Top 5: O passado sombrio de Geisel e EUA sai do acordo nuclear

A semana que termina traz uma revelação estarrecedora dos tempos da ditadura e Trump cumprindo mais uma promessa de campanha.


1 - Ditadura militar: Nesta semana o pesquisador Matias Spektor localizou um documento de suma importância na vida dos brasileiros que sofreram com os anos de chumbo. Um memorando feito por um ex- diretor da CIA, a agência de inteligência dos Estados Unidos revela que o ex- presidente Ernesto Geisel sabia que mandou matar 104 opositores políticos durante o seu primeiro ano de governo em 1974 juntamente de João Figueiredo, na época chefe do SNI e sucessor de Geisel como último presidente da ditadura. O documento comprova o envolvimento dos dois provando que a execução de presos políticos era segredo de estado.

Bombeiros buscam vítimas nos escombros do prédio que desabou em SP (Foto: Roberto Casimiro/Fotoarena/Fotoarena/Estadão Conteúdo)

2 - Tragédia do prédio que desabou: Nesta semana os bombeiros localizaram mais três corpos de vítimas que estavm desaparecidas na tragédia do edifício Wilton Paes de Almeida que desabou após pegar fogo na madrugada do dia 1º de maio. Os gêmeos Wendel e Werner que tinham 10 anos foram localizados e reconhecidos segundo a Secretaria de Segurança pública do estado. A mãe dos dois ainda não foi localizada. 


3 - Solto: O ministro do STF Gilmar Mendes mandou soltar o ex- diretor da Dersa nos governos do PSDB Paulo Vieira de Souza, o Paulo Preto que é acusado de receber propina pela Lava Jato. Ele deixou a prisão onde estava na noite de ontem.



4 - Caso Marielle Franco: A Polícia do Rio fez esta semana a reconstituição do crime ocorrido em 14 de março e os investigadores confirmaram o uso de uma submetralhadora HK MP5 como a arma do crime. Uma testemunha em depoimento ao jornal O Globo acusou o envolvimento de um vereador e um miliciano como mandantes do crime.


5 - Fora do acordo: O presidente Donald Trump anunciou nesta semana que os Estados Unidos saíram do acordo nuclear com o Irã, assinado pelo seu antecessor Barack Obama cumprindo mais uma promessa de campanha. ainda sobre a ameaça nuclear Trump irá se encontrar com o ditador da Coreia do Norte Kim Jong- un numa reunião de cúpula em Cingapura no dia 12 de junho e a Coreia do Norte anunciou que irá fechar no fim deste mês as bases onde foram feitos testes nucleares em mais uma etapa da desnuclearização do país.

Imagem da semana

Entre apoio e protestos, Hamburgo é rebaixado pela primeira vez na história

Na Alemanha a torcida do Hamburgo protestou contra o rebaixamento da equipe na Bundesliga e ateou fogo perto do campo. O Hamburgo havia jogado todas as edições do campeonato e caiu hoje para a Segunda divisão alemã.

Sábado que vem tem mais.

Postar um comentário

0 Comentários