O quadro O Mês em Resumo traz os principais acontecimentos que marcaram o mês de fevereiro.
Em mais um capítulo da degradação administrativa o Rio de Janeiro se tornou alvo de intervenção federal. A onda de violência teve mortes estúpidas no começo do mês com uma menina de 3 anos que morreu baleada numa tentativa de assalto e do garoto Wesley de 3 anos vítima de bala perdida. A onda violenta não poupou nem mesmo o Carnaval onde foram registrados atos violentos e arrastões e o descontrole levou o governo a decretar intervenção federal no estado sob o comando do general Walter Braga Neto. Ao mesmo tempo é criado o Ministério da Segurança pública que tem como ministro Raul Jungmann e em seu primeiro ato demitiu o diretor geral da PF Fernando Segóvia. Com a medida da intervenção a reforma da previdência foi adiada para o próximo governo.
Ainda no Rio um forte temporal no dia 14 deixou quatro pessoas mortas. O prefeito Marcelo Crivella estava em viagem na Europa e quando voltou ouviu reclamações de parte da população porque sua mãe foi internada em um hospital e os pacientes reclamaram do tratamento diferenciado.
O apresentador Luciano Huck anuncia que não vai mesmo disputar a presidência da República em outubro. Diante de especulações ele decidiu continuar na Rede Globo e declinou do convite do PPS.
Depois de uma guerra jurídica o PTB desistiu de indicar Cristiane Brasil para ocupar o cargo de ministra do trabalho. Cristiane havia sido indicada e nem chegou a tomar posse. Uma série de denúncias e a guerra com o Judiciário motivou a desistência.
Em São Paulo Jéssica Monteiro foi presa junto de seu bebê recém nascido durante o Carnaval. Ela ganhou um habeas corpus e saiu da cela onde ficou na 8ª Delegacia do Brás.
No dia 6 parte da pista que liga o Eixão Sul com o Centro de Brasília desabou. Felizmente não houve vítimas, dois dias antes na quadra 210 Norte um desabamento de uma laje causou estragos em vários carros. O governador Rodrigo Rollemberg admitiu que o local precisava de manutenção. Alertas emitidos pelo TCU desde 2011 apontavam que o local corria risco de desabamento.
Um novo caso de contaminação ambiental de rejetos, desta vez foi em Bacarema, no Pará. Um duto clandestino foi o causador do vazamento de rejetos de bauxita contaminando a água na região.
Na Rússia um avião bimotor modelo Antonov caiu minutos depois de decolar matando todos os 71 ocupantes. No Irã 66 pessoas perderam a vida em outro acidente aéreo.
Acuado por denúncias de corrupção Jacob Zuma renuncia à presidência da África do Sul e o vice Cyril Ramaphosa irá completar o mandato que termina no ano que vem.
Novamente o terror dentro de uma escola abala os Estados Unidos, desta vez foi em Parkland, na Flórida. Nikolas Cruz de 19 anos atirou e matou 17 pessoas no Colégio Stoneman Douglas no dia 14. Ele havia sido expulso do colégio por indisciplina e decidiu se vingar.
As duas Coreias se uniram e competiram como delegação única nos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang. A edição reuniu 95 países e a Noruega ficou na frente com 14 ouros e 39 medalhas. O Brasil tem como melhores resultados a chegada de Isadora Williams que foi pra final da patinação artística individual feminina e o 23º lugar do quarteto do bobsled. A Rússia que havia sido suspensa competiu com a delegação de Atletas Olímpicos da Rússia.
Depois de quase oito anos ausente das bancas o Jornal do Brasil retornou sua edição impressa no dia 25. Em sua nova fase o jornal comandado por Omar Peres promete manter a mesma qualidade de antigamente e a resposta do público foi positiva com todos os exemplares vendidos em questão de horas.
Com grande atuação do quarterback Nick Foles o Philadelphia Eagles ganhou pela primeira vez o título do Super Bowl derrotando na final o New England Patriots por 41 x 33.
Uma fissura tirou Neymar dos amistosos da seleção em março contra Rússia e Alemanha. Foi durante um jogo do Paris Saint Germain. Ele será operado para colocar um pino e retornará em maio antes da Copa do Mundo.
O carnaval de 2018 ficará marcado pelo protesto e foi protestando que a Beija Flor de Nilópolis foi campeã no Rio de Janeiro com uma crítica à pobreza e a miséria. O vice campeonato ficou com a surpreendente Paraíso do Tuiuti que trouxe um enredo sobre os 130 anos de escravidão. Em São Paulo a Acadêmicos do Tatuapé ficou com o bicampeonato nos critérios de desempate cantando o Maranhão.
Dentre as mortes do mês destacam - se a do ator Oswaldo Loureiro (3 de fevereiro) que participou de 33 filmes no cinema e vários trabalhos na televisão, mas não atuava desde 2011 devido ao mal de Alzheimer e do pregador americano Billy Graham (21 de fevereiro), conselheiro de vários presidentes americanos.
O quadro retorna em março e espero ter dias melhores depois de um terrível mês.
Sobre o carnaval carioca tivemos mais uma vez virada de mesa e Grande Rio e Império Serrano que haviam sido rebaixadas vão permanecer no Grupo Especial e o desfile do ano que vem terá 14 escolas. As duas escolas não caíram por causa da crise econômica e foi um pedido do prefeito Marcelo Crivella que é avesso ao evento tanto é que ele não foi nos dois últimos carnavais.
ResponderExcluir