Retrospectiva 2017: A tímida recuperação econômica brasileira

A Retrospectiva 2017 continua e vamos destacar hoje os principais destaques econômicos do ano.

O Brasil sai timidamente da crise

Ministro Henrique Meirelles: Fazenda revisou projeção de alta do PIB de 2018 de 2% para 3%


Henrique Meirelles segue comandando a economia brasileira só que o desemprego ainda assusta

O Brasil parece que está saindo aos poucos da crise e da recessão. Em 2017 a economia brasileira deu os primeiros passos para estancar a crise de vez. Apesar de enfrentar uma grave crise política o presidente Michel Temer e a equipe econômica tomaram medidas que agradaram o mercado, por outro lado questões importantes como a Reforma da Previdência ficarão para o começo do próximo ano. A Taxa Selic chegou ao nível mais baixo desde o início das medições há 60 anos atrás e os juros terminam o ano com 7% no menor índice histórico registrado. A inflação terminará o ano abaixo dos 4% e o PIB vem registrando sucessivas taxas de crescimento, ainda assim menores. Uma outra medida que fez a economia aquecer foi a liberação de R$ 44 bilhões das contas inativas do FGTS.
Por outro lado os índices de desemprego ainda não diminuíram e o ano termina com mais de 11 milhões de desempregados. Em dezembro foi divulgado um estudo apontando que quase 25 milhões de pessoas vivem com menos de R$ 220 por mês e entre os jovens brasileiros 41 milhões não trabalham nem estudam, números atribuídos à alta do desemprego.

A operação que abalou o setor de carnes



Operação Carne Fraca deixou abalado o setor e teve políticos envolvidos

No dia 17 de março o setor de carnes sofreu um forte abalo com a deflagração da Operação Carne Fraca da Polícia Federal. O escândalo afetou as empresas dominantes no setor - JBS e BRF que foram acusadas de adulterar a carne para venda nos mercados interno e externo. As empresas foram acusadas de colocar nas carnes estragadas produtos cancerígenos adulterando o peso e mudando as datas de vencimento dos produtos. Com o impacto as ações das duas empresas líderes tiveram quedas no Ibovespa e alguns países chegaram a suspender as importações de carne brasileira. Ao todo 63 pessoas foram indiciadas.

Uma nova realidade para o trabalhador


Reforma trabalhista foi aprovada, mas os seus efeitos ainda não foram conhecidos

A reforma trabalhista entrou em vigor em novembro e entre os pontos polêmicos a adoção do trabalho intermitente sem horário fixo, adoção da jornada de trabalho de 12 x 36 e o imposto sindical deixando de ser obrigatório.


Greve geral marcada pela CUT e centrais sindicais não surtiu o efeito esperado

Em 28 de abril a greve geral organizada pelas centrais sindicais contra a Reforma da Previdência do governo Temer paralisou as atividades em 150 cidades e houve confrontos entre manifestantes e policiais com uma pessoa ferida em Goiânia. Uma outra Greve Geral ocorrida em junho não obteve a mesma repercussão da greve de abril.

O maior ataque da era cibernética 


Tela de um dos computadores infectados pelo Wanna Cry que deixou prejuízos em mais de 300 mil computadores em todo mundo

O ano de 2017 registrou o maior ataque cibernético da história. Mais de 300 mil computadores em todo o mundo foram afetados pelo ransomware Wanna Cry que infecta e criptografa dados. O Wanna Cry causou prejuízos aos usuários do sistema operacional Windows da Microsoft. Ainda na tecnologia a moeda virtual bitcoin estreou vendendo ações na Bolsa americana com enorme sucesso.

O impulso do FGTS


Saques do FGTS ajudaram a impulsionar a economia que se recupera timidamente

Em 2017 os brasileiros contaram com uma mãozinha do governo e ajudaram a aquecer a economia. A liberação do dinheiro das contas inativas do FGTS fez com que as pessoas voltassem a ter crédito impulsionando o PIB no segundo e terceiro trimestres.

A retrospectiva segue amanhã com os destaques nacionais.

Postar um comentário

0 Comentários