Personagens da Copa: Ronaldo

A série sobre os personagens marcantes das Copas traz hoje o Fenômeno Ronaldo.

Resultado de imagem para Fenômeno Ronaldo.


Ronaldo Nazário de Lima surgiu para o futebol quando treinou nas categorias de base do São Cristóvão do Rio de Janeiro e foi descoberto por Jairzinho,o Furacão da Copa de 1970 e foi vendido ao Cruzeiro de Belo Horizonte. Em 1993 estreia como profissional aos 16 anos e no Brasileiro daquele ano marca 12 gols em 14 partidas sendo o terceiro colocado na artilharia. No ano seguinte foi artilheiro do campeonato mineiro e logo chamou a atenção de clubes da Europa sendo contratado pelo PSV Eindhoven pouco antes da Copa do Mundo dos Estados Unidos. No clube holandês marcou 54 gols em 57 partidas e em 1996 foi contratado pelo Barcelona onde ficou apenas uma temporada e foi artilheiro com 34 gols. Foi contratado pela Internazionale de Milão e recebeu da imprensa italiana o apelido de Fenômeno. Ao mesmo tempo enfrenta problemas nos joelhos com lesões seguidas, a mais grave em 2000 em jogo contra a Lazio quando seu joelho direito saiu do lugar e teve de passar por uma longa recuperação. Deixou o clube depois da Copa do Mundo de 2002 ao ser contratado para integrar os Galácticos do Real Madrid onde ficou até 2007 se transferindo para o Milan e em fevereiro de 2008 se lesionou novamente e foi desligado do clube e durante esse período fez treinamentos no Flamengo, seu clube do coração, mas acabou não sendo contratado. Em 2009 volta ao Brasil jogando no Corinthians e ajuda o time a conquistar o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil. A parceria com o clube rendeu valores acima de 30 milhões de reais, mas também marcada pelos fracassos nas Libertadores de 2010 e 2011. Após a eliminação de 2011 na fase de pré libertadores anuncia sua aposentadoria por não suportar mais as dores físicas.

Na seleção jogou 105 partidas e marcou 67 gols. Esteve em quatro Copas do Mundo. Em 1994 nos Estados Unidos não jogou nenhuma vez e ficou no banco, em 1998 na França era a esperança na conquista do penta. Na época já eleito duas vezes o melhor jogador do mundo marcou quatro gols e o time chegou à final contra a França, mas horas antes da decisão sofre uma convulsão na concentração brasileira,é sacado, mas pouco menos de uma hora antes da bola rolar se diz apto e entra em campo, mas de forma apática. O Brasil perdia a final e uma das prováveis causas da apatia foi o stress em excesso. Na Copa de 2002 mesmo sem ritmo de jogo foi chamado por Luiz Felipe Scolari e ressurgiu em grande estilo. Foi fundamental na vitoriosa campanha do penta marcando oito gols sendo o artlheiro daquele mundial coroando sua ressureição no futebol. A Copa de 2006 seria a consagração definitiva, pois fazia parte do quadrado mágico junto de Adriano, Kaká e Ronaldinho Gaúcho, mas lento e fora de forma deu alguns lampejos de craque e marcou três vezes se tornando na ocasião o maior artilheiro em todos os tempos na Copa, marca que seria superada em 2014 por Klose. O Brasil chegou como favorito no Mundial da Alemanha e decepcionou. O jogo contra a França pelas quartas de final foi o último jogo oficial de Ronaldo e o Brasil perdeu pro time de Zidane. 

Após a aposentadoria se tornou empresário fundando a 9ine, empresa de marketing gerenciando carreiras de esportistas como Anderson Silva, Neymar e Paulo Henrique Ganso. Integrou o Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014 no Brasil e também se envolveu numa grande polêmica ao se envolver com um travesti. Dentre os títulos conquistados estão duas Copas do Mundo com a seleção e três títulos de melhor jogador do mundo pela FIFA. 

Breve histórico da Copa do Mundo de 2002 - disputada entre 31 de maio e 30 de junho nas cidades coreanas de Seul, Daegu, Busan, Ulsan, Incheon, Gwangiu, Suwon, Jeonju, Daejeon e Seogwipo e nas cidades japonesas de Yokohama, Saitama, Shizuoka, Sapporo, Kobe, Miyagi, Ibaraki, Oita, Niigata e Osaka.
  • Campeão: Brasil. Depois de passar um tremendo sufoco nas Eliminatórias onde ficou ameaçado de não se classificar com quatro treinadores a seleção deu a volta por cima com um grupo que ficou conhecido como a Família Scolari. A campanha perfeita veio com sete vitórias em sete partidas disputadas. O time marcou 18 gols e sofreu apenas quatro
  • Vice - campeã: Alemanha
  • Países participantes: 32
  • Gols: 161 - média de 2,52 por partida
  • Jogos: 64
  • Artilheiro: Ronaldo (Brasil) - 8 gols
A série prossegue no sábado com dois personagens da decisão da Copa de 2006: Zidane e Materazzi. 

Postar um comentário

0 Comentários