Retrospectiva 2018: O balanço do ano do planeta bola

Chegamos ao último domingo do ano e a Retrospectiva 2018 encerra falando de futebol num ano em que o Palmeiras chegou ao seu décimo título nacional, uma final pra lá de confusa e bizarra na Libertadores e o fim do reinado de CR7 e Messi como donos da bola.

Quem levou a melhor nos estaduais















Ano alvinegro com campeões em preto e branco no Distrito Federal com o Sobradinho, em São Paulo com o Corinthians e no Rio com o Botafogo, Grêmio, Bahia e Cruzeiro ampliaram suas hegemonias nos estados

Os campeonatos estaduais começaram cedo em função da Copa do Mundo e abriram a temporada do futebol nacional. Em Brasília o Sobradinho saiu da fila de 32 anos de espera e conquistou seu terceiro título local vencendo o Brasiliense nos pênaltis. Na Bahia o tricolor de aço celebrou seu 47º estadual da história, em Pernambuco o campeão foi o Náutico, o Ceará levou o estadual cearense, o Goiás conquista seu quarto título seguido e 28º da história, em Santa Catarina o campeão foi o Figueirense, no Paraná deu Atlético, em Minas o Cruzeiro foi campeão, no Rio Grande do Sul o Grêmio reagiu e conquistou o título estadual pela 38ª vez. Em São Paulo o Corinthians começou o ano dando pinta de que repetiria 2017: venceu o Palmeiras na casa do rival e nas penalidades máximas se isolando como o maior vencedor do campeonato paulista e no campeonato carioca um regulamento esdrúxulo acabou tirando a dupla Fla Flu da decisão. O Flamengo foi campeão da Taça Guanabara e o Fluminense foi campeão da Taça Rio. Na partida única da semifinal os dois tinham a vantagem de empatar, mas perderam para Botafogo e Vasco que decidiram em dois jogos o título. Na primeira partida o Vasco venceu por 3 x 2 e na partida de volta o 0 x 0 dava o título até os 45 do segundo tempo quando Joel Carli fez o gol que levou a decisão pros pênaltis e Gatito pegou duas cobranças dando o título ao alvinegro.

Os campeões do Velho Continente

Na Europa foram estes os campeões:
  • Alemanha: Com cinco rodadas de antecedência o Bayern de Munique papou mais um troféu da Bundesliga;
  • Inglaterra: O Manchester City sobrou e ganhou a Premier League com quatro rodadas de antecedência;
  • Espanha: O Barcelona levou a La Liga tendo como perseguidor o Atlético de Madrid;
  • França: O Paris Saint Germain sobrou e ficou com mais um título da Ligue 1;
  • Itália: Só deu Juve. E foi apertado com a definição na penúltima rodada quando a Juventus conquistou o hepta
O maior campeão de clubes do mundo





Real Madrid papou mais uma Champions e depois o mundial de clubes

Na Liga dos Campeões o Real Madrid chegou ao 13º título da competição ao vencer na decisão o Liverpool por 3 x 1 em Kiev na Ucrânia. A partida foi marcada pela noite infeliz do goleiro Karius que falhou em dois gols do time merengue. Foi também o último título de Cristiano Ronaldo com a camisa do Real. Logo depois ele se transferiu pra Juventus da Itália. Mesmo sem CR7 e Zidane o Real levou seu sétimo título do Mundial de Clubes vencendo na final o surpreendente Al Ain dos Emirados Árabes que havia eliminado o River Plate nos pênaltis. 

Hegemonia da Raposa na Copa do Brasil





Cruzeiro é o maior vencedor da história de 30 anos de Copa do Brasil e o primeiro a ganhar por dois anos seguidos

O Cruzeiro se tornou o maior vencedor da Copa do Brasil. A edição deste ano completou 30 anos e começou com 80 times, depois 40, 20 e 10 sobrando cinco equipes que se juntaram às 11 equipes que entraram a partir das oitavas. São Paulo e Internacional ficaram pelo caminho e sequer disputaram a fase de oitavas. Nesta fase caiu o Vasco, eliminado pelo Bahia e a partir das quartas de final o VAR entrou em vigor. Avançaram à semifinal Palmeiras, Cruzeiro, Corinthians e Flamengo. O Cruzeiro chegou à decisão vencendo o Palmeiras no jogo de ida em São Paulo e empatando a volta em Belo Horizonte. O Corinthians segurou o 0 x 0 com o Flamengo no jogo da ida no Maracanã e na partida de volta em Itaquera Rodriguinho decidiu e levou o Timão à decisão. No jogo de ida no Mineirão a Raposa venceu com gol de Thiago Neves e na decisão em Itaquera o Corinthians tinha de vencer por dois gols de diferença pra ser campeão, mas tomou a ducha de água fria com o gol de Robinho. Jadson ainda empatou, mas o uruguaio Arrascaeta depois de ter encarado uma longa viagem de 25 horas decidiu e deu o título aos mineiros. Com o sexto título e o primeiro consecutivo o Cruzeiro se isola como o maior campeão da história da Copa do Brasil.

Uma Libertadores marcada pela bagunça e desorganização




River Plate venceu a mais desorganizada final da história e ano que vem a decisão da Liberta será em partida única nos mesmos moldes da Champions

A edição de 2018 da Taça Libertadores será lembrada pela lambança numa final que quase não terminou. O Brasil começou a competição com 8 vagas e Vasco e Chapecoense disputaram a primeira fase da Pré Libertadores. A Chape ficou pelo caminho ao perder para o Nacional do Uruguai e o Vasco seguiu em frente ao vencer o Concepción, na fase seguinte contra o Jorge Wilstermann da Bolívia ganhou o primeiro jogo por 4 x 0 e inacreditavelmente os bolivianos devolveram o placar de 4 x 0 na volta, então brilhou a estrela de Martin Silva que defendeu duas cobranças e classificou a equipe pra fase de grupos. Na fase de grupos o Palmeiras fez a melhor campanha e sempre decidiria em casa. Grêmio, Cruzeiro, Santos, Corinthians e Flamengo seguiram em frente e o Vasco acabou eliminado, mas com vaga na Sul Americana. Nas oitavas de final Corinthians e Flamengo ficaram pelo caminho. O Timão foi eliminado pelo Colo Colo que fez gol fora de casa e pela terceira vez seguida é eliminado no mata mata, já o Flamengo caiu diante do Cruzeiro no duelo brasileiro perdendo na ida por 2 x 0 e na volta fez apenas um gol. O Santos foi vítima do regulamento e por ter escalado de forma irregular o jogador Carlos Sanchez foi eliminado pelo Independiente. A Conmebol declarou o time argentino vencedor da primeira partida por 3 x 0 e na volta o Santos não conseguiu reverter e o jogo acabou bem cedo por conta da pancadaria da torcida. Nas quartas o Cruzeiro caiu diante do Boca perdendo na ida por 2 x 0 e o zagueiro Dedé foi expulso de forma errônea pelo VAR e na volta os mineiros acabaram cedendo o empate no fim e foram eliminados, já Palmeiras e Grêmio passaram por Tucumán e Colo Colo. As semifinais reuniram times brasileiros e argentinos em dois confrontos. De um lado Grêmio e River Plate e do outro Palmeiras e Boca Juniors que haviam se enfrentado na fase de grupos. O Grêmio venceu o jogo de ida no Monumental de Nuñez e tinha tudo pra assegurar a ida na final, mas tomou a virada do River e perdeu a chance de ser tetra, já o Palmeiras teve pesadelos com Benedetto. O carrasco do Boca fez três dos quatro gols no placar agregado que tirou o Verdão da final. Pela primeira vez dois times argentinos fariam a final da Libertadores e o que seria a final do mundo acabou sendo a final da vergonha. O jogo de ida na Bombonera foi adiado em um dia devido ao mau tempo e terminou empatado por 2 x 2, a volta no Monumental de Nuñez acabou adiada duas vezes no dia 24 de novembro pelo ataque de torcedores do River ao ônibus da delegação do Boca. O capitão Pablo Perez foi ferido e a Conmebol transferiu para o domingo, só que por falta de condições esportivas adiaram de novo pro dia 9 de dezembro em campo neutro, no caso o estádio Santiago Bernabéu em Madri. E o River acabou levando a melhor vencendo a partida por 3 x 1 na prorrogação e chegou ao quarto título da história na competição e ultrapassou os times brasileiros que já chegaram à três títulos. 

O ano do Athlético Paranaense na Sul Americana



Athlético Paranaense fez história e é o quarto time brasileiro a ganhar a Sul Americana

A Copa Sul Americana foi disputada de janeiro a dezembro. Os times brasileiros entraram somente em abril. Apenas o Atlético Mineiro foi eliminado na primeira fase ao perder para o San Lorenzo da Argentina. Na segunda fase outras cinco equipes brasileiras seguiram e o São Paulo foi eliminado pelo Colón da Argentina. Na terceira fase seguiram o Bahia que venceu o Botafogo nos pênaltis, o Fluminense e o Atlético Paranaense. Na quarta fase o Furacão despachou o Bahia em confronto direto e o Flu passou pelo Nacional. Nas semifinais um novo confronto doméstico e o Atlético Paranaense atropelou o Fluminense com duas vitórias convincentes de 2 x 0 se classificando pra enfrentar o Junior de Barranquilla na final do torneio. No jogo de ida empate por 1 x 1, na volta a torcida lotou a Arena da Baixada num recorde de público e empurrou o time pra vencer nos pênaltis depois de 1 x 1 nos 90 minutos e mais meia hora de prorrogação. Com o título o Athlético Paranaense (nova nomenclatura do time a partir de 2019) entra direto na fase de grupos da Libertadores. Foi o quarto título do Brasil na competição, antes o Internacional, o São Paulo e a Chapecoense foram campeões do torneio.

O adeus do maior jogador de futsal da história



E Falcão pendurou as chuteiras. Aos 41 anos o nosso maior jogador de futsal encerrou a sua carreira de duas décadas com vários títulos por vários clubes e na seleção brasileira. 

O fim do reinado de CR7 e Messi e Marta sendo a maior de todos os tempos




Luka Modric pôs fim à era de CR7 e Messi e Marta sobra entre as mulheres

Na festa dos melhores do mundo que a FIFA fez em setembro o croata Luka Modric acabou com o reinado de CR7 e Messi vencendo a premiação The Best se tornando o melhor jogador do mundo, o mesmo foi três meses depois na premiação da Bola de Ouro da revista France Football e entre as mulheres a brasileira Marta se tornou pela sexta vez a melhor jogadora de futebol do mundo.

A força dos novos emergentes






Ferroviário e Operário ganham um lugar ao sol e sobem de divisão

Na Série D deu Ferroviário. O time cearense conquistou seu primeiro título nacional vencendo o Treze da Paraíba. Mais uma vez os times de Brasília não conseguiram sair do limbo. O Ceilândia terminou na lanterna de seu grupo e o Brasiliense passou pelo Sergipe na segunda fase, mas caiu diante da Campinense na terceira fase. Além do Treze e do Ferroviário subiram pra Série C o Imperatriz do Maranhão e o São José do Rio Grande do Sul. Na Série C o Operário do Paraná se sagrou campeão inédito ao vencer o Cuiabá na decisão. Subiram para a Série B além dos dois finalistas o Bragantino e o Botafogo de Ribeirão Preto. O Joinville que chegou a disputar a Série A em 2015 foi rebaixado e disputará a Série D em 2019.

Fortaleza ganha Série B e volta pra elite





Fortaleza sobrou e Rogério Ceni dá a volta por cima conquistando seu primeiro título como treinador

Num ano irrepreensível o Fortaleza foi o grande campeão da Série B de 2018. O time dirigido por Rogério Ceni fez uma campanha espetacular e liderou em 36 das 38 rodadas se sagrando campeão faltando duas rodadas pro fim vencendo o Avaí fora de casa deixando a entrega da taça na penúltima partida em casa diante do Juventude no Castelão lotado. Dos dez maiores públicos da Série B, 9 foram do Fortaleza que teve uma média de mais de 28 mil torcedores por partida, a quinta maior média somando as três divisões e depois de 12 anos o Leão do Pici volta a disputar a Série A do campeonato. O CSA, time de Alagoas conquistou seu terceiro acesso seguido e depois de 32 anos volta a disputar a Série A. O Avaí que foi um dos rebaixados do ano passado volta à elite e o Goiás ficou com a última vaga e depois de três temporadas está de volta à Série A. Foram rebaixadas as equipes do Paysandu, Sampaio Correa, Juventude e Boa Esporte. Logo após o fim do campeonato foi divulgado que o jogador Ernandes jogou de forma irregular por Goiás e Ceará, mas nada ficou provado.

Palmeiras 10 vezes o melhor time do Brasil







Palmeiras chega ao décimo título e a taça de campeão foi entregue pelo presidente eleito Jair Bolsonaro que é torcedor do clube

10 títulos na história. O Palmeiras se sagrou campeão brasileiro pela décima vez numa arrancada que se iniciou na 16ª rodada e não mais perdeu no torneio. O campeonato foi disputado em duas partes, a primeira antes da Copa e a segunda após o mundial. Na primeira parte o Flamengo é quem liderou por 13 rodadas, sendo dez rodadas seguidas, mas depois da Copa perdeu a liderança e ainda brigou até a penúltima rodada. O São Paulo deu pinta de que seria campeão depois de dez anos liderando por 8 rodadas mas na metade do returno o time que foi dirigido por Diego Aguirre perdeu a mão e caiu pro quinto lugar tendo que se contentar com a Pré Libertadores junto do Atlético Mineiro. O Internacional depois de ter sido rebaixado pra Série B voltou com tudo e fez a melhor campanha de um time que passou pela Série B e brigou até o fim terminando em terceiro lugar num grande trabalho de Odair Hellman. O Grêmio de Renato Gaúcho ficou com a última vaga direta da Libertadores.





Dudu foi escolhido o melhor jogador do campeonato e Felipão o melhor técnico

O Palmeiras chegou a estar em sexto lugar, distante dos líderes quando na 15ª rodada perdeu para o Fluminense e Roger Machado acabou demitido. A diretoria trouxe de volta o técnico Luiz Felipe Scolari e então o time não mais perdeu no campeonato nos 23 jogos seguintes numa grande arrancada até chegar à liderança na 27ª rodada de onde não saiu mais. O título veio fora de casa na penúltima rodada quando venceu o Vasco com gol de Deyverson. A festa de entrega da taça foi contra o Vitória no Allianz Parque cheio e com a presença do presidente eleito Jair Bolsonaro que entregou as medalhas e o troféu de campeão. O Verdão igualou o Corinthians em número de pontos conquistados: 80 ao todo fazendo o melhor turno da era dos pontos corridos. O Flamengo acabou ficando com o vice campeonato e começou com Maurício Barbiéri dirigindo o time até setembro quando foi demitido assumindo Dorival Júnior que ficou até o final do campeonato.





Fluminense sofreu de forma desnecessária mas escapou da degola assim como o Vasco que evitou o seu quarto rebaixamento da história

Se na ponta de cima o Palmeiras sobrou emoção não faltou na parte de baixo. Uma verdadeira gangorra se seguiu até as rodadas finais com muitos times lutando pra não cair. O Vasco foi um deles e durante o campeonato trocou três vezes de técnico: começou com Zé Ricardo, seguiu com Jorginho e terminou com Alberto Valentim. Durante várias rodadas o clube sofreu com o risco de um quarto rebaixamento em dez anos, mas o time escapou na última rodada com um empate fora de casa com o Ceará. O Vozão chegou a ficar boa parte do campeonato na zona de rebaixamento, mas Lisca Doido conseguiu recuperar o time e escapou com sobras do rebaixamento. Corinthians e Fluminense também passaram por apuros. O Timão que um ano antes foi campeão brasileiro sofreu com o desmanche da equipe, viu Fábio Carille ir embora pra Arábia, mas ele está de volta pra 2019, teve como técnicos Osmar Loss e Jair Ventura e só escapou na penúltima rodada, já o Fluminense tinha um destino mais tranquilo só que em novembro o time passou um mês sem marcar um gol sequer e antes da última rodada demitiu o técnico Marcelo Oliveira e chegou sob pressão para decidir o seu destino em confronto direto contra o América Mineiro e o tricolor venceu o jogo e escapou da degola. Os rebaixados foram Sport, América Mineiro, Vitória e Paraná. O Leão da Ilha venceu seu jogo com o Santos, mas a vitória da Chapecoense rebaixou o time pernambucano na última rodada, o Coelho chegou a fazer uma boa campanha na metade do campeonato ficando na metade da tabela, mas entrou em queda livre, ficou 10 partidas sem vencer e nem mesmo Givanildo Oliveira impediu o rebaixamento do time que não consegue ficar dois anos seguidos na elite, o Vitória pela sexta vez na era dos pontos corridos foi rebaixado e o Paraná fez a terceira pior campanha da era dos pontos corridos com apenas 20% de aproveitamento e o recorde negativo de 18 partidas seguidas sem vencer somando apenas 23 pontos. Dos 20 clubes que disputaram o campeonato apenas três mantiveram técnicos até o fim do torneio. Foram 29 trocas de técnico durante todo o campeonato. A média de público foi de mais de 18 mil pessoas por partida, a melhor desde 1987. Gabigol do Santos foi o artilheiro do campeonato com 18 gols marcados, Dudu foi escolhido o melhor jogador do campeonato, Rafael Claus o melhor árbitro, Felipão o melhor técnico e Cuellar o Craque da Galera eleito em votação popular. 

A Retrospectiva 2018 fica por aqui, mas o ano do blog ainda não. Nesta segunda, dia 31 de dezembro um super pacote pra fechar os trabalhos com a prestação de contas, o calendário de eventos, a Corrida de São Silvestre, o quadro O Mês em Resumo com os principais fatos de dezembro e a mensagem de fim de ano. 

Postar um comentário

1 Comentários

Fabio Maksymczuk disse…
Olá, tudo bem? Sem dúvida alguma, a Copa do Mundo marcou o ano futebolístico. Brasil era inferior a Bélgica. E a mídia, principalmente a Globo, não focou nisso. Desejo um ótimo 2019! Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br