Personagens das Copas: Maradona

Hoje a série Personagens das Copas destaca o argentino Diego Armando Maradona.



Conhecido como El Pibe D'Oro Diego Maradona é um dos jogadores mais geniais e polêmicos do futebol mundial. Desde cedo brilhou no futebol, primeiro no Argentinos Juniors e logo subiu para o time profissional. Em 1978 foi preterido por César Luiz Menotti, técnico da seleção argentina e não jogou o mundial em casa. Depois jogou no Boca Juniors e em 1982 foi jogar no Barcelona onde ficou até 1984 quando foi contratado pelo Nápoli e em pouco tempo transformou a pequena equipe italiana numa das grandes com dois scudettos e quando estava no auge em março de 1991 é flagrado em exame antidoping com presença de cocaína. Começava ali a decadência. Depois de ser suspenso voltou à Espanha onde jogou no Sevilha, depois retornou à Argentina onde jogaria no Newell's Old Boys e teve uma rápida passagem no modesto Mandiyu além de treinar o Racing. Em 1995 voltou para o Boca onde encerrou carreira. Logo após encerrar carreira foi comentarista, passou duas vezes perto da morte devido ao seu envolvimento com drogas e na Copa de 2010 treinou sua seleção mas parou nas quartas de final sendo goleado pela Alemanha. Como jogador jogou quatro Copas: em 82 terminou sendo expulso contra o Brasil, em 86 quando liderou o time e no jogo contra os ingleses marcou dois gols antológicos: um com a mão, ou a La Mano de Diós e o segundo, considerado pela FIFA como o mais bonito do século XX quando pegou a bola do campo de defesa e driblou quem vinha pela frente. Na Copa de 90 comandou um time em frangalhos e foi decisivo no jogo contra o Brasil onde deu passe para o gol de Caniggia e levou sua seleção à final, mas perdeu a decisão pra Alemanha e na Copa de 94 fez gol contra a Grécia, mas o exame antidoping após o jogo com a Nigéria foi detectada a presença de efedrina e sua carreira em mundiais terminava ali.

Breve histórico da Copa de 1986 - inicialmente seria disputada na Colômbia, mas a grave crise econômica a transferiu para o México. O torneio foi disputado entre 31 de maio e 29 de junho nas cidades do México (estádios Azteca e Universitário), Puebla, Guadalajara, León, Irapuato, Nezahualcoyotl, Querétaro, Toluca, Monterrey, Zapopan e San Nicolas.
  • Campeã: Argentina. Com o talento de Maradona a seleção hermana ganhava seu segundo mundial com uma campanha de seis vitórias e um empate.
  • Vice - campeã: Alemanha
  • Brasil: Telê Santana voltava a dirigir a equipe, mas não se repetiu o futebol arte de 82, mas o Brasil chegou até as quartas de final quando num jogo emocionante foi eliminado nas cobranças de pênalti pra França. 
  • Países participantes: 24
  • Gols: 132 - média de 2,54 por jogo
  • Jogos: 52
  • Artilheiro: Gary Lineker (Inglaterra) - 6 gols
A série prossegue nesta quinta com o camaronês Roger Milla, comandante dos Leões Indomáveis que empolgaram o mundo na Copa de 1990.

Postar um comentário

0 Comentários