O Mês em Resumo: As flechadas da política, forças armadas ocupam favela, México sofre com terremotos e tensão entre EUA e Coreia do Norte

O quadro O Mês em Resumo traz os fatos mais marcantes do mês de setembro.



Setembro foi o mês das flechadas vindas por todos os lados. No dia 4 o então procurador geral Rodrigo Janot dispara sua flecha contra a turma da JBS ameaçando anular o acordo de delação dos irmãos Joesley e Wesley Batista, pois ambos omitiram informações. Os dois foram presos pela PF juntamente de Ricardo Saud por decisão do ministro Edson Fachin do STF, relator da Lava Jato. Antes de sair Janot denuncia Lula, Dilma, Temer e a cúpula do PMDB pelo crime de organização criminosa e Lula, Dilma e Temer por obstrução de justiça.


No dia 5 a Polícia Federal encontra grande quantidade de dinheiro em um imóvel pertencente à Geddel Vieira Lima na maior apreensão de dinheiro da história do país. O valor da dinheirama é superior à R$ 51 milhões.


No dia 6 em depoimento ao juiz Sérgio Moro o ex-ministro Antonio Palocci afirma que o ex- presidente Lula tinha pacto de sangue com a Odebrecht e no pacote estavam o tão falado sítio de Atibaia e o terreno no valor de R$ 300 milhões. Lula contra atacou dizendo que Palocci é frio e calculista além de simulador. Ele decide se desfiliar do PT antes mesmo do processo de expulsão.


O ex- governador do Rio Anthony Garotinho foi preso enquanto fazia o seu programa de rádio no Rio. Garotinho foi preso por ter feito ameaças à um juiz e ele foi conduzido via tornozeleira eletrônica.


E em mais uma flechada o STF decide suspender o mandato do senador Aécio Neves, acusado de corrupção passiva e obstrução de justiça.


A flecha da justiça atinge também o esporte. O presidente do COB Carlos Arthur Nuzman foi à PF no dia 5 esclarecer a acusação de compra de votos na escolha do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016 num desdobramento da Lava Jato. O MP aponta que o esquema teve Nuzman como ponte de ligação do esquema de propinas do ex- governador Sérgio Cabral.


O Rio de Janeiro em guerra contra o tráfico. A disputa pelo poder na favela da Rocinha leva pânico à comunidade e no dia 22 o governo decide enviar tropas das Forças Armadas à favela durante uma semana.


O médico Farah Jorge Farah é encontrado morto em sua residência e usando roupas femininas. Farah foi condenado à 14 anos de prisão por ter matado e esquartejado a amante. O crime ocorreu em 2003.



Tensão entre EUA e Coreia do Norte. O país asiático testa no início do mês uma nova bomba nas proximidades do Japão. Em discurso na Assembleia Geral da ONU o presidente Donald Trump diz que atacaria o país caso seja ameaçado.


O México sofreu novamente com os terremotos. Neste mês foram três tremores de terra. O primeiro no dia 7 atinge a região de Chiapas e Oaxaca com magnitude 8.1 na  Escala Richter deixando 98 mortes, no dia 19 um outro tremor de magnitude 7,1 devasta a região de Puebla no mesmo dia em que há 32 anos um terremoto deixou 10 mil mortos, neste tivemos 358 mortes e  no dia 23 um outro tremor de magnitude 6,1 deixa duas pessoas mortas por infarto. Nos Estados Unidos e no Caribe o Furacão Irma deixa um rastro de destruição e 90 pessoas mortas.


A técnica da seleção feminina Emily Lima foi demitida do cargo menos de um ano depois de assumir o comando. Sua saída gera uma rebelião das jogadoras e quatro delas decidem não vestir mais a camisa da seleção, entre elas Cristiane.


O americano Josef Newgarden se tornou o campeão da Fórmula Indy ao chegar em segundo lugar na etapa de Sonoma. Newgarden conquista o título em seu ano de estreia na Penske. Hélio Castroneves termina o campeonato em quarto lugar.




O Cruzeiro conquistou o pentacampeonato da Copa do Brasil ao vencer nos pênaltis o Flamengo. O goleiro Fábio vira herói ao defender a cobrança de Diego. Este foi o segundo título de Mano Menezes na competição e com o título o clube mineiro se iguala ao Grêmio e garante vaga na Libertadores do próximo ano.


Rogéria nasceu Astolfo Pinto e começou carreira como maquiadora, mas brilhou nos palcos do teatro, cinema e televisão onde foi jurada em diversos programas de auditório. Ela havia sido internada em julho, mas seu quadro se agravou pra um choque séptico e no dia 4 um novo choque séptico a matou aos 74 anos.


Marcelo Rezende começou carreira no jornalismo esportivo impresso onde cobriu duas Copas do Mundo e chegou à televisão em 1987 na Rede Globo. Nos anos 90 mudou pra área policial e revelou ser um grande jornalista investigativo. Em 1997 foi dele a reportagem exibida no Jornal Nacional que denunciou o abuso de policiais na Favela Naval. Em 1999 estreou como apresentador do Linha Direta, depois teve passagens pela Rede TV!, Band e por duas vezes na Record TV, a última à frente do Cidade Alerta onde se reinventa com doses maciças de humor em meio à matérias pesadas e os bordões caem na boca do povo, um deles, Corta pra mim vira nome de biografia. Marcelo Rezende lutava contra um câncer no pâncreas e no fígado descoberto há quatro meses, mas no dia 16 ele morre devido à complicações do câncer.


O empresário americano Hugh Hefner fundou a revista Playboy, sinônimo de mulheres nuas em todo o mundo e foi casado três vezes, a última com uma mulher 60 anos mais nova. Hefner morre aos 91 anos no dia 27.

Outras mortes do mês: Harry Dean Stanton (15 de setembro), ator que atuou nos filmes Alien e Twin Peaks, Laudir de Oliveira (17 de setembro), percussionista, Charles Bradley (23 de setembro), cantor que iria se apresentar no Rock in Rio, Wianey Carlet (29 de setembro), jornalista esportivo gaúcho que atuou nas rádios Gaúcha e Guaíba, Solange Badim (29 de setembro), atriz que fez papel de destaque em Salve Jorge (2012) e Célia (30 de setembro), cantora que gravou quatro discos e revelada por Flávio Cavalcanti.

O quadro retorna em outubro.

Postar um comentário

0 Comentários