O Mês em Resumo: Caminhoneiros paralisam o país, prédio desaba e mata e casamento real encanta os ingleses

O quadro O Mês em Resumo destaca os principais fatos do mês de maio.

Resultado de imagem para greve dos caminhoneiros 2018

Resultado de imagem para greve dos caminhoneiros 2018

Resultado de imagem para greve dos caminhoneiros 2018

Os caminhoneiros do Brasil resolveram protestar contra o aumento dos preços dos combustíveis e iniciaram uma greve que dura dez dias e causou enormes transtornos por todo o país bloqueando as rodovias. Nos aeroportos faltou combustível, nos postos de gasolina filas enormes para abastecer os tanques dos carros foram formadas e o litro da gasolina chega a ser vendido à quase 10 reais e houve também desabastecimento em supermercados e feiras. O impacto é enorme: com as perdas 13 setores da economia sofreram com as consequências e o valor ultrapassa os 50 milhões de reais. Para atender as reivindicações o governo faz acordo com os caminhoneiros e decide baixar o preço do diesel, apesar do acordo há resistência e exagero na violência. Em Rondônia um caminhoneiro morreu atingido por uma pedra. 

Resultado de imagem para edifício Wilton Paes de Andrade pega fogo e desaba

Na madrugada do dia 1º de maio o edifício Wilton Paes de Andrade pega fogo e desaba. O prédio localizado no centro de São Paulo havia sido ocupado de forma irregular por 150 famílias. Ao todo sete pessoas morreram. As buscas nos escombros duraram quinze dias. O presidente Temer foi hostilizado durante a visita horas depois do prédio desabar.


Uma revelação da CIA: durante o regime militar no governo de Ernesto Geisel 104 presos políticos foram executados. O memorando assinado por William Colby, então diretor da CIA foi encontrado por Mathias Spektor.

Resultado de imagem para A subida do dólar leva o Banco Central a intervir.

A subida do dólar leva o Banco Central a intervir. A moeda norte americana chega a ser cotada à R$ 3,70. Ainda na economia o país registra PIB de 0,4% no primeiro trimestre e o desemprego atinge 13 mlhões de pessoas.


Na eleição presidencial Joaquim Barbosa anuncia sua desistência à candidatura por decisão estritamente pessoal. Quem também desiste da candidatura, só que à reeleição é Michel Temer e o MDB lança como pré candidato o ex- ministro da Fazenda Henrique Meirelles.

Resultado de imagem para Eduardo Azeredo se entrega e cumpre pena de 20 anos pelo envolvimento no mensalão mineiro

O ex- governador de Minas Gerais Eduardo Azeredo se entrega e cumpre pena de 20 anos pelo envolvimento no mensalão mineiro. Na Lava Jato o ex- diretor da Dersa Paulo Preto é preso e solto duas vezes por Gilmar Mendes. Já José Dirceu se entrega e passa a cumprir pena no presídio da Papuda. Ele foi condenado à 30 anos de prisão por lavagem de dinheiro e organização criminosa na Lava Jato.

Resultado de imagem para Donald Trump rompe o acordo nuclear com o Irã

O presidente americano Donald Trump rompe o acordo nuclear com o Irã e dias depois decide cancelar o encontro de cúpula com o ditador da Coreia do Norte. As decisões causam revolta no mundo mostrando cada vez mais a preocupação com as medidas populistas do presidente.

Resultado de imagem para a queda de um Boeing 737 da companhia aérea Cubana de Aviacion causa a morte de 112 pessoas

Em Cuba a queda de um Boeing 737 da companhia aérea Cubana de Aviacion causa a morte de 112 pessoas. O avião caiu logo após a decolagem.


No Texas em outro caso de tiroteio dentro de uma escola. O aluno Dmitrios Pagouritzis atirou e matou dez pessoas sendo preso depois pela polícia. O caso ocorreu em uma escola de Santa Fé. Ele alegou ter sido vítima de bullying.

Resultado de imagem para uma ação na Faixa de Gaza causa a morte de 58 pessoas

Em Israel uma ação na Faixa de Gaza causa a morte de 58 pessoas. O ataque ocorre no mesmo dia em que a embaixada americana se transfere para Jerusalém. 


Na Venezuela o presidente Nicolás Maduro venceu a eleição presidencial sob suspeita de fraude. 15 países, dentre eles o Brasil não reconhecem a vitória de Maduro.O país vive uma gravíssima crise econômica e se estuda a aplicação de penas e sanções econômicas ao país.


Imagem relacionada

Numa cerimônia inovadora com quebra de protocolos o príncipe Harry se casa com a atriz Meghan Markle. O casamento é marcado pela presença de negros e citações à Martin Luther King. O casal se denominou duque e duquesa de Sussex.


A Copa do Mundo se aproxima e Tite convoca no dia 14 os 23 jogadores que irão jogar a Copa na Rússia. Sem grandes surpresas Tite aposta na versatilidade do grupo. Seis jogadores que jogaram a Copa passada no Brasil foram convocados. O lateral Daniel Alves ficou de fora devido à uma lesão. Os jogadores se apresentaram para iniciar os treinos no Brasil e no dia 28 chegaram à Londres onde prosseguem os treinamentos.

Justiça suíça concede efeito suspensivo a Guerrero, e peruano poderá disputar CopaÂ

O atacante Paolo Guerrero obtém efeito suspensivo e ele poderá jogar a Copa do Mundo. Guerrero havia sido condenado à suspensão de 14 meses pela Corte Arbitral do esporte por doping. 


Pela 13ª vez na história o Real Madrid leva a Champions League. Os merengues levaram o título ao vencerem na final o Liverpool em dia onde o goleiro Karius falhou em dois gols do time espanhol. Logo após a conquista o francês Zinedine Zidane anuncia que deixará o comando do time.

Resultado de imagem para Tom Wolfe

Jornalista e escritor o americano Tom Wolfe impôs um estilo irônico em suas obras e foi o criador do chamado Novo Jornalismo. Sua obra mais marcante é A Fogueira das Vaidades. Tom Wolfe morre no dia 14 aos 88 anos vitimado por uma infecção.


O cineasta Roberto Farias dirigiu chanchadas e clássicos do cinema nacional como Assalto ao trem pagador e Pra Frente Brasil. Também trabalhou na TV e era irmão do ator Reginaldo Faria. Roberto Farias morre no dia 14 vítima de câncer aos 86 anos. 

Resultado de imagem para Alberto Dines

Alberto Dines passou por várias redações em sua carreira jornalística e durante dez anos liderou a equipe do Jornal do Brasil onde fez trabalhos marcantes na imprensa nacional como as capas do dia seguinte à decretação do Ato Institucional nº 5 no auge da ditadura militar e no golpe militar do Chile em que a primeira página não tinha nem foto nem manchete, apenas um longo texto. Criou a coluna Jornal dos Jornais e em 1994 cria o Observatório da Imprensa, primeiro como site na internet e depois programa de televisão e o slogan era Você nunca mais vai ler jornal do mesmo jeito onde fazia críticas ao próprio jornalismo. Alberto Dines morre no dia 22 vítima de uma pneumonia aos 86 anos.


Eloisa Mafalda interpretou papéis marcantes em sua carreira, dentre as quais se destaca a Dona Nenê da primeira versão de A Grande Família, Maria Machadão na primeira versão de Gabriela e Dona Pombinha de Roque Santeiro. Sem atuar desde 2002 se afastou devido à perda de memória e no dia 16 morre devido à falência múltipla de órgãos aos 93 anos.


Resultado de imagem para Fábio Koff

Resultado de imagem para Nara Almeida


Resultado de imagem para J. Hawilla

Outras mortes do mês: Luiz Antônio Gasparetto (3 de maio), médium, escritor e apresentador dos programas Terceira Visão, exibido na Band nos anos 80 e Encontro Marcado da Rede TV no começo dos anos 2000, Fábio Koff (10 de maio),ex- presidente do Grêmio por duas vezes e um dos fundadores do Clube dos 13, Epitácio Cafeteira (13 de maio), ex- governador do Maranhão e senador por dois mandatos, Margot Kidder (13 de maio), atriz canadense e que ficou conhecida pelo papel de Lois Lane, a namorada do Super Homem nos filmes da franquia entre 1978 e 1987, Nara Almeida (21 de maio), youtuber e influenciadora que lutou contra um câncer no estômago , Philip Roth (22 de maio), escritor americano que escreveu obras voltadas à comunidade judaica e J. Hawilla (25 de maio), jornalista e empresário, começou carreira como repórter esportivo atuando nas TVs Bandeirantes, Globo e Record além de ser o proprietário da empresa Traffic que comercializa placas publicitárias nos estádios de futebol. Em 2013 fez acordo com a justiça americana e ajudou a delatar os envolvidos no escândalo Fifagate em 2015. Ele morreu devido à problemas respiratórios.

O quadro retorna em junho.

Postar um comentário

0 Comentários