Personagens das Copas: Cruyff

A série Personagens das Copas destaca hoje o holandês Cruyff.

Resultado de imagem para Cruyff

Johan Cruyff é considerado como um dos maiores jogadores de futebol no século XX. Começou carreira no Ajax onde conheceu o técnico Rinus Michels. Juntos transformaram o time que passou de equipe média para uma potência na primeira metade da década de 70 e Cruyff desenvolveu o futebol total levando suas ideias pra seleção da Holanda. Na Copa de 1974 o mundo foi apresentado ao Carrossel Holandês com um time revolucionário e um esquema tático inovador em que os jogadores não tinham posição fixa dentro de campo, valorizavam a troca constante de passes e marcação firme. Depois da Copa foi negociado e vestiu a camisa do Barcelona. Depois jogou nos Estados Unidos e voltou ao Ajax em 1981 e encerrou carreira no Feyenoord em 1984. Ele jogava com a camisa 14 e não com a 10. Em 1986 iniciava carreira como técnico dirigindo o Ajax,clube que o revelou, depois dirigiu por oito anos o Barcelona e a seleção da Catalunha. Cruyff ao contrário do que demonstrava em campo era um fumante inveterado e em 1991 sofreu um infarto e implantou uma ponte de safena, em outubro de 2015 foi diagnosticado com câncer de pulmão e morreu em 24 de março de 2016. 

Breve histórico da Copa do Mundo de 1974 - disputada entre 13 de junho e 7 de julho nas cidades de Berlim, Hamburgo, Hannover, Stuttgart, Munique, Gelsenkirchen, Dortmund, Frankfurt e Dusseldorf
  • Campeã: Alemanha: Pela segunda vez e em casa a seleção alemã conquistou o título e se tornou a primeira a erguer a Taça FIFA que substituía a Jules Rimet. A campanha teve seis vitórias e uma derrota para a Alemanha Oriental. 
  • Vice campeã: Holanda
  • Brasil: Sem os craques de 70 a seleção manteve a base, mas a campanha foi decepcionante. Sofreu pra se classificar na primeira fase e a vitória sobre o fraco Zaire por 3 x 0 classificou a equipe. Na segunda fase deu de cara com a Holanda e foi totalmente envolvida pela Laranja Mecânica e acabou em quarto lugar ao perder a disputa de terceiro lugar para a Polônia.
  • Países participantes: 16
  • Gols: 97 - média de 2,55 por partida
  • Jogos: 38
  • Artilheiro: Lato (Polônia) - 7 gols
A série prossegue na quinta com o goleiro Quiroga, personagem de um jogo pra lá de suspeito na Copa de 1978.

Postar um comentário

0 Comentários