Retrospectiva 2018: O ano em que as Coreias se encontram e o alívio para os Javalis Selvagens

A Retrospectiva 2018 segue e hoje é dia dos principais fatos no noticíário internacional.

Putin soberano na Rússia

Resultado de imagem para Rússia segue sendo território soberano de Vladimir Putin

Vladimir Putin segue mandando na Rússia, mas sob suspeita de interferência na eleição americana

A Rússia segue sendo território soberano de Vladimir Putin que venceu a eleição em março e se reelegeu para um quarto mandato. Uma reeleição pra lá de polêmica, pois ficou confirmado que o Kremlin buscou interferir nas eleições presidenciais americanas de 2016. 

O terror mora dentro de casa

Resultado de imagem para Nikolas Cruz entrou armado dentro da escola e atirou contra os alunos. Cinco pessoas morreram e outras 17 ficaram feridas

Resultado de imagem para O atirador Robert Bowers mata 11 e deixa 4 feridos em ataque à uma sinagoga

Terror fez vítimas dentro dos Estados Unidos mais uma vez com atiradores solitários que agem como lobos

Mais uma vez o terror atacou dentro dos Estados Unidos. No dia 14 de fevereiro em Parkland no estado da Flórida Nikolas Cruz entrou armado dentro da escola e atirou contra os alunos. Cinco pessoas morreram e outras 17 ficaram feridas, em outro ataque dentro da escola ocorrido em maio no Texas Dmitrious Pagourtzis matou dez pessoas em uma escola e no depoimento alegou ter sofrido bullying. Em outubro diversos pacotes suspeitos contendo explosivos são distribuídos à figuras do partido Democrata. No dia 27 um novo ataque com armas ocorreu em Pittsburgh. O atirador Robert Bowers mata 11 e deixa 4 feridos em ataque à uma sinagoga e em novembro na Califórnia 12 pessoas morrem nas mãos de um atirador que invadiu uma festa universitária. No dia 11 de dezembro em Estrasburgo na França um atirador invade um comércio que vendia produtos natalinos e mata seis pessoas

Troca de poder em Cuba

Resultado de imagem para Troca de poder em Cuba

Miguel Diaz - Canel recebe o poder das mãos de Raul Castro

Depois de quase 60 anos sob o domínio da família Castro Cuba passou a ser dirigida por Miguel Diaz Canel que se tornou o presidente da ilha. Mesmo com o fim da dinastia o país seguirá sua política econômica adotada sem se voltar pro capitalismo.

A resposta dos americanos à guerra química covarde 

Resultado de imagem para a Síria foi alvo de um ataque liderado pelos americanos.

Mísseis americanos rasgam os céus de Damasco: guerra na Síria está longe de terminar

Atolada em uma guerra civil que já dura sete anos a Síria foi alvo de um ataque liderado pelos americanos. O ataque ocorreu na madrugada do dia 14 de abril. Os aviões americanos lançaram mísseis aéreos tendo como alvos depósitos e estabelecimentos produtores de armas químicas. Os bombardeios contaram com apoio do Reino Unido e da França. Uma semana antes do ataque americano 50 pessoas morreram no ataque químico com gás sarin. 

Israel completa 70 anos sem ter o que comemorar

Resultado de imagem para onda de protestos onde mais de 50 pessoas morrem na Faixa de Gaza

Protestos terminam com mortes na Faixa de Gaza no ano em que israel completou 70 anos

O estado de Israel completou 70 anos em 2018 e em maio os Estados Unidos decidem transferir a sede da embaixada do país de Tel Aviv para Jerusalém gerando uma onda de protestos onde mais de 50 pessoas morrem na Faixa de Gaza. A decisão de Donald Trump de mudar a sede levou à revolta da Autoridade Palestina que não gostou de nada. O Papa Francisco também fez críticas à decisão americana, mas em dezembro a Austrália reconhece Jerusalém como capital do estado de Israel o que segundo especialistas podem atrapalhar as negociações de paz ainda longínquas. 

A fúria da natureza

Resultado de imagem para Indonésia foi alvo de uma série de tremores sendo o de maior magnitude 7,5 graus na escala Richter


Natureza foi implacável e deixou rastro de morte na Indonésia e o fogo causando destruição na Califórnia

A natureza mostrou mais uma vez sua fúria deixando rastros de morte. Em setembro a Indonésia foi alvo de uma série de tremores sendo o de maior magnitude 7,5 graus na escala Richter gerando um tsunami que deixou mais de 2 mil mortes. No Havaí o vulcão Kilauea destruiu milhares de casas e a lava expelida causou incêndios. Nos Estados Unidos os furacões causaram mortes. O Florence atinge a costa leste matando 23 pessoas e o Michael destruiu a região costeira causando 30 mortes. Em novembro a Califórnia se torna alvo de uma série de incêndios florestais que mataram 89 pessoas e deixaram milhares desabrigadas. 

A morte em terra e no ar




Resultado de imagem para é encontrado na Argentina o submarino San Juan ARA

Dentre as tragédias do ano a queda de avião que matou 110 e três sobreviventes em Cuba, a queda de uma ponte na Itália e a localização de submarino argentino onde ninguém sobreviveu

Em 2018 tivemos tragédias aéreas que causaram grandes impactos. Em abril mais de 250 pessoas morreram em acidente com um avião militar na Argélia e em maio um acidente aéreo em Cuba tem o saldo de 110 mortos e 3 sobreviventes. O avião havia acabado de decolar do Aeroporto José Marti em Havana e somente três mulheres sobreviveram e em outubro um avião da companhia Lion Air caiu e 189 pessoas morreram na Indonésia. Em agosto uma outra tragédia ocorre na Itália. A Ponte Morandi cai na cidade de Gênova e 43 pessoas morreram. E em novembro é encontrado na Argentina o submarino San Juan ARA onde 44 pessoas estavam à bordo quando desapareceu em novembro de 2017. Os destroços foram localizados à 800 metros de profundidade. 

O sonho da realeza


Resultado de imagem para mais um herdeiro na família real britânica

Harry e Meghan se casam com muita pompa e a felicidade de Kate e William no nascimento do terceiro filho do casal real

Em 2018 a realeza britânica voltou a ter dias de felicidade. Na manhã do dia 19 de maio o mundo assiste ao casamento real entre o príncipe Harry e a atriz americana Meghan Markle que se tornaram Duque e Duquesa de Sussex. O ano teve também mais um herdeiro na família real britânica com o nascimento do terceiro filho de Kate Middleton com o príncipe William, Louis Arthur Charles, o quinto na linha sucessória da coroa britânica além de um casamento gay entre o primo da Rainha Elizabeth II com o diretor de serviços aéreos James Coyle.

Mortos que lutaram pela notícia



Jamal Khassogi foi um dos jornalistas que morreram neste ano e receberam homenagens da Time

Em 2018 seguiram os ataques contra a liberdade de expressão sendo o mais destacado a morte do jornalista saudita Jamal Khassogi que foi assassinado no Consulado da Arábia Saudita em Istambul. Khassogi era crítico do regime saudita. Nos Estados Unidos o jornalista da CNN Jim Acosta discutiu com o presidente Donald Trump e teve a credencial suspensa, sendo revogada depois. E pela luta por mais liberdade de expressão os jornalistas que foram mortos acabara sendo Personalidades do Ano pela revista Time num ano em que 251 jornalistas foram presos segundo relatório divulgado pelo Comitê de Proteção dos Jornalistas.

Liberou geral

Depois do Uruguai agora é a vez do Canadá ser o segundo país do mundo a legalizar o uso da maconha de forma recreativa. Por 52 votos a favor e 29 contra o projeto de lei que legaliza o uso da erva foi aprovado. Outro tabu que caiu em 2018 foi a liberação das mulheres para dirigir veículos na Arábia Saudita. 

Revolta contra aumento paralisa a França

Resultado de imagem para revolta da população liderada pelo grupo Coletes Amarelos

Protestos do grupo Coletes Amarelos deixaram a França em polvorosa

A França assiste no fim do ano à revolta da população liderada pelo grupo Coletes Amarelos que a partir de novembro lideram rebeliões contra o aumento dos combustíveis e a perda do poder aquisitivo. Os manifestantes entraram em confronto com a Polícia em um dos protestos. Na Inglaterra a primeira ministra Thereza May se salva de perder o poder por causa do acordo do Brexit ganhando voto de confiança dos membros do Partido Conservador.

Vítima da revolta na Nicarágua

Imagem relacionada

Raynéia foi vítima da onda de protestos contra o governo de Daniel Ortega na Nicarágua

Na Nicarágua a brasileira Raynéia Gabrielle Lima é morta à tiros durante a onda de rebelião da população contra o governo de Daniel Ortega. O ex- vigilante Gutiérrez Solis confessou ter matado a brasileira alegando ser ameaçado por Raynéia que era estudante de medicina. 

Venezuela segue crise 



Protesto de brasileiros na fronteira mostrou a face da tensão migratória na Venezuela

Na Venezuela a crise econômica segue causando movimentos imigratórios e em agosto a região de Pacaraima em Roraima na fronteira do Brasil foi alvo de tensão. Os imigrantes venezuelanos acabaram sendo expulsos do país devido ao assassinato de um comerciante brasileiro. A tensão se agravou levando o governo brasileiro a aumentar a segurança da fronteira com o reforço de militares da Tropa Nacional. O presidente Nicolás Maduro lança a nova moeda, o Bolívar Soberano, mas a alta inflação castiga cada vez mais o povo que sofre com a crise e em setembro uma foto de Maduro comendo carne em um restaurante gera mais revolta da população.

Alívio para os Javalis Selvagens

Resultado de imagem para Um drama com final feliz na Tailândia comoveu o mundo



Resgate dos Javalis Selvagens comoveu o mundo e todos foram salvos

Um drama com final feliz na Tailândia comoveu o mundo. Durante 17 dias um grupo de 12 pessoas sendo 12 jogadores do time Javalis Selvagens e o técnico ficaram presos numa caverna durante uma trilha após o treino. Por decisão do técnico que conhecia o local os garotos foram até as cavernas, mas foram surpreendidos por uma tempestade que acabou inundando os túneis deixando todos presos sem comida e água. Através do caso o mundo se une em uma corrente para salvar os garotos. Durante a primeira tentativa de resgate um mergulhador morreu e as buscas seguiram até que na manhã do dia 10 de julho todos foram salvos. O resgate foi um sucesso e os Javalis Selvagens ganharam o reconhecimento pela internet se tornando celebridades mundiais. 

FATO DO ANO: Haverá paz entre as Coreias? 


Imagem relacionada

Líderes das duas Coreias se encontram num momento histórico e Kim Jong- un aperta a mão de Trump em outro momento histórico de 2018

O grande fato do ano foi a reaproximação das duas Coreias patrocinado por Donald Trump. Na manhã do dia 27 de abril os líderes Mon- jae- In da Coreia do Sul e Kim Jong- un da Coreia do Norte se encontraram para colocar um fim à Guerra das Coreias ao assinarem um acordo de paz depois de 65 anos. O encontro mais esperado ocorreu no dia 12 de junho em Cingapura. Donald Trump e Kim Jong- un se encontraram pela primeira vez em uma reunião de cúpula objetivando traçar um plano de paz com a desmilitarização do arsenal nuclear norte coreano além de iniciar um diálogo. 





Crianças são separadas dos pais em jaulas, a face cruel da política migratória de Trump que teve ainda uma derrota de seu partido na eleição legislativa e discussão com jornalista da rede CNN

O presidente Trump teve um ano atribulado pois a política migratória mostrou sua face cruel em junho quando foram divulgadas imagens de crianças detidas em um armazém no Texas gerando uma onda de indignação por parte da comunidade internacional e por conta disto Trump teve de dar um passo atrás na política de tolerãncia zero com os imigrantes em especial os mexicanos que tentam atravessar a fronteira, no mês de maio anuncia a saída do país do acordo nuclear com o Irã chamado por ele de insano e catastrófico gerando afastamento do país com os europeus, em novembro na eleição legislativa de meio de mandato vê surgir uma oposição forte com a derrota de seu partido republicano e em dezembro consegue uma importante vitória com a revogação do Obamacare, plano de saúde do governo de seu antecessor. 

A retrospectiva segue nesta sexta com os destaques da televisão. 

Postar um comentário

0 Comentários