Personagens das Copas: Pelé, o maior jogador em todos os tempos

A série Personagens das Copas traz hoje um personagem que brilhou não em uma, mas em três Copas e que transformou o Brasil em potência no esporte, ninguém mais, ninguém menos que Sua Majestade, o Rei Pelé.



Edson Arantes do Nascimento nasceu em Três Corações e seu talento foi descoberto por Waldemar de Brito que o levou para o Santos. Entrou bem cedo pra seleção brasileira aos 16 anos e aos 17 jogou sua primeira Copa do Mundo. Junto de Garrincha a dupla jamais perdeu um jogo jogando juntos com a camisa da seleção. Em 1958 ajudou o Brasil a ser campeão pela primeira vez marcando gols importantes contra País de Gales e na final contra a Suécia. Na Copa de 1962 uma distensão na virilha o tirou do resto do mundial, em 66 foi caçado impiedosamente pelos marcadores e a seleção sequer chegou ás finais sendo eliminada na primeira fase. O auge veio em 70 no México quando jogou tudo que sabia e presenteou o mundo com lances geniais. Se aposentou da amarelinha em 1971. Pelo Santos conquistou inúmeros títulos sendo os mais importantes o bicampeonato da Libertadores e o Mundial Interclubes em 1962 e 1963. Encerrou a carreira jogando no Cosmos de Nova York em 1977. Foi eleito por jornalistas do mundo o Atleta do Século e marcou ao todo 1282 gols em 1367 partidas. 

Breve histórico da Copa do Mundo de 1958 - disputada entre 8 e 29 de junho nas cidades de Borás, Eskilstuna, Gotemburgo, Halmstad, Helsingborg, Malmoe, Norkoping, Orebro, Sandviken, Solna, Udevalla e Vasteras.
  • Campeão: Brasil. Pela primeira vez o Brasil era campeão mundial de futebol. A campanha vitoriosa em gramados suecos teve cinco vitórias e um empate e o mundo viu surgir talentosos jogadores como Pelé, Garrincha, Didi, Vavá, Zagallo e outros.
  • Vice - campeã: Suécia
  • Países participantes: 16
  • Gols: 126 - média de 3,5por jogo
  • Jogos: 35
  • Artilheiro: Just Fontaine (França) - 13 gols, recorde jamais alcançado na história.
A série prossegue nesta terça trazendo um personagem fundamental na conquista do bicampeonato no Chile, Mané Garrincha.

Postar um comentário

0 Comentários