Personagens das Copas: Roger Milla

A série Personagens das Copas traz hoje o camaronês Roger Milla.


O atacante Roger Milla começou sua carreira jogando pelo Eclair de Douala, depois passou pelo Léopard e depois foi para a França onde jogou pelo Valenciennes, Bastia, Monaco e Montpellier. Encerrou carreira em 1997 jogando na Indonésia. Disputou três Copas do Mundo: em 1982 quando passou despercebido, 1990 e 1994. Na Copa de 1990 na Itália foi convocado à pedido do então presidente do país Paul Biya e liderou os Leões Indomáveis numa campanha histórica que começou com vitória em cima da Argentina então campeã mundial e que só terminou com a derrota para a Inglaterra nas quartas de final. Voltou em 1994 e fez um gol na derrota de goleada para a Rússia, esse gol o colocou como o mais velho jogador a marcar gol em Copa do Mundo. 

Breve histórico da Copa de 1990 - disputada entre 8 de junho e 8 de julho nas cidades de Roma, Florença, Nápoles, Bari,Turim, Gênova, Milão, Bolonha, Udine, Verona, Cagliari e Palermo.
  • Campeã: Alemanha: A seleção dirigida por Franz Beckenbauer se igualava ao Brasil e a Itália chegando ao tricampeonato com um time liderado por Lothar Matthaus, Jurgen Klinsmann e cia. Foram sete jogos com cinco vitórias e dois empates.
  • Vice - campeã: Argentina
  • Brasil: Sebastião Lazaroni tentou inovar na seleção com um esquema altamente defensivo com três zagueiros, um esquema ao estilo europeu bem diferente do estilo brasileiro, mas fracassou. A chamada Era Dunga sucumbiu de forma melancólica com a derrota para a Argentina. Depois de uma primeira fase sem empolgar, apesar das 3 vitórias o time chegou ao duelo no mata mata e criou inúmeras chances de gol, mas Maradona em uma só jogada decidiu ao driblar dois marcadores e servir Caniggia que driblou Taffarel e adiar por mais quatro anos o sonho do tetra. Esta foi a pior campanha desde 1966.
  • Países participantes: 24
  • Gols: 115 - média de 2,21 por partida, a pior de todas, isso por causa das equipes adotarem sistemas defensivistas
  • Jogos: 52
  • Artilheiro: Salvatore "Totó" Schilacci (Itália) - 6 gols
A série prossegue no sábado com o homem que deu o tetra ao Brasil, o baixinho Romário.

Postar um comentário

0 Comentários