Retrospectiva 2018: O ano de três pentacampeões e a afirmação de Daniel Serra como melhor piloto do país

A Retrospectiva 2018 segue e a partir de agora o esporte entra em cena e começamos em alta velocidade cheirando a gasolina. 2018 no esporte a motor consagrou três pilotos que se tornaram pentacampeões: Hamilton na Fórmula 1, Dixon na Indy e Marc Marquez na Moto GP e no automobilismo nacional Daniel Serra vence na Stock consolidando ser o melhor piloto do país num ano em que ficamos ausentes da Fórmula 1. 

Hamilton soberano chega ao penta na Fórmula 1


Imagem relacionada

Lewis Hamilton levou dez anos para chegar ao pentacampeonato de Fórmula 1 e mais uma vez Vettel foi seu rival

Num ano perfeito e dominante o inglês Lewis Hamilton voltou a ser soberano e conquistou o pentacampeonato da Fórmula 1. Desde o começo da era híbrida só tem dado Mercedes que ganhou os últimos cinco campeonatos, quatro com Hamilton. Em 21 provas foram 11 vitórias numa prova de que ele quer mesmo destruir todos os recordes, pois ele pelo menos já o recordista absoluto de poles, em vitórias está muito perto de alcançar os até um dia inalcalçáveis 91 triunfos de Michael Schumacher e no ritmo que vai essa marca cairá em dois anos. Sebastian Vettel mais uma vez foi o adversário só que ele e a Ferrari cometeram erros que custaram o campeonato como por exemplo na Alemanha quando Vettel liderava e saiu da pista permitindo a vitória de Hamilton e na primeira volta do GP da Itália quando tentava a ultrapassagem foi tocado e caiu pro fim do pelotão. O holandês Max Verstappen depois de um mau começo de temporada colocou a cabeça no lugar e venceu duas corridas. Fecha a lista dos pilotos que venceram corridas Kimi Raikkonen e Daniel Ricciardo. 

A temporada começou na Austrália e Vettel levou a melhor repetindo a dose no Bahrein, na China a Red Bull fez festa com a vitória de Ricciardo, em Baku a Mercedes vencia pela primeira vez com Hamilton que venceria na Espanha. Em Mônaco deu Ricciardo, no Canadá vitória de Vettel, na França Hamilton emplaca mais um triunfo, na Áustria Max Verstappen vencia a primeira, na casa de Hamilton Vettel frustrou a torcida inglesa que lotou Silverstone, mas teria o troco do inglês na Alemanha e vence também na Hungria. Depois das férias Vettel vencia pela última vez no ano na Bélgica, daí em diante só deu Hamilton que venceu em Monza na casa da Ferrari, em Cingapura, na Rússia com uma ordem de equipe onde Bottas teve de ceder a ultrapassagem, no Japão se aproximou do título com mais uma vitória e o título poderia ter vindo nos EUA mas a vitória no Circuito das Américas foi de Raikkonen. O título então veio como no ano passado no México onde chegou na quarta colocação. No Brasil ganhou de presente a vitória depois que Verstappen foi atrapalhado por Esteban Ocon no S do Senna quando houve o choque dos dois pilotos e o inglês passou pra vencer sua segunda corrida em Interlagos e pra fechar com chave de ouro mais um passeio em Abu Dhabi.


Fernando Alonso cansou de ficar na rabeira e decidiu partir para novos rumos fora da F1

A Fórmula 1 ficará menos polêmica. O espanhol Fernando Alonso depois de 17 anos e um bicampeonato deixou a categoria pois agora irá se dedicar à outras aventuras como correr as 24 Horas de Le Mans onde venceu neste ano e pela segunda vez a Indy 500. O grid para 2019 terá o retorno de Robert Kubica que voltará a pilotar um carro da categoria dirigindo na Williams, as estreias de três pilotos que vem da Fórmula 2 (Alexander Albon, Lando Norris e George Russell), Kimi Raikkonen voltando a pilotar pela Sauber e Charles Leclerc se tornando piloto da Ferrari.



Sérgio Sette Câmara vai correr mais um ano na Fórmula 2 e ao mesmo tempo será piloto de testes na McLaren

Pela primeira vez desde 1970 não tivemos pilotos brasileiros no grid e o reflexo disto foi a queda nos índices de audiência nas transmissões da Globo, mas o país poderá ter em breve um piloto no grid, pelo menos dois viraram pilotos de teste: o mineiro Sérgio Sette Câmara será piloto de testes na McLaren e disputará simultaneamente mais uma temporada na Fórmula 2 e Pietro Fittipaldi será piloto de teste na Haas. Para o futuro Gianluca Petecof vem sendo uma aposta pois ele integra a Academia de Pilotos da Ferrari e tem como ídolo o alemão Sebastian Vettel.

Dixon é penta na Indy



Scott Dixon prova mais uma vez porquê é o monstrinho da velocidade da Indy com mais um título na conta

Se na Fórmula 1 Hamilton foi penta na Fórmula Indy tivemos outro pentacampeão. O neozelandês Scott Dixon mais uma vez foi o melhor pela sua conhecida regularidade numa temporada equilibrada. O seu grande adversário foi Alexander Rossi que mostrou evolução e venceu três corridas. A Penske mostrou ser leão de treinos, mas em corridas pecou em estratégias equivocadas que custaram o título. A temporada começou como em 2017: vitória de Sebastién Bourdais em Saint Petersburg, em Phoenix deu Newgarden, em Long Beach só deu Alexander Rossi, no Alabama Newgarden venceu sua segunda corrida no ano. Indianápolis foi dominada por Will Power que venceu no misto e a Indy 500. Dixon só foi vencer na primeira corrida em Detroit, a segunda rodada foi de Ryan Hunter - Reay, no Texas Dixon venceu sua segunda corrida, em Road America deu Newgarden, em Iowa vitória de James Hinchcliffe, nas ruas de Toronto deu Scott Dixon, Rossi iniciou sua reação vencendo em Mid Ohio e em Pocono, Em Saint Louis Power venceu e entrou na briga, em Portland o japonês Takuma Sato venceu e a decisão ficou pra Sonoma. Dixon não precisou fazer esforços para se sagrar campeão, adminstrou o resultado e viu Alexander Rossi tocar em Marco Andretti e quebrar a asa traseira. Ryan Hunter - Reay venceu a prova e Dixon foi campeão chegando em segundo.





Robert Wickens escapou da morte com um acidente assustador onde ficou paraplégico, mas vem demonstrando força de vontade para recuperar os movimentos

O momento mais triste aconteceu em Pocono. O canadense Robert Wickens sofreu um grave acidente e acabou ficando paraplégico. No acidente Wickens teve múltiplas fraturas na colisão com o muro, mas vem aos poucos lutando para recuperar os movimentos das pernas fazendo inúmeras sessões de fisioterapia. Apesar do acidente ele acabou sendo o Rookie of the year, o novato do ano. 

Imagem relacionada

Tony Kanaan e Matheus Leist penaram na Foyt com um carro deficiente

Os pilotos brasileiros tiveram um ano pra ser esquecido. Tony Kanaan e Matheus Leist sofreram com o carro deficiente e ruim da equipe AJ Foyt, mas ambos estarão em 2019. O melhor resultado de Tony foi um quinto lugar. O país ainda teve Pietro Fittipaldi correndo em algumas provas e Hélio Castroneves disputando a Indy 500. A TV Bandeirantes transmitiu algumas corridas ao vivo deixando a maioria pro Band Sports. Com a saída de Téo José a nova voz da categoria foi de Eduardo Vaz que fez um trabalho correto sem se levar pelo ufanismo empolgado. O Brasil poderá voltar a sediar uma corrida da Indy, pois em novembro o prefeito do Rio Marcelo Crivella anunciou a realização de uma etapa da categoria em 2020, mas depois desmentida pela IndyCar. O Brasil não sedia uma etapa desde o imbróglio de 2015 em Brasília quando a prova foi cancelada e o Autódromo da capital desde então se encontra em estado de total abandono. 

Logano ri por último e é campeão na NASCAR

Imagem relacionada

Joey Logano desbancou o favoritismo de Harvick, Truex e Buschinho para vencer seu primeiro título na divisão principal da NASCAR

Na NASCAR o ano foi de três pilotos que dominaram a temporada, mas no fim quem ficou com o título foi Joey Logano que conquistou o título da Monster na última prova decisiva em Homestead. Logano se tornou o 33º campeão da história dando o segundo título da Penske e o primeiro título da Ford que não vinha desde 2004 quando Kurt Busch foi o campeão. Durante a temporada o Big 3 foi dominante com Kyle Busch e Kevin Harvick vencendo 8 vezes cada, Martin Truex Jr ficou com o vice com 4 vitórias. A decepção mais uma vez foi Jimmie Johnson que passou o ano em branco não vencendo uma corrida sequer e decepcionando mais uma vez. Ele ficou na primeira fase do playoff quando na disputa com Truex rodou e ambos saíram da corrida na prova de Charlotte no Roval e ainda perdeu o patrocínio da Lowe's e a saída do chefe de mecânicos Chad Knaus que fizeram uma parceria que rendeu sete títulos na categoria. Nas outras divisões tivemos campeões inéditos: Brett Moffitt foi campeão na Camping World Truck Series e na Xfinity o campeão foi Tyler Reddick. 

Vergne é campeão da F-E




Jean Eric Vergne foi o quarto piloto diferente a ser campeão na Fórmula E onde Felipe Massa chega pra tentar fazer história na categoria dos carros elétricos

Quatro temporadas de Fórmula E e quatro campeões diferentes, o mais novo o francês Jean Eric Vergne. O piloto da equipe Techeetah venceu quatro corridas e somou 198 pontos. O vice campeão foi o brasileiro Lucas di Grassi que começou mal a temporada, mas a partir da etapa de Punta del Este subiu ao pódio sete vezes seguidas e venceu duas corridas em Zurique e a primeira de Nova York, já Nelsinho Piquet teve um bom começo chegando em quarto lugar três vezes, mas depois não manteve o ritmo terminando em oitavo. A atual temporada que começou na Arábia tem mais um brasileiro no grid, Felipe Massa que estreou semana passada correndo pela Venturi. O primeiro vencedor da nova temporada foi o português Antonio Félix da Costa.

A era Marc Marquez nas duas rodas

Resultado de imagem para A era Marc Marquez

Marc Marquez não perdoou os erros dos rivais e chegou ao seu quinto título na Moto GP

Nas motos Marc Marquez vai escrevendo uma hegemonia impressionante dentro da Moto GP. Marquez conquistou o pentacampeonato vencendo no Japão e ficando à frente de Andrea Dovizioso que foi vice campeão. A campanha para chegar ao penta teve 9 vitórias e 14 pódiuns além de 7 poles. Em sete anos na categoria princpal este é o quinto título dele. Na Moto 2 tivemos o brasileiro Eric Granado disputando boa parte da temporada, mas ele acabou dispensado por opção da equipe que escolheu o espanhol Isaac Viñales. Granado recebeu convite e irá disputar no ano que vem a Moto E, a versão de duas rodas para motos movidas à eletricidade.

Roberval Andrade leva a Copa Truck

Resultado de imagem para Roberval Andrade leva a Copa Truck

Roberval Andrade chega ao seu terceiro título na Truck e ano que vem corre com nova marca

No seu segundo ano a Copa Truck consagrou Roberval Andrade o campeão. Nesta edição os campeões das Copas Sul, Sudeste, Centro Oeste e Mercosul disputariam as finais com os dois melhores pilotos mais bem colocados. Na Copa Sul Wellington Cirino foi o campeão, Felipe Giaffone ficou com as Copas Centro Oeste e Mercosul e André Marques levou a Copa Sudeste. Na decisão em Curitiba Roberval Andrade era o piloto de pior desempenho, mas somou pontos vencendo a primeira e chegando em segundo na segunda bateria em duelo com Felipe Giaffone que mesmo tendo vencido a prova não levou o título por 2 pontos. Este foi o terceiro título de Roberval que havia sido campeão na extinta Fórmula Truck em 2002 e 2010 e também o último título pilotando para a Scania.

O bicampeonato de Daniel Serra na Stock



Daniel Serra se sagra bicampeão na Stock Car e se firma como o melhor piloto do país 

Daniel Serra mostrou em 2018 porque é atualmente um dos melhores pilotos do país graças à regularidade alcançada com sua equipe RC Eurofarma e levou o bicampeonato da Stock Car, um título que foi valorizado pela brilhante campanha de Felipe Fraga que levou até a decisão em Interlagos numa impressionante arrancada, mas na prova final Serrinha usou a cabeça e administrando a vantagem terminou em quarto lugar enquanto Fraga foi o quinto depois de uma prova de recuperação. Na campanha para o bicampeonato Daniel Serra venceu duas provas e esteve entre os dez primeiros em 18 das 21 corridas da temporada.

A retrospectiva segue neste domingo com o balanço esportivo.

Postar um comentário

0 Comentários