Retrospectiva 2018: Globo liga o alerta de queda na audiência e Band tem ano pra esquecer

A Retrospectiva 2018 prossegue e hoje é dia da televisão. O ano mostrou sinais de queda preocupante na TV Globo e um ano pra Band esquecer.

Ano jogado no lixo

Resultado de imagem para Cátia Fonseca estreava o Melhor da Tarde


Resultado de imagem para Agora é com Datena, o programa de auditório de José Luiz Datena

Cátia Fonseca estreou seu programa mas fica atrás da concorrência, Super Poderosas fracassou e saiu do ar sem deixar saudades e Datena lança seu programa de auditório, mas vira uma extensão do policial Brasil Urgente

2018 é mesmo um ano pra Band esquecer. A crise econômica e as constantes trocas na direção somados ao fracasso de programas fez com que a emissora passasse o ano no vermelho. Um dos trunfos, o reality gastronômico Master Chef começa a dar sinais de esgotamento. O ano começou com a volta de Amaury Jr à emissora onde fez história com o Flash com um novo programa aos sábados. Em 1º de março Cátia Fonseca estreava o Melhor da Tarde que ainda não decolou pois vive sendo superado pelos concorrentes A Tarde é Sua (Rede TV!) e Mulheres (Gazeta) que foi renovado com a apresentação de Regina Volpato. No dia 9 de abril estreava o Super Poderosas, baseado na Escola de Você de Ana Paula Padrão e que amargou traço no Ibope nos mais de seis meses de existência. A grande aposta da emissora foi a estreia em 15 de abril do Agora é com Datena, o programa de auditório de José Luiz Datena que chegou a anunciar candidatura ao Senado, mas desistiu e o programa mudou para Agora é Domingo e Netinho de Paula chegou a comandar um domingo, mas o Brasil da Gente foi cancelado e virou a edição dominical do Brasil Urgente. O Vídeo News voltou à grade primeiro com apresentadores, depois um tapa buracos. Milton Neves ressuscitou o Show do Esporte, mas depois de fracassar com plateia voltou ao formato tradicional. No esporte a emissora perdeu o narrador Téo José que foi pra Fox Sports e desistiu de transmitir a Copa do Mundo na Rússia. No fim do ano a baixa audiência leva ao fim do Super Poderosas e do Cozinha do Bork com seus apresentadores demitidos por conta da possível negociação com a Disney. Para 2019 a aposta será a estreia do reality O Aprendiz de Roberto Justus. 

Pouco a comemorar

Resultado de imagem para Celso Zucatelli e Edu Guedes teriam programas separados.

Celso Zucatelli e Edu Guedes tiveram rixas e fizeram programas separados e o de Edu durou mais

A Rede TV! em 2018 teve poucas estreias e muito pouco a comemorar. Logo no começo do ano o Melhor pra Você foi extinto e os apresentadores Celso Zucatelli e Edu Guedes teriam programas separados. O Fala Zuca ficou um mês no ar e Edu estreou o Edu Guedes e Você. Em março estreava o Turma da Pakaraka que trazia de volta à TV aberta o desenho Pokemón, mas durou pouco. Em maio o diretor artístico Elias Abrão sai do canal e estreia o Denúncia Urgente com Edie Polo. Em julho a emissora adquire os direitos de transmissão da Premier League.

Record completa 65 anos com realities polêmicos e o adeus de Porchat

Resultado de imagem para nos realities quem roubou a cena foi Nadja Pessoa

Resultado de imagem para Mion que se reinventa na carreira

Resultado de imagem para Fábio Porchat anuncia sua saída

Imagem relacionada

Nadja Pessoa armou barracos e foi expulsa da Fazenda que encontrou o tom certo com Marcos Mion, Fábio Porchat saiu antes de seu contrato ser prorrogado e Sabrina faz do nascimento da filha Zoe um programa de TV

Em 2018 a Record TV completou 65 anos e dentre os destaques do ano na emissora estão: o fracasso de Apocalipse que saiu do ar em junho e a estreia de Jesus que se torna a primeira telenovela desde a retomada da dramaturgia a não ficar em segundo lugar nos índices do Ibope, nos realities quem roubou a cena foi Nadja Pessoa que participou do Power Couple Brasil e armou barracos na Fazenda 10 que passou a ser comandada por Marcos Mion, aliás a edição deste ano registrou duas expulsões por agressão: a própria Nadja e a ex- paquita Cátia Paganote numa edição em que tiveos recordes de audiência e encontrou o tom certo da apresentação com Mion que se reinventa na carreira. Gugu Liberato esteve á frente do Power Couple e do Canta Comigo que asseguraram o segundo lugar, em agosto a emissora lança o serviço de streaming Play Plus que reúne os conteúdos do Grupo Record, os programas jornalísticos ganham novas vinhetas e grafismos e no fim do ano Fábio Porchat anuncia sua saída faltando um ano para o fim de seu contrato levando ao fim o Programa do Porchat e Sabrina Sato transforma o nascimento de Zoe em um programa de TV.

Fim da parceria com Disney é o destaque no SBT

Imagem relacionada

Resultado de imagem para programa Poder em Foco

A novela infantil As Aventuras de Poliana e o jornalístico Poder em Foco foram as estreias do SBT no ano

O SBT teve como destaques no ano a sequência das novelas infantis com As Aventuras de Poliana que estreou em maio e o fim do contrato com a Disney que exibia o programa Mundo Disney que  ocupava duas horas da grade. O ano teve a estreia do programa Poder em Foco exibido aos domingos após o Programa Silvio Santos mas sairá do ar no fim do ano por falta de patrocínio. Nos realities o que se saiu melhor foi o Bake Off Brasil. A atração Z4 saiu do ar em pouco mais de três meses no ar. A emissora segue sendo a segunda mais assistida do país segundo dados do Ibope.

Sinal amarelo: audiência despenca e Globo se mexe 





Dois sinais da queda da audiência da Globo: a alta rejeição ao programa Amor e Sexo de Fernanda Lima e a série de derrotas do Vídeo Show que nem as ex- BBBs deram fim à sangria

Na Globo o sinal de alerta foi ligado. Uma série de quedas na audiência fez a emissora se mexer e tentar estancar a sangria nos índices, principalmente em horários onde sofre com a concorrência. Um dos exemplos dessa sangria é o Vídeo Show que completou 35 anos e mudou o formato e durante algum tempo foi apresentado pelas ex- BBBs Fernanda e Vivian com Ana Clara que participou da edição de 2018 na interatividade, mas as mudanças não surtiram efeito e o programa segue sendo surrado pelo Balanço Geral. Em uma quinta feira de novembro a emissora passou boa parte em terceiro lugar atrás de SBT e Record e na Bahia a emissora local mudou sua grade com a saída do Bem Estar mas segue atrás da Record e a onda conservadora fez a audiência de Amor e Sexo despencar de forma gradativa. Isso levou à mudanças na direção com Mariano Boni assumindo a direção executiva do entretenimento. No jornalismo a emissora perdeu 10 profissionais e entre eles estão Carla Vilhena, Cristina Serra e Izabella Camargo que foi demitida ao voltar das férias e após afirmar que sofre de Síndrome de Burnout.

Resultado de imagem para Malhação - Vidas Brasileiras

Resultado de imagem para Espelho da Vida vem penando no Ibope e já é a novela com pior desempenho desde 2015.

Temporada de Malhação despenca no Ibope e Espelho da Vida obtém o pior índice no horário desde 2015

A temporada de 2018 da Malhação - Vidas Brasileiras vem deixando a desejar no Ibope e já é considerado o pior Ibope dos últimos 18 anos. No horário das 18 horas o ano começou com Orgulho e Paixão de Marcos Bernstein que teve índices razoáveis, mas atualmente com Espelho da Vida de Elizabeth Jhin vem penando no Ibope e já é a novela com pior desempenho desde 2015. Mal saiu de Tempo de Amar Vitória Strada nem teve tempo de descansar sua imagem e voltou como a protagonista Cristina Valença que reencarnou em Júlia Castelo.

Resultado de imagem para Deus Salve o Rei


Deus Salve o rei passou por intervenção mas não decolou enquanto O Tempo Não Para se mostrou uma novela divertida

No horário das 19 horas o ano começou com Deus Salve o Rei, uma trama do novato Daniel Adjafre ambientada na Idade Média, mas que demorou a engrenar e mesmo com a intervenção não deixou saudades. Em julho estreou O Tempo Não Para de Mário Teixeira, uma novela que recuperou aos poucos os índices do horário e do elenco destaque para Edson Celulari como o Dom Sabino e Juliana Paiva no papel da protagonista Marocas.

Resultado de imagem para João Emanuel Carneiro ocupou o horário com Segundo Sol.

Imagem relacionada


Giovanna Antonelli fez uma protagonista apagada e viu Letícia Colin roubar a cena em Segundo Sol e o público ainda não entende a trama de O Sétimo Guardião

No principal horário das novelas 2018 começou com O Outro lado do Paraíso de Walcyr Carrasco, depois entre maio e novembro João Emanuel Carneiro ocupou o horário com Segundo Sol. A trama sofreu com a falta de ritmo e as barrigas. Giovanna Antonelli naufragou com a Luzia, uma das protagonistas mais fracas das novelas e por outro lado quem roubou a cena foi Letícia Colin que fez o papel da prostituta Rosa. Em novembro estreou O Sétimo Guardião de Aguinaldo Silva, mas até agora a novela ainda não empolga, mas vem aí a reviravolta com a transformação do gato León em Eduardo Moscovis.

Resultado de imagem para Onde nascem os fortes

Resultado de imagem para Onde nascem os fortes

Resultado de imagem para Sob pressão

Sob Pressão e Onde Nascem os Fortes mostraram a força da Globo nas séries e foram bem aceitas pelo público

O forte da emissora tem sido as séries. Neste ano destaque para Onde nascem os fortes, super série  exibida às 23 horas, Carcereiros que havia sido lançada na plataforma Globo Play e Sob pressão em sua segunda temporada. No humor estreou Choque de Cultura que vai ao ar nos domingos antes do futebol e o game show Os Melhores Anos de nossas vidas amarga várias vezes o terceiro lugar.

No jornalismo o destaque é para as longas coberturas da prisão de Lula e da greve dos caminhoneiros que fez com que durante os dias do movimento os programas serem derrubados. O projeto O Brasil que eu quero mostrou mais de 3 mil mensagens nos telejornais de março à setembro. Globo Repórter, Fantástico e Esporte Espetacular completaram 45 anos com novos grafismos. A cobertura da Copa da Rússia teve a integração das empresas esportivas do Grupo Globo e marcou também a aposentadoria de Arnaldo Cézar Coelho como comentarista de arbitragem. Fernanda Gentil deixou o esporte e se mudou pro entretenimento e passou o bastão no EE para Bárbara Coelho que foi destaque na Central da Copa.

Amanhã a retrospectiva começa a parte esportiva com o que foi destaque no mundo da velocidade. 

Postar um comentário

0 Comentários