Personagens das Copas: Gamarra

Hoje a série Personagens das Copas traz o zagueiro paraguaio Gamarra.


Carlos Alberto Gamarra Pavón é considerado um dos melhores jogadores da posição em todos os tempos. Começou carreira no Cerro Porteño e passou pelo Independiente da Argentina antes de voltar pro Cerro. Jogou ainda nos times do Benfica, Atlético de Madrid, AEK de Atenas e Inter de Milão. Jogando no Brasil se destacou no Internacional de Porto Alegre e ganhou dois títulos. Pelo Corinthians virou ídolo e ganhou o campeonato brasileiro de 1998, no Flamengo ganhou o estadual de 2001 e jogou no Palmeiras. Encerrou carreira jogando no Olimpia do Paraguai em 2008. Pela seleção guarani jogou 110 vezes e marcou 12 gols. Na Copa da França em 1998 foi eleito o melhor defensor e não fez uma falta sequer nos quatro jogos da equipe. No jogo das oitavas contra a França deslocou o ombro, mas seguiu jogando bravamente até o time sucumbir aos donos da casa. Pela sua qualidade técnica seu nome ficou pra sempre gravado na história dos mundiais.

Breve histórico da Copa do Mundo de 1998 - disputada entre 10 de junho e 12 de julho nas cidades de Paris, Saint -Denis, Marselha, Lyon, Lens, Nantes, Toulouse, Saint Etiénne, Bordeaux e Montpellier
  • Campeã: França. Foi um título inédito para o país depois de tentativas frustradas de gerações anteriores. No time comandado por Aimé Jacquet o grande destaque foi Zinedine Zidane, o maestro e que na final fez dois gols de cabeça.
  • Vice - campeão: Brasil. Com a base que ganhou o tetra a equipe dirigida por Zagallo era apontada como favorita, mas antes da Copa perdeu Romário e Ronaldo era a esperança até que horas antes da final o nosso melhor jogador teve convulsões e depois de ser liberado entrou e jogou de forma apática junto do time que acabou sofrendo aquela que seria a maior derrota até então (3 x 0 pra França, seria superada em 2014 com o infame 7 x 1 da Alemanha).
  • Países participantes: 32
  • Gols: 171 - média de 2,67 por partida
  • Jogos: 64
  • Artilheiro: Davor Suker (Croácia) - 6 gols
Na quinta a série relembra Ronaldo Nazário, artilheiro da Copa de 2002. 

Postar um comentário

0 Comentários