Grupo G: A segunda chance da Bélgica, Inglaterra aposta em geração promissora, o retorno da Tunísia e o sonho do Panamá

Hoje a série sobre os grupos e seleções traz o Grupo G.


A Bélgica volta a apostar suas fichas na geração mais brilhante e que ainda não mostrou seu potencial. Chamada de geração de ouro do futebol belga a equipe é de novo cabeça de chave depois de uma campanha inquestionável nas eliminatórias. O técnico Roberto Martinez assumiu a vaga de Marc Wilmots depois da eliminação na Euro de 2016 tendo o francês Thierry Henry como auxiliar e adotou o esquema 3-4-3. Os três zagueiros que formam a espinha dorsal jogam no futebol inglês - Verthongen e Alderweid do Tottenham e Kompany que é capitão do Manchester City. O meio campo conta com o habilidoso Kevin De Bruyne, companheiro de Kompany nos Citizens e nas pontas Hazard e Mertens e na frente a eficiência de Lukaku que é o mais jovem goleador da história com 33 gols marcados.

- Participações em Copas: 13
- Melhor resultado: 4º lugar em 1986
- Campanha nas Eliminatórias: 10 jogos com 9 vitórias e 1 empate


Mesmo tendo um campeonato bem organizado e rico o futebol da Inglaterra há muito não tem uma seleção temida pelos adversários, mas isso aos poucos começa a mudar. Tendo como espelho o projeto bem sucedido da Alemanha o país aos poucos vai evoluindo com a construção de um centro de treinamento que atende a todas as categorias tanto no masculino como no feminino. Depois da humilhante eliminação em 2014 Gerrard e Lampard se aposentaram, dois anos depois foi a vez de Wayne Rooney. Agora uma nova geração comandada por Southgate espera dar o pontapé inicial no projeto de fazer o time voltar a ser uma potência e para isso as grandes apostas estão em Marcus Rashford, Delle Ali e Harry Kane que no ano passado foi o artilheiro mundial com 56 gols marcados.

- Participações em Copas: 15
- Melhor resultado: Campeã em 1966
- Campanha nas Eliminatórias: 10 jogos com 8 vitórias e 2 empates


A Tunísia retorna depois de ficar de fora das duas últimas edições e espera conquistar sua segunda vitória em Copas. A primeira foi há 40 anos atrás. A equipe tem vários jogadores que nasceram na França e o atacante Khazri é um deles.

- Participações em Copas: 5
- Melhor resultado: Jamais passou da primeira fase
- Campanha nas Eliminatórias: 8 jogos com 6 vitórias e 2 empates


O Panamá desbancou os Estados Unidos na eliminatória da Concacaf e o dia da classificação foi feriado nacional. Estreante em Copas o Panamá quer sonhar alto e ir bem longe, mesmo num grupo onde teoricamente Bélgica e Inglaterra são favoritas. A maioria dos jogadores atua nos EUA na Major League Soccer, mas em amistoso em março levou 6 x 0 da Suíça e tomaram um choque de realidade. Pontuar ou empatar para eles já será uma vitória, o que ajudará no desenvolvimento de um intercâmbio para estimular o crescimento do futebol que é o terceiro esporte preferido atrás do boxe e do beisebol.

- Participações em Copas: Estreante
- Campanha nas Eliminatórias: 16 jogos com 6 vitórias, 5 empates e 5 derrotas

Tabela dos jogos do Grupo G

Segunda-feira, 18/06 – 12h – Bélgica x Panamá - Sóchi
Segunda-feira, 18/06 – 15h – Inglaterra x Tunísia - Volgogrado
Sábado, 23/06 – 9h – Bélgica x Tunísia - Arena Spartak (Moscou)
Domingo, 24/06 – 9h – Inglaterra x Panamá - Ninji Novgorod
Quinta-feira, 28/06 – 15h – Inglaterra x Bélgica - Kaliningrado
Quinta-feira, 28/06 – 15h – Tunísia x Panamá - Saransk

Postar um comentário

0 Comentários