O Mês em Resumo: Marielle Franco é assassinada, instabilidade chega ao Supremo e Facebook mergulha na crise depois de vazamento de dados

O quadro O Mês em Resumo traz os principais fatos do mês de março.






Imagem relacionada

Na noite do dia 14 um crime abala o país. A vereadora Marielle Franco (PSOL - RJ) saía de um evento na Lapa quando num dos cruzamentos do Estácio um carro prateado emparelhou com o carro onde Marielle estava e deram nove tiros, quatro mataram Marielle que tinha 38 anos. O motorista Anderson Gomes também morreu. Num clima de comoção o seu velório se transforma em ato contra a violência com a multidão respondendo Marielle Presente! Um dia antes de morrer ela posta nas redes sociais uma mensagem perguntando quantos mais iriam morrer? As investigações apontam que Marielle foi morta por milícias que eram contrárias à luta pela igualdade racial. 



Dias depois do assassinato de Marielle Franco um outro caso de violência política ocorre. A caravana do ex- presidente Lula foi atingida por tiros disparados por grupos suspeitos no Paraná. Ao mesmo tempo o Supremo adia para o dia 4 de abril o julgamento do pedido de habeas corpus do ex- presidente Lula, só que quatro dias depois os desembargadores do TRF 4 rejeitam o embargo de declaração no caso do tripléx e com isso Lula é considerado inelegível se tornando ficha suja caso seja candidato nas eleições presidenciais.







Falando em eleição começaram a surgir as pré candidaturas para a eleição de outubro. O PDT lançou Ciro Gomes como candidato no dia 7, no mesmo dia Jair Bolsonaro anuncia sua filiação ao PSL, no dia 8 Rodrigo Maia anuncia sua pré candidatura pelo DEM, no dia 10 Guilherme Boulos se lança candidato pelo PSOL, no dia 26 o empresário Flávio Rocha anuncia que vai se candidatar pelo PRB e no dia 27 Henrique Meirelles anuncia que deixa o Ministério da Fazenda pra se filiar ao MDB e Paulo Rabello de Castro anuncia que irá se candidatar pelo PSC.

A Operação Skala prende nove pessoas dentre elas quatro amigos do presidente Michel Temer: o advogado José Yunes, o ex- ministro da Agricultura e ex- deputado federal Wagner Rossi e o Coronel Lima.



Mais de um mês depois da intervenção o Rio de Janeiro segue sofrendo com a violência. Na favela da Rocinha uma chacina matou 9 pessoas e no dia 29 um ajudante de pedreiro morre com o seu filho no colo.

Resultado de imagem para Treze estados das regiões Norte e Nordeste sofrem com um apagão de quatro horas no dia 21 deixando 70 milhões de pessoas sem luz.

Treze estados das regiões Norte e Nordeste sofrem com um apagão de quatro horas no dia 21 deixando 70 milhões de pessoas sem luz. Um defeito em uma das linhas de transmissão da subestação de Belo Monte causou o apagão.



O Facebook se torna alvo de vazamento de dados cometido pela Cambridge Analytica que acessou os dados de 50 milhões de usuários para fins eleitoreiros. O caso ocorreu durante a eleição americana de 2016 e o caso fez com que a rede social perdesse US$ 50 blhões em apenas dois dias. O presidente do Facebook Mark Zuckerberg teve de se explicar.

Resultado de imagem para Pedro Pablo Kuczynski renuncia ao cargo de presidente

No Peru Pedro Pablo Kucynzki renuncia ao cargo de presidente pela acusação de receber propinas da Odebrecht. Ele havia escapado do primeiro processo de impeachment, mas desta vez não segurou o rojão. Assume o poder o vice Martin Vizcarra. Na França o ex- presidente Nicholas Sarkozy é acusado de corrupção e levado à um interrogatório por suposta doação ilegal ao ex- ditador da Líbia Muammar Kadafi.



Dois espiões russos sofrem envenenamento em Londres e o caso gera tensão diplomática entre os países europeus e a Rússia. A primeira ministra britânica Thereza May ordenou a expulsão de 23 diplomatas russos, o troco veio três dias depois quando Vladmir Putin ordena a expulsão de 23 diplomatas e o fechamento do consulado britãnico em Moscou. Putin acabaria sendo reeleito em eleição suspeita.

Resultado de imagem para Tônia Carrero

Atriz de sucesso no teatro e televisão Tônia Carrero fez parte de 54 peças teatrais, 19 filmes e 15 novelas, mas não aparecia em público desde 2012. Tônia Carrero foi internada para uma cirurgia cardíaca, mas não resistiu e morre no dia 3 aos 95 anos.



Hubert de Givenchy dominou durante três décadas o cenário da moda e suas roupas foram usadas por estrelas de Hollywood. Ele morre no dia 10 aos 91 anos.

Resultado de imagem para Bebeto de Freitas

Bebeto de Freitas começou carreira como jogador de vôlei e no começo dos anos 80 foi técnico da seleção brasileira sendo o impulsionador da transformação do vôlei em segundo esporte na preferência dos brasileiros com a Geração de Prata que foi vice campeã mundial e olímpica. Na década de 90 foi campeão mundial com a seleção italiana, depois foi pro futebol onde foi manager do Atlético Mineiro e presidente do Botafogo. De volta ao Galo era diretor administrativo e no dia 13 depois de participar de um evento na Cidade do Galo passou mal e teve um infarto fulminante. Bebeto de Freitas morria aos 68 anos.



O físico inglês Stephen Hawking superou a esclerose lateram amiotrófica que não limitou sua capacidade intelectual, teve como campos de pesquisa a cosmologia teórica e a gravidade quântica e apontou buracos negros que geravam ondas de radiação e escreveu livros como Uma breve história do tempo. Stephen Hawking morreu no dia 14 aos 76 anos devido à complicações de sua doença degenerativa.

Resultado de imagem para Carlos Eduardo Miranda

Produtor musical e ultimamente jurado no reality Ídolos no SBT Carlos Eduardo Miranda morre no dia 22 aos 56 anos. Nos anos 80 lançou o selo Banguela Records e nos anos 90 lançou as bandas Skank, O Rappa e Raimundos e recentemente a cantora paraense Gaby Amarantos, mas ele se popularizou por ter participado do júri dos programas Astros, Qual o seu talento e Ídolos entre 2006 e 2007.

Outras mortes do mês: Davide Astori (4 de março), zagueiro da Fiorentina, Reynaldo Bignone (7 de março), último general da ditadura na Argentina que assumiu após a Guerra das Malvinas em 1982 e comandou a transição para a posse de Raúl Alfonsin em 1983 quando o regime militar acabou, Cátia Pedrosa (20 de março), ex- Miss Brasil e Toninho Drummond (24 de março), jornalista mineiro que implantou na Rede Globo Brasília o jornalismo político de rede além de ser o criador do Bom Dia Brasil.

O quadro retorna em abril.

Postar um comentário

0 Comentários