Personagens das Copas: Cruyff

Kleber Nunes
By -
2 minute read
0
A série Personagens das Copas destaca hoje o holandês Cruyff.

Resultado de imagem para Cruyff

Johan Cruyff é considerado como um dos maiores jogadores de futebol no século XX. Começou carreira no Ajax onde conheceu o técnico Rinus Michels. Juntos transformaram o time que passou de equipe média para uma potência na primeira metade da década de 70 e Cruyff desenvolveu o futebol total levando suas ideias pra seleção da Holanda. Na Copa de 1974 o mundo foi apresentado ao Carrossel Holandês com um time revolucionário e um esquema tático inovador em que os jogadores não tinham posição fixa dentro de campo, valorizavam a troca constante de passes e marcação firme. Depois da Copa foi negociado e vestiu a camisa do Barcelona. Depois jogou nos Estados Unidos e voltou ao Ajax em 1981 e encerrou carreira no Feyenoord em 1984. Ele jogava com a camisa 14 e não com a 10. Em 1986 iniciava carreira como técnico dirigindo o Ajax,clube que o revelou, depois dirigiu por oito anos o Barcelona e a seleção da Catalunha. Cruyff ao contrário do que demonstrava em campo era um fumante inveterado e em 1991 sofreu um infarto e implantou uma ponte de safena, em outubro de 2015 foi diagnosticado com câncer de pulmão e morreu em 24 de março de 2016. 

Breve histórico da Copa do Mundo de 1974 - disputada entre 13 de junho e 7 de julho nas cidades de Berlim, Hamburgo, Hannover, Stuttgart, Munique, Gelsenkirchen, Dortmund, Frankfurt e Dusseldorf
  • Campeã: Alemanha: Pela segunda vez e em casa a seleção alemã conquistou o título e se tornou a primeira a erguer a Taça FIFA que substituía a Jules Rimet. A campanha teve seis vitórias e uma derrota para a Alemanha Oriental. 
  • Vice campeã: Holanda
  • Brasil: Sem os craques de 70 a seleção manteve a base, mas a campanha foi decepcionante. Sofreu pra se classificar na primeira fase e a vitória sobre o fraco Zaire por 3 x 0 classificou a equipe. Na segunda fase deu de cara com a Holanda e foi totalmente envolvida pela Laranja Mecânica e acabou em quarto lugar ao perder a disputa de terceiro lugar para a Polônia.
  • Países participantes: 16
  • Gols: 97 - média de 2,55 por partida
  • Jogos: 38
  • Artilheiro: Lato (Polônia) - 7 gols
A série prossegue na quinta com o goleiro Quiroga, personagem de um jogo pra lá de suspeito na Copa de 1978.

Postar um comentário

0Comentários

Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.

Postar um comentário (0)
Sábado alvinegro no início da segunda rodada do Brasileirão

Sábado alvinegro no início da segunda rodada do Brasileirão

Três partidas neste sábado abriram a segunda rodada do Brasileirão e nos três jogos os times alvinegros venceram jogand…

By -

#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência.Ver Agora
Ok, Go it!
Today | 6, April 2025