O Mês em Resumo: Intervenção na segurança do Rio, acidente com viaduto paralisa Brasília e terror volta a atormentar escola nos EUA

O quadro O Mês em Resumo traz os principais acontecimentos que marcaram o mês de fevereiro.




Em mais um capítulo da degradação administrativa o Rio de Janeiro se tornou alvo de intervenção federal. A onda de violência teve mortes estúpidas no começo do mês com uma menina de 3 anos que morreu baleada numa tentativa de assalto e do garoto Wesley de 3 anos vítima de bala perdida. A onda violenta não poupou nem mesmo o Carnaval onde foram registrados atos violentos e arrastões e o descontrole levou o governo a decretar intervenção federal no estado sob o comando do general Walter Braga Neto. Ao mesmo tempo é criado o Ministério da Segurança pública que tem como ministro Raul Jungmann e em seu primeiro ato demitiu o diretor geral da PF Fernando Segóvia. Com a medida da intervenção a reforma da previdência foi adiada para o próximo governo.

Imagem relacionada

Ainda no Rio um forte temporal no dia 14 deixou quatro pessoas mortas. O prefeito Marcelo Crivella estava em viagem na Europa e quando voltou ouviu reclamações de parte da população porque sua mãe foi internada em um hospital e os pacientes reclamaram do tratamento diferenciado.



O apresentador Luciano Huck anuncia que não vai mesmo disputar a presidência da República em outubro. Diante de especulações ele decidiu continuar na Rede Globo e declinou do convite do PPS.


Depois de uma guerra jurídica o PTB desistiu de indicar Cristiane Brasil para ocupar o cargo de ministra do trabalho. Cristiane havia sido indicada e nem chegou a tomar posse. Uma série de denúncias e a guerra com o Judiciário motivou a desistência.

Resultado de imagem para Jéssica Monteiro foi presa junto de seu bebê recém nascido durante o Carnaval

Em São Paulo Jéssica Monteiro foi presa junto de seu bebê recém nascido durante o Carnaval. Ela ganhou um habeas corpus e saiu da cela onde ficou na 8ª Delegacia do Brás.


No dia 6 parte da pista que liga o Eixão Sul com o Centro de Brasília desabou. Felizmente não houve vítimas, dois dias antes na quadra 210 Norte um desabamento de uma laje causou estragos em vários carros. O governador Rodrigo Rollemberg admitiu que o local precisava de manutenção. Alertas emitidos pelo TCU desde 2011 apontavam que o local corria risco de desabamento.


Um novo caso de contaminação ambiental de rejetos, desta vez foi em Bacarema, no Pará. Um duto clandestino foi o causador do vazamento de rejetos de bauxita contaminando a água na região.

Resultado de imagem para um avião bimotor modelo Antonov caiu minutos depois de decolar matando todos os 71 ocupantes

Na Rússia um avião bimotor modelo Antonov caiu minutos depois de decolar matando todos os 71 ocupantes. No Irã 66 pessoas perderam a vida em outro acidente aéreo.

Resultado de imagem para Jacob Zuma renuncia à presidência da África do Sul

Acuado por denúncias de corrupção Jacob Zuma renuncia à presidência da África do Sul e o vice Cyril Ramaphosa irá completar o mandato que termina no ano que vem.


Resultado de imagem para Nikolas Cruz de 19 anos atirou e matou 17 pessoas no Colégio Stoneman Douglas

Novamente o terror dentro de uma escola abala os Estados Unidos, desta vez foi em Parkland, na Flórida. Nikolas Cruz de 19 anos atirou e matou 17 pessoas no Colégio Stoneman Douglas no dia 14. Ele havia sido expulso do colégio por indisciplina e decidiu se vingar.


As duas Coreias se uniram e competiram como delegação única nos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang. A edição reuniu 95 países e a Noruega ficou na frente com 14 ouros e 39 medalhas. O Brasil tem como melhores resultados a chegada de Isadora Williams que foi pra final da patinação artística individual feminina e o 23º lugar do quarteto do bobsled. A Rússia que havia sido suspensa competiu com a delegação de Atletas Olímpicos da Rússia.



Depois de quase oito anos ausente das bancas o Jornal do Brasil retornou sua edição impressa no dia 25. Em sua nova fase o jornal comandado por Omar Peres promete manter a mesma qualidade de antigamente e a resposta do público foi positiva com todos os exemplares vendidos em questão de horas.

Resultado de imagem para Philadelphia Eagles ganhou pela primeira vez o título do Super Bowl

Com grande atuação do quarterback Nick Foles o Philadelphia Eagles ganhou pela primeira vez o título do Super Bowl derrotando na final o New England Patriots por 41 x 33.


Uma fissura tirou Neymar dos amistosos da seleção em março contra Rússia e Alemanha. Foi durante um jogo do Paris Saint Germain. Ele será operado para colocar um pino e retornará em maio antes da Copa do Mundo.

Resultado de imagem para Beija Flor de Nilópolis foi campeã no Rio de Janeiro com uma crítica à pobreza e a miséria.

Resultado de imagem para Em São Paulo a Acadêmicos do Tatuapé ficou com o bicampeonato

O carnaval de 2018 ficará marcado pelo protesto e foi protestando que a Beija Flor de Nilópolis foi campeã no Rio de Janeiro com uma crítica à pobreza e a miséria. O vice campeonato ficou com a surpreendente Paraíso do Tuiuti que trouxe um enredo sobre os 130 anos de escravidão. Em São Paulo a Acadêmicos do Tatuapé ficou com o bicampeonato nos critérios de desempate cantando o Maranhão.



Dentre as mortes do mês destacam - se a do ator Oswaldo Loureiro (3 de fevereiro) que participou de 33 filmes no cinema e vários trabalhos na televisão, mas não atuava desde 2011 devido ao mal de Alzheimer e do pregador americano Billy Graham (21 de fevereiro), conselheiro de vários presidentes americanos.

O quadro retorna em março e espero ter dias melhores depois de um terrível mês.

Postar um comentário

1 Comentários

Kleber Nunes disse…
Sobre o carnaval carioca tivemos mais uma vez virada de mesa e Grande Rio e Império Serrano que haviam sido rebaixadas vão permanecer no Grupo Especial e o desfile do ano que vem terá 14 escolas. As duas escolas não caíram por causa da crise econômica e foi um pedido do prefeito Marcelo Crivella que é avesso ao evento tanto é que ele não foi nos dois últimos carnavais.