Personagens das Copas: O Mineiratzen alemão

Fechamos a série especial dos personagens das Copas com um jogo que jamais será esquecido tanto para nós brasileiros como para os alemães.



Resultado de imagem para O Mineiratzen alemão

8 de julho de 2014, Belo Horizonte. Brasil e Alemanha fariam no Mineirão uma das semifinais da Copa do Mundo do Brasil. Dois gigantes frente a frente num confronto que poderia ser a final, mas os caprichos da tabela jogaram para uma semifinal. O Brasil por jogar em casa não vinha jogando um bom futebol, mesmo passando aos trancos e barrancos, a Alemanha por sua vez jogava com eficiência. Para piorar o time dirigido por Luiz Felipe Scolari não tem Neymar, excluído da festa depois de uma joelhada do jogador Zuñiga da Colômbia e Thiago Silva, suspenso por tomar o segundo cartão amarelo. Para este jogo Felipão escala Bernard que jogou no Atlético Mineiro. Antes do jogo a torcida apoiava o time que levava Neymar junto. Quando a bola rolou nos primeiros minutos dava impressão de que o Brasil conseguiria vencer, falsa impressão. Aos 10 minutos o massacre alemão começava quando numa cobrança de escanteio a bola passou por toda a área e encontrou o pé de Thomas Müller que sem marcação nenhuma deu um simples tapa na bola. Era o começo do desastre. A partir dos 22 minutos aconteceria o maior apagão de uma seleção brasileira em todos os tempos. Num intervalo de seis minutos o rolo compressor alemão passou o carro em cima da gente com quatro gols. O primeiro deles, o segundo gol alemão foi marcado por Miroslav Klose, gol que o colocaria como maior artilheiro em mundiais. Dois minutos depois veio o terceiro gol marcado por Toni Kroos, mal deu tempo de respirar e um minuto depois o mesmo Kroos rouba a bola de Fernandinho e na troca de passes com Khedira fez seu segundo gol no jogo. Três minutos mais tarde veio o quinto gol em nova troca de passes entre Özil e Khedira que só tocou pro gol. 5 x 0 em apenas meia hora de jogo. O jogo ganhava contorno de tragédia e então muita gente deixou as dependências do estádio atordoadas com a goleada. Vaiada a seleção voltou pro segundo tempo tentando diminuir o prejuízo, mas todas as tentativas pararam em Neuer. Tranquila a Alemanha tirou o pé, mas não deixou de marcar mais dois gols, ambos de Schürrle. No fim Oscar fez o gol de honra, um gol que ninguém comemorou. Final: 7 x 1, a maior derrota brasileira em todos os tempos e não só em Copa do Mundo, a maior derrota jogando dentro de seu país, uma humilhação jamais vista em toda a história centenária. Se o Maracanazzo de 1950 fez o país chorar, o vexame de 2014 foi uma aula de futebol e humildade pra ficar na eternidade. Barbosa e os jogadores da Copa de 50 puderam enfim descansar em paz.

Breve histórico da Copa do Mundo de 2014 - disputada entre 12 de junho e 13 de julho nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Salvador, Natal, Recife, Fortaleza, Curitiba, Porto Alegre e Manaus.
  • Campeã: Alemanha. A fria seleção alemã ganhou a calorosa simpatia do povo brasileiro mesmo após ter humilhado o time anfitrião na semifinal ganhou o carinho do torcedor na decisão contra os argentinos. Foi a coroação do trabalho de reestruturação que se iniciou após a vexatória eliminação da Euro de 2000 quando se iniciou o trabalho de garimpar talentos nos clubes. 
  • Vice - campeã: Argentina
  • Brasil: A pressão por jogar em casa abalou o grupo psicologicamente. Depois que trocou Mano Menezes por Felipão a confiança aumentou depois do título da Copa das Confederações, mas no mundial o Brasil jamais apresentou o futebol que fez confiar a torcida. Na primeira fase vitórias inconvincentes, nas oitavas contra o Chile escapamos da eliminação precoce e Júlio César defendeu duas cobranças na decisão por pênaltis, nas quartas passamos pela Colômbia e perdemos Neymar, mas na semifinal a goleada diante da Alemanha foi catastrófica. Na disputa de terceiro lugar tomamos outro chocolate, desta vez da Holanda terminando num frustrante quarto lugar. 
  • Países participantes: 32
  • Gols: 171 - média de 2,67 por jogo
  • Jogos: 64
  • Artilheiro: James Rodriguez (Colômbia) - 6 gols
E assim nós encerramos a série especial sobre os personagens que ajudaram a contar a história das Copas. Daqui a uma semana na Rússia uma nova Copa do Mundo vai começar e novos personagens surgirão. 

Postar um comentário

0 Comentários