Pular para o conteúdo principal

O Mês em Resumo: Lista de Fachin abala Brasília, Trump ataca a Síria e música fica de luto com as mortes de Jerry Adriani e Belchior

O quadro O Mês em Resumo que deveria ser publicado no dia 30 de abril será publicado hoje, dia 7 de maio e traz os principais fatos que marcaram o mês de abril.


Foi como uma bomba. No dia 11 o jornal O Estado de S. Paulo divulga em primeira mão a lista de investigados do ministro Edson Fachin. Ele determinou abertura de inquérito para 83 políticos envolvidos nas delações da Odebrecht. Na lista aparecem senadores, deputados, ex- presidentes e 8 ministros do governo Temer. O conteúdo das delações revela que a empreiteira comprou toda a cúpula do governo, da Câmara dos Deputados e criou um poder paralelo. Ao mesmo tempo o Senado aprova o fim do foro privilegiado.

O julgamento da chapa que reelegeu Dilma Rousseff é adiado pelo STF que pediu mais tempo pra analisar novas provas. Caso a chapa seja cassada uma eleição indireta será marcada.


A Greve Geral organizada no dia 28 por centrais sindicais não mobiliza o esperado e é marcada por protestos contra a reforma trabalhista que passa na Câmara. E o IBGE divulga que no primeiro trimestre o país possui 14 milhões de desempregados.





O ator José Mayer é afastado após a figurinista Susslem Tonani denunciá - lo por assédio sexual nos bastidores de A Lei do Amor. O caso mobiliza as mulheres que lançam nas redes sociais a campanha #mexeu com uma, mexeu com todas. Já o médico Marcos Harter foi indiciado por lesão corporal e agrediu a participante Emilly Araújo que foi a vencedora do Big Brother Brasil 17. Ele acabou sendo expulso do programa.

Numa onda de violência o Rio de Janeiro sofre com duas mortes causadas pelo tráfico. Um menino de 13 anos morre com uma bala perdida no dia 24, dois dias depois um adolescente de 16 anos é morto por um tiro de fuzil. No Paraguai um assalto terminou com quatro mortes, sendo três criminosos do PCC.


Durou pouco tempo a liberdade do goleiro Bruno Fernandes. No dia 25 O STF revoga o habeas corpus e Bruno volta pra prisão. Dias antes ele havia estreado pelo Boa Esporte, mas o contrato foi rescindido assim que ele voltou pra cadeia. Bruno foi condenado pelo assassinato de Eliza Samúdio em 2010.


Em sua primeira intervenção bélica no poder o presidente americano Donald Trump atacou bases militares na Síria. Foi a resposta ao ataque covarde com armas químicas em Idlib. Oitenta pessoas morreram nos ataques.


Em São Petersburgo 14 pessoas morreram nas explosões de bombas na estação de metrô. Os atentados foram atribuídos ao Estado Islâmico. Na França duas pessoas morreram em um tiroteio às vésperas da eleição presidencial que ocorreu no dia 23. Emanuelle Macrón e Marine Le Pen disputam o segundo turno.


Mais uma notícia ruim pro esporte brasileiro pós Olimpíada. A Polícia Federal realiza uma operação que desmonta um esquema de corrupção na Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos. O presidente Coaracy Nunes e mais duas pessoas foram presas, acusadas de desviar dinheiro da Confederação.



A MPB perde em abril dois talentosos músicos. No dia 23 morre Jerry Adriani, ídolo da Jovem Guarda e que fez sucesso com canções em italiano e português e seu maior sucesso foi Doce Doce Amor, escrita por Raul Seixas de quem foi parceiro e amigo e que seria homenageado este ano com uma turnê, mas o câncer detectado há pouco tempo acabou matando. No dia 30 o cearense Belchior morre devido ao rompimento da aorta no Rio Grande do Sul. Autor de grandes clássicos da MPB como Apenas um Rapaz Latino Americano e Como Nossos Pais, imortalizada na voz de Elis Regina chegou a ficar recluso por dez anos devido á dividas financeiras. Ambos tinham 70 anos.


A embaixatriz Lúcia Flecha de Lima foi a melhor amiga da Princesa Diana nos últimos anos de vida da princesa. Ao lado do marido, o embaixador Paulo Tarso de Lima esteve na embaixada brasileira em Washington, Londres, Paris e Roma e presidiu a Casa do Candango além de ser secretária de Turismo. Lutava desde o ano passado contra um câncer no colo do útero falecendo no dia 2 aos 76 anos.


O jornalista político Carlos Chagas em quase 60 anos de carreira acompanhou de perto os bastidores da política, foi secretário de imprensa no governo Costa e Silva na ditadura e passou por vários órgãos de comunicação como os jornais O Globo e Estadão e nas emissoras de TV Manchete, SBT e CNT. Sua filha Helena foi ministra da Comunicação Social no governo Dilma. Às vésperas de completar 80 anos ele teve uma parada cardíaca que o matou no dia 26 aos 79 anos.



O mês ainda teve as mortes de Jonathan Demme (26 de abril), diretor de O Silêncio dos Inocentes, ganhador do Oscar de Melhor Filme de 1991 e do ex - jogador de futebol americano Aaron Hernandez (19 de abril), acusado de assassinato em 2013 no auge de sua curta carreira e condenado à prisão perpétua acabou cometendo suicídio.

O quadro volta em maio no ritmo normal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Bela do Domingo: Flávia Alvarenga

Em sua penúltima edição, o quadro A Bela do Domingo traz hoje a jornalista Flávia Alvarenga.



Formada em Jornalismo pela Universidade de Brasília, Flávia Alvarenga está há dez anos na Rede Globo de Brasília e começou sua carreira sendo produtora de reportagem no DF TV 1ª edição em 2002, ano em que se formou.









Em 2004 o formato da previsão do tempo foi mudado e Flávia assumiu a apresentação do quadro nos telejornais locais. Em 2005 passa a fazer reportagens de rua e acumula ainda a apresentação do bloco local do Globo Esporte até outubro de 2008. A jornalista também pode ser vista eventualmente na previsão do tempo do Jornal Nacional e nos outros telejornais. Atualmente está à frente do Bom Dia DF, telejornal que vai ao ar às 6:30 da manhã.

No domingo que vem tem a última Bela do Domingo da temporada de 2011.

A Bela do Domingo: Cecília Malan

O quadro A Bela do Domingo de hoje traz a jornalista Cecília Malan.



Maria Cecília Malan nasceu em 16 de abril de 1983 e se formou em jornalismo pela PUC do Rio. Filha do ex-ministro da Fazenda Pedro Malan já morou em Nova York, Washington, Paris e Brasília quando decidiu voltar ao Brasil em 2002.









Em 2005 inicia carreira como estagiária do Bom Dia Brasil e depois virou trainee. Em 2007 se torna editora do noticiário internacional e desde 2011 atua no escritório da Globo em Londres. Primeiramente como produtora e depois passou a dividir reportagens. Dentre as coberturas mais importantes destaca - se a dos atentados ocorridos em janeiro de 2015 ao jornal Charlie Hebdo quando foi alvo de críticas nas redes sociais devido à sua demonstração de ficar com medo ao ouvir disparos de armas de fogo. E desde então participa do Bom Dia Brasil e dos demais telejornais da casa com entradas ao vivo da capital inglesa.

Semana que vem tem mais.

A Bela do Domingo: Izabella Camargo

O quadro A Bela do Domingo de hoje traz a jornalista Izabella Camargo.



Seu nome de batismo é Izabella Spaggiari Brazil Camargo, nascida em Apucarana em 1º de fevereiro de 1981. Aos 16 anos deixou sua cidade natal e veio para São Paulo onde foi uma das garotas do programa de games Fantasia no SBT entre 1997 e 1999.





Fez curso no Senac de rádio e TV, fez jornalismo na Faculdade São Judas Tadeu e pós graduação e marketing na Faculdade Cásper Líbero. Em 2003 fez programas de entretenimento na rádio Energia 97, depois na Jovem Pan. Em 2005 integrou o time de apresentadores do canal Shop Tour e em janeiro de 2006 passou a integrar o time de locutores do canal de notícias Band News onde ficou até 2009. Voltou ao SBT onde apresentou por uma semana o extinto Olha Você. Em junho do mesmo ano passou a fazer parte da equipe de jornalismo da Rede Bandeirantes.





Durante os três anos em que esteve na emissora participou do rodízio de apresentadores do Jornal da Band e ao mesmo tempo cobrindo as férias…

A Bela do Domingo: Lana Canepa

O quadro A Bela do domingo de hoje traz a jornalista Lana Canepa.


Lana Karine Prieto Canepa Mundim iniciou carreira no jornalismo como produtora, repórter e editora em uma emissora afiliada da Rede Globo no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul cobrindo assuntos de Brasília.









Em 2005 apresentou o programa independente Beleza em Foco na TV Brasília. Em 2007 se forma em Ciência Política na UnB, em 2010 se torna repórter da Globo Brasília cobrindo acontecimentos locais. Em 2012 em sua primeira passagem pela Band se torna editora e repórter do Jornal da Band, logo depois se mudou pra Curitiba onde foi professora da PUC e trabalhou para o jornal Gazeta do Povo até 2016 quando passou pela TV Justiça e depois retornou para a Band voltando a atuar como repórter de política do Jornal da Band. O seu desempenho fez com que a direção de jornalismo do canal a escolhesse para cobrir recentemente as férias de Paloma Tocci e possivelmente a licença maternidade em breve.

Semana que vem tem mais.

A Bela do Domingo: Bruna Roma

O quadro A Bela do Domingo está de volta e para abrir a temporada 2014 a primeira homenageada é a jornalista Bruna Roma.



Bruna Silva Roma nasceu em 23 de fevereiro de 1988 em Guaratinguetá, no interior do estado de São Paulo onde viveu até os 20 anos. Cursou Comunicação Social com habilitação para Jornalismo em Taubaté e em 2009 participa do programa de estagiários da Rede Globo. Durante o estágio dividiu o trabalho na capital paulista e a universidade no interior onde se forma em 2010.















Em 2010 logo que se formou passou a fazer parte da equipe de repórteres da Globo de São Paulo e ficou durante dois anos. Em janeiro de 2012 se muda pra Fortaleza onde começa a trabalhar na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo na capital cearense, três meses depois apresentou um quadro de diversão e arte no telejornal CE TV 1ª edição e em julho do mesmo ano assumiu a apresentação do Encanta Ceará que homenageia os artistas que se destacam no estado. Em julho do ano passado deixa a Verdes Mares e reto…

A Bela do Domingo: Marisy Idalino

O quadro A Bela do Domingo de hoje traz a atriz e apresentadora Marisy Idalino.



Nascida em 10 de maio de 1984 em Osasco, Marisy Idalino iniciou no balé e aos 15 anos inicia carreira no teatro. Aos 17 anos se muda pra São Paulo onde tenta fazer a faculdade de Direito, mas faltando dois anos desiste e retorna para o teatro.









Fez testes publicitários e passou para um deles na TV Gazeta onde ficou por três meses fazendo merchandising no programa Todo Seu com Ronnie Von. Depois passou por Mega TV, Record e Bandeirantes até que em 2012 ela retornou à Gazeta, primeiro no TV Culinária e depois como stand by nos programas Você Bonita, Mulheres e Revista da Cidade. Chegou a namorar com o ator Rodrigo Phavanello, mas o casamento foi cancelado a poucos dias de ser realizado.

Semana que vem tem mais.

A Bela do Domingo: Williane Rodrigues

O quadro A Bela do Domingo de hoje traz a jornalista Williane Rodrigues.



Nascida na capital federal em 10 de junho de 1981, Williane Rodrigues queria ser atriz, chegou inclusive a encenar peças, mas acabou indo para o jornalismo e antes mesmo de se formar já exercia a profissão estagiando na TV Bandeirantes e na Radiobras. Em 2002 já formada pelo CEUB inicia carreira como repórter na TV Brasília.











Poucos meses depois começou a apresentar telejornais na casa. Três anos mais tarde se muda pro SBT onde se torna editora e apresentadora do Cidade Viva. Em 2007 se torna repórter de rede para o SBT Brasil onde trazia reportagens sobre política. No fim de 2008 assume o projeto de revitalização do jornalismo local da emissora apresentando o Jornal do SBT Brasília e desde agosto de 2013 assume o comando do SBT Brasília substituindo Neila Medeiros trazendo interatividade e levando a notícia de uma forma diferenciada. Ano passado ao comentar uma notícia de que uma adolescente jogou um gato da jane…

A Bela do Domingo: Lizandra Trindade

O quadro A Bela do Domingo de hoje traz a jornalista Lizandra Trindade.



A carioca Lizandra Trindade começou a atuar no jornalismo em 2007 quando iniciou carreira como repórter do programa Agenda na Globo News.









Foram quatro anos fazendo reportagens e entrevistas com artistas. Em maio de 2010 se tornou repórter do Globo Universidade no lugar de Bianca Rothier que se mudou pra Suíça. Foram três anos apresentando reportagens sobre as profissões e o mercado de trabalho. Ano passado começou a trabalhar com esporte e atualmente é uma das repórteres da equipe da Globo no Rio de Janeiro e na maioria das vezes tem reportagens suas no Globo Esporte.

Semana que vem tem mais.

A Bela do Domingo: Mariana Becker

O quadro A Bela do Domingo de hoje traz a jornalista Mariana Becker.


Há 18 anos na Rede Globo, a jornalista gaúcha de 41 anos já viajou por 34 países desde 2007 quando passou a acompanhar o mundo da Fórmula 1.













Com carreira iniciada em 1995 na área geral, depois passando para o esporte a repórter chegou a participar de três edições do Rali dos Sertões, sendo duas delas pilotando. A sua experiência acabou levando a jornalista ao mundo da F1 a partir de 2007 quando foi escalada pela primeira vez. Desde então ela superou preconceitos e mesmo assim recebeu poucas cantadas por parte de colegas do mundo. Hoje em Interlagos, Mariana estará com o time da Globo na transmissão do Grande Prêmio do Brasil, prova que encerra a temporada 2013. Ela é casada com o produtor Jayme Britto e mora em Mônaco desde 2008.

Semana que vem tem mais.

A Bela do Domingo: Fernanda de Freitas

O quadro A Bela do Domingo de hoje traz a atriz Fernanda de Freitas.



Nascida em São José do Rio Preto em 25 de fevereiro de 1980 Fernanda de Freitas foi professora de balé por cinco anos e aos 19 anos deixou a academia onde lecionava para tentar a sorte no Rio de Janeiro e seu começo de carreira foi como uma das Garotas do Zodíaco no extinto Planeta Xuxa. A partir daí ela não deixou mais de aparecer na telinha.





Em 2002 fez sua primeira novela, Coração de Estudante no papel de Heloísa e no ano seguinte foi uma das apresentadoras da TV Globinho e fez participação em Kubanacan como Consuelo. Em 2004 fez o papel de Amanda em Como uma onda. Em 2005 fez o papel de Cathy mc Gould em Bang Bang, depois fez Pé na Jaca e Negócio da China.



A partir de então se dedica a participar de séries e programas como A Turma do Didi, S.O.S Emergência e Tapas e Beijos num papel de destaque além de reencarnar a personagem Marina da Glória que foi interpretada por Tássia Camargo na releitura da Escolinha do Pr…