitavas, no Brasil o VAR começou a ser adotado na Copa do Brasil e no ano que vem no Campeonato Paulista. No Brasileirão a ideia não foi aprovada pelos clubes que alegaram os custos altos.

Hexa cancelado pra 2022

Resultado de imagem para Brasil x Suíça Copa da Rússia


Resultado de imagem para Brasil x Sérvia gol Paulinho Copa da Rússia

Resultado de imagem para Brasil x Sérvia Copa da Rússia




Cenas da campanha brasileira na Rússia: Brasil não empolgou, mas chegou até as quartas

O Brasil foi o primeiro país a se classificar para Copa com um ano de antecedência, Tite conseguiu recuperar o time e o torcedor se empolgou voltando a acreditar no título. Nos amistosos boas vitórias contra a Alemanha, Rússia, Croácia e Áustria. A preparação foi feita em duas etapas: em Londres e depois em Sóchi. A caminhada da seleção começou em 17 de junho com um tropeço logo na estreia ao empatar com a Suíça na cidade de Rostov - on - don. O Brasil teve 20 minutos de bom futebol e abriu o placar com um chutaço de Philippe Coutinho, mas depois relaxou e a Suíça empatou com o gol de Zuber que nas imagens da TV fez falta em Miranda antes de cabecear pro gol, de nada adiantou pedir VAR e o gol foi confirmado. Na segunda partida dia 22 de junho em São Petersburgo contra a Costa Rica o Brasil viveu mais de 90 minutos de agonia diante da retranca armada pelo time costarriquenho e com o paredão Keylor Navas pegando tudo até que nos acréscimos chegou ao gol com Coutinho e depois Neymar fechou a conta e ao fim da partida se ajoelhou e chorou no gramado. O terceiro jogo em 27 de junho no estádio do Spartak contra a Sérvia até que foi tranquilo e o Brasil venceu bem com gols de Paulinho e Thiago Silva garantindo o primeiro lugar do grupo. Então em 2 de julho veio as oitavas contra o México em Samara e o Brasil teve paciência pra vencer o esquema montado pelo mexicano Osório e venceu o jogo com gols de Neymar e Firmino.






Sonho do hexa morre em jogo duro diante da Bélgica onde o Brasil pagou pelos erros e por um primeiro tempo ruim

Então veio o jogo contra a Bélgica no dia 6 de julho em Kazan e o Brasil começa bem o jogo tendo duas chances claras de gol, mas aí veio um escanteio e a bola cruzada para a área desvia em Fernandinho: Bélgica 1 x 0. O gol abala a seleção que tenta reagir, mas veio o segundo gol que começou com Lukaku pegando a bola no campo de defesa e saindo em disparada, ninguém fez falta e ele serviu para o chute seco e forte de Kevin De Bruyne. No segundo tempo com o placar adverso o Brasil tenta, faz seu gol com Renato Augusto que entra no intervalo, cria chances, mas param todas nas mãos do paredão Courtois. Fim de jogo em Kazan e o sonho do hexa fica adiado pra 2022. Nas últimas quatro Copas o Brasil em três parou nas quartas de final e a última vez que ganhamos de um europeu no mata mata foi na final de 2002 contra a Alemanha. Diferente de outras Copas Tite foi mantido no cargo e iniciou um novo ciclo visando a Copa de 2022. Nos seis amistosos pós Copa foram seis vitórias sem tomar gol. O ano de 2019 tem como grande desafio a Copa América que será em casa. 




Imagem relacionada


Neymar foi alvo de muitos memes por suas quedas em campo, Fernandinho repetiu 2014 com jogo bisonho contra a Bélgica e Gabriel Jesus sentiu o peso da camisa e passou em branco na Copa

Neymar começou o ano sofrendo uma fratura em fevereiro, passou por cirurgia e se recuperou, mas na Copa foi alvo constante porque apanhou dos zagueiros e rolou muito em campo. Não demorou muito pra ser alvo de zoação e vítima de inúmeros memes que rolaram nas redes sociais. Gabriel Jesus passou em branco não fazendo um gol sequer, mas é novo e tem muito que aprender e recentemente admitiu que pesou a falta de gols, por outro lado jogadores que fizeram parte do 7 x 1 falharam como Fernandinho que no jogo contra a Bélgica marcou gol contra e não fez falta em Lukaku no lance do segundo gol belga, Paulinho foi discreto, Marcelo mostrou que é um jogador comum na seleção diferente do Real Madrid. Já Thiago Silva e Miranda formaram uma dupla de zaga bem segura, Casemiro foi boa opção no meio campo, Douglas Costa provou que se não fosse a contusão teria lugar no time titular e Firmino entrou bem em algumas partidas. 

Hegemonia europeia

A Copa do Mundo virou território europeu. Nos últimos quatro mundiais só deu Europa e como em 2006 na Alemanha só tinha time europeu numa Mini Euro. As semifinais reuniram França, Bélgica, Croácia e Inglaterra. Os franceses chegaram na semifinal passando por australianos, peruanos, dinamarqueses, uruguaios e argentinos enquanto os belgas passaram por Panamá, Tunísia, Inglaterra, suaram pra vencer de virada o Japão e despachar o Brasil. A trajetória dos ingleses antes da semifinal teve vitória suada na estreia contra a Tunísia, goleada sobre o Panamá e derrota pra Bélgica, classificação nos pênaltis sobre a Colômbia e vitória sobre a Suécia. A Croácia por sua vez começou ganhando da Nigéria, atropelou a Argentina e despachou a Islândia. Nas oitavas disputou sua primeira prorrogação e se classificou nos pênaltis diante da Dinamarca e despachou a Rússia de novo nos pênaltis. Na primeira semifinal a França foi superior e tirou a Bélgica da final com o gol de Umtiti, na segunda semifinal a Croácia jogou sua terceira prorrogação e desta vez venceu de virada a Inglaterra com o gol de Mandzukic coroando sua melhor campanha superando o feito de 20 anos atrás quando foi terceira colocada. Restaram para belgas e ingleses jogarem pelo terceiro lugar e a Bélgica levou a melhor vencendo por 2 x 0 coroando a melhor geração da história com craques como Hazard, De Bruyne, Courtois que foi escolhido o melhor goleiro do mundial e Lukaku.

O mundo é dos Bleus! França é bicampeã

Resultado de imagem para O mundo é dos Bleus! França é bicampeã


França vence a Copa do Mundo pela segunda vez e Deschamps se iguala à Zagallo e Beckenbauer sendo campeão tanto como jogador e técnico

No dia 15 de julho o mundo parou para ver a grande final da Copa no estádio Luzhniki em Moscou. A França saiu na frente com o gol contra de Mandzukic que desviou chute de Griezmann e a bola entrou. Perisic empatou o jogo para a Croácia, mas em um lance dentro da área o VAR apontou pênalti pois o zagueiro croata meteu a mão na bola e Griezmann converteu. No segundo tempo a Croácia cansou sentindo o peso de ter jogado três prorrogações e a França se aproveitou matando o jogo com os gols de Pogba e Mbappé que se tornava o segundo jogador mais jovem a marcar gol numa final de Copa depois de Pelé. Mandzukic ainda fez o segundo gol croata contando com a ajuda do goleiro Lloris. Quando o juiz apitou o fim de jogo uma festa em azul e branco tomou conta do estádio Luzhniki. O técnico Didier Deschamps foi carregado e jogado pro alto pelos jogadores. Ele se junta à Zagallo e Beckenbauer como os únicos a serem campeões como jogadores e técnicos. A taça foi entregue debaixo de uma chuva forte ao goleiro Lloris, o capitão francês. 20 anos depois a França é de novo dona do planeta bola.




Mbappé brilhou e aos 20 anos ajudou a França a ser bi com um time multifacetado com o zagueiro Umtiti sendo destaque

Para chegar ao segundo título mundial a França apresentou uma seleção multifacetada. Os 23 jogadores que compuseram o elenco vieram de 17 nacionalidades diferentes como o camaronês Umtiti, o goleiro Lloris que é filho de espanhol, Hernandez que nasceu na Espanha e o grande nome jovem do mundial, o atacante Mbappé de 20 anos. O jogador do Paris Saint Germain jogou como se fosse um veterano e marcou quatro gols e foi escolhido um dos melhores do mundial. 




Luka Modric foi eleito o melhor jogador da Copa liderando a Croácia que consegue o vice campeonato e o inglês Harry Kane termina a Copa como artilheiro

O croata Luka Modric foi eleito o melhor jogador da Copa ficando com a Bola de Ouro do Mundial e depois conquistando no The Best da FIFA e pela France Football. Motor do time da Croácia fez dois gols e deu uma assistência além de percorrer 72 km nos sete jogos que disputou. Nos 64 jogos do mundial foram marcados 169 gols numa média de 2,64 por jogo e tivemos apenas um 0 x 0. O artilheiro do torneio foi o atacante Harry Kane da Inglaterra com 6 gols.

O Blog de knunes cobriu a Copa fazendo antes em abril o aquecimento contando a história dos mundiais anteriores através dos personagens, dias antes da bola rolar apresentamos as 32 seleções e a cobertura dos jogos foi feita no mesmo esquema de 2010 e 2014 com o relato dos jogos e nas partidas da seleção avaliei os jogadores com notas de 0 a 10.

A retrospectiva prossegue amanhã com as frases de maior impacto no ano.

Postar um comentário

0 Comentários