Pular para o conteúdo principal

Retrospectiva 2016: Rússia vive o inferno do escândalo de doping, Murray vira nº 1 no tênis, havaiano interrompe sequência brasileira no surfe e basquete brasileiro sofre intervenção

A Retrospectiva 2016 prossegue e hoje é dia de falarmos sobre os destaques esportivos do ano. Nop ano olímpico a Rússia sofre sanções devido ao doping, no tênis temos novo rei, no vôlei o domínio do Sada, o basquete sofre intervenção e no surfe a tempestade brasileira é interrompida por um havaiano.

MMA: McGREGOR É NOME DO ANO E BRASIL TEM DOIS CAMPEÕES



Conor McGregor conquistou dois cinturões e foi o grande nome do MMA em 2016

No MMA o grande nome do ano foi o irlandês Conor McGregor que sabe ser irritante na hora da provocação, mas levou dois títulos nos penas e nos leves. Já Anderson Silva decepcionou em sua volta ao perder para o inglês Michael Bisping que meses depois seria campeão dos médios.



Amanda Nunes se tornou a primeira brasileira a ser campeã no UFC com o título dos galos

Pelo menos José Aldo recuperou o título dos penas porque foi promovido devido à subida de peso de McGregor. Entre as mulheres, pela primeira vez uma brasileira se tornou campeã, Amanda Nunes, a Leoa detém o título dos galos e vai defendê - la no próximo dia 30 contra a americana Ronda Roussey que volta ao octógono depois de perder a invencibilidade ano passado para a compatriota Holly Holm.

TÊNIS: TROCA DE REIS, SAI DJOKO E ENTRA MURRAY



O escocês Andy Murray, novo número um do tênis mundial

Novak Djokovic liderou por dois anos o ranking que agora tem novo rei,o britânico Andy Murray que ganhou em Wimbledon, o bicampeonato olímpico e o título do ATP Finals

O tênis tem novo número 1. O britânico Andy Murray desbancou Novak Djokovic e fecha 2016 no topo do ranking da ATP. Aos 29 anos Murray teve um segundo semestre impecável graças aos torneios menores, o bicampeonato olímpico no Rio e ao bicampeonato de Wimbledon. Djoko venceu os Grand Slams da Austrália e Roland Garros finalmente alcançando o Career Slam, feito concedido àquele que vence os quatro grandes torneios de tênis da temporada. O Aberto dos EUA ficou com o suúço Stan Wawrinka. O destaque negativo é para a queda de Roger Federer que pela primeira vez não figura no Top 10 do ano.

Também entre as mulheres tivemos mudança no topo, pois a americana Serena Williams foi destronada pela alemã Angelique Kerber . O Brasil tem dois jogadores no Top 10 das duplas: Bruno Soares, terceiro melhor duplista do mundo este anovenceu dois Grand Slams junto de Jamie Murray e Marcelo Melo, oitavo melhor do mundo.

VÔLEI: SADA/CRUZEIRO TEM ANO MÁGICO ONDE GANHA TUDO



Jogadores do SADA/Cruzeiro comemoram a conquista do mundial de clubes, uma deliciosa rotina para quem ganhou tudo no vôlei

No Brasil e no mundo quem manda é o Sada/Cruzeiro. A equipe mais vitoriosa na atualidade ganhou neste ano tudo que disputou: campeonato mineiro, Superliga masculina, Supercopa brasileira, Copa Brasil, Sul americano e a cereja do bolo, o Mundial de Clubes. Entre as mulheres o Rio de Janeiro levou a melhor na Superliga.

Na Liga Mundial de vôlei o Brasil chegou à final, mas foi atropelada pela Sérvia que enfim se tornou campeã depois de cinco vices e no Grand Prix feminino o Brasil se sagrou campeão pela 11ª vez na história.

BASQUETE: A BOLA FORA DA CBB E O FUTURO SOMBRIO APÓS A INTERVENÇÃO



Cena comum este ano: derrota da seleção durante a Olimpíada. Fracasso culminou com intervenção da FIBA e suspensão das competições internacionais

2016 não vai deixar saudades no basquete brasileiro. O fracasso dos times masculino e feminino na Olimpíada e a intervenção da FIBA foram as notícias mais importantes do ano. A crise financeira na CBB levou a FIBA à intervir e o Brasil acabou suspenso de todas as competições até janeiro do próximo ano. As contas da gestão de Carlos Nunes que dirige a entidade foram reprovadas e teve ainda o calote que a CBB deu à FIBA pelo não pagamento de uma cota de participação no mundial de 2014 quando o Brasil recebue o convite. Pra piorar o país desistiu de organizar a etapa brasileira do mundial 3 x 3. Na Olimpíada tanto o time masculino como o feminino fizeram um tremendo papelão sendo desclassificados na fase de grupos.

Flamengo campeão NBB8 comemoração (Foto: André Durão)

Flamengo de Marcelinho Machado foi o grande campeão do NBB

No NBB o Flamengo foi mais uma vez campeão. A decisão foi contra o Bauru em melhor de cinco jogos e o rubro negro levou o título no jogo final disputado na Arena Carioca 2 vencendo por 100 x 66.



LeBron James liderou a grande virada do Cleveland Cavaliers que virou a série sobre o Warriors se sagrando campeão na NBA

Na NBA o impossível aconteceu. O Golden State Warriors do astro Stephen Curry tinha tudo pra fechar a série final melhor de 7 jogos no quinto jogo pois vencia por 3 x 1, mas o Cleveland Cavaliers reagiu, venceu dois jogos e levou a decisão pro sétimo e decisivo confronto e comandado por LeBron James conseguiu virar e vencer a série por 4 x 3 e vitória no jogo final por 93 x 89. LeBron foi às lágrimas e realizou o desejo de vencer pelo time da cidade após o seu retorno. O ano marcou também o adeus às quadras de Kobe Bryant que se aposentou após a desastrosa campanha do Los Angeles Lakers que fez vergonha na temporada regular nem sequer chegando aos playoffs.

SURFE: JOHN JOHN INTERROMPE SÉRIE BRASILEIRA E VENCE O CIRCUITO



John John Florence desbancou brasileiros e se sagrou campeão mundial de surfe, o primeiro de um havaiano desde 2004

Depois de dois títulos seguidos com Gabriel Medina e Adriano de Souza a Brazilian Storm foi interrompida em 2016. O havaiano John John Florence quebrou a escrita que vinha desde 2004 e venceu o Circuito Mundial de Surfe na penúltima etapa em Peniche. John John venceu duas etapas no ano, dentre elas a etapa brasileira no Rio de Janeiro. Medina ficou com o vice campeonato e venceu a etapa de Fiji.

ESPORTES AMERICANOS: BRONCOS FATURA SUPER BOWL E CUBS QUEBRAM MALDIÇÃO NO BEISEBOL





Broncos vencem Panthers no Super Bowl e em Chicago festa para o Cubs que quebrou uma maldição de 108 anos vencendo a World Series

Na NFL o campeão da temporada foi o Denver Broncos que esmagou na final o Carolina Panthers por 24 x 10 com atuação da defesa, em especial Von Miller, eleito o melhor jogador da decisão. Na MLB uma maldição que durou mais de um século chegou ao fim. O Chicago Cubs esperou 108 anos para ser campeão da liga americana de beisebol ao vencer o Cleveland Indians por 8 x 7 na 10ª entrada e se sagrar campeão da World Series.

FATO DO ANO: CAI A MÁSCARA RUSSA DEPOIS DO ESCÂNDALO DO DOPING



Yelena Isinbayeva não pôde competir no Rio e se aposentou por causa do doping que baniu o país da Rio 2016 no atletismo

O grande fato esportivo do ano foi o escândalo de doping na Rússia. O inferno astral russo começou em 2015 com denúncias de que o governo russo manipulou os exames antidoping, mas em 2016 não teve perdão. O atletismo russo acabou sendo banido dos Jogos do Rio e toda a delegação foi banida da Paralimpíada. No fim do ano o COI determinou a reanálise de todo o material usado nos exames antidoping que os atletas russos passaram nos Jogos de Londres em 2012. Por conta disto o Brasil ganhou uma medalha a mais nos Jogos de Pequim, pois a Rússia foi desclassificada e o país que havia ficado em quarto lugar nos 4 x 100 feminino herdou o bronze. Uma das afetadas, apesar de não ser acusada de doping, a saltadora Yelena Isinbayeva se aposentou das pistas e não pôde competir no Brasil.

A retrospectiva segue amanhã com um super resumo das Olimpíadas Rio 2016.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Bela do Domingo: Flávia Alvarenga

Em sua penúltima edição, o quadro A Bela do Domingo traz hoje a jornalista Flávia Alvarenga.



Formada em Jornalismo pela Universidade de Brasília, Flávia Alvarenga está há dez anos na Rede Globo de Brasília e começou sua carreira sendo produtora de reportagem no DF TV 1ª edição em 2002, ano em que se formou.









Em 2004 o formato da previsão do tempo foi mudado e Flávia assumiu a apresentação do quadro nos telejornais locais. Em 2005 passa a fazer reportagens de rua e acumula ainda a apresentação do bloco local do Globo Esporte até outubro de 2008. A jornalista também pode ser vista eventualmente na previsão do tempo do Jornal Nacional e nos outros telejornais. Atualmente está à frente do Bom Dia DF, telejornal que vai ao ar às 6:30 da manhã.

No domingo que vem tem a última Bela do Domingo da temporada de 2011.

A Bela do Domingo: Izabella Camargo

O quadro A Bela do Domingo de hoje traz a jornalista Izabella Camargo.



Seu nome de batismo é Izabella Spaggiari Brazil Camargo, nascida em Apucarana em 1º de fevereiro de 1981. Aos 16 anos deixou sua cidade natal e veio para São Paulo onde foi uma das garotas do programa de games Fantasia no SBT entre 1997 e 1999.





Fez curso no Senac de rádio e TV, fez jornalismo na Faculdade São Judas Tadeu e pós graduação e marketing na Faculdade Cásper Líbero. Em 2003 fez programas de entretenimento na rádio Energia 97, depois na Jovem Pan. Em 2005 integrou o time de apresentadores do canal Shop Tour e em janeiro de 2006 passou a integrar o time de locutores do canal de notícias Band News onde ficou até 2009. Voltou ao SBT onde apresentou por uma semana o extinto Olha Você. Em junho do mesmo ano passou a fazer parte da equipe de jornalismo da Rede Bandeirantes.





Durante os três anos em que esteve na emissora participou do rodízio de apresentadores do Jornal da Band e ao mesmo tempo cobrindo as férias…

A Bela do Domingo: Cecília Malan

O quadro A Bela do Domingo de hoje traz a jornalista Cecília Malan.



Maria Cecília Malan nasceu em 16 de abril de 1983 e se formou em jornalismo pela PUC do Rio. Filha do ex-ministro da Fazenda Pedro Malan já morou em Nova York, Washington, Paris e Brasília quando decidiu voltar ao Brasil em 2002.









Em 2005 inicia carreira como estagiária do Bom Dia Brasil e depois virou trainee. Em 2007 se torna editora do noticiário internacional e desde 2011 atua no escritório da Globo em Londres. Primeiramente como produtora e depois passou a dividir reportagens. Dentre as coberturas mais importantes destaca - se a dos atentados ocorridos em janeiro de 2015 ao jornal Charlie Hebdo quando foi alvo de críticas nas redes sociais devido à sua demonstração de ficar com medo ao ouvir disparos de armas de fogo. E desde então participa do Bom Dia Brasil e dos demais telejornais da casa com entradas ao vivo da capital inglesa.

Semana que vem tem mais.

A Bela do Domingo: Bruna Roma

O quadro A Bela do Domingo está de volta e para abrir a temporada 2014 a primeira homenageada é a jornalista Bruna Roma.



Bruna Silva Roma nasceu em 23 de fevereiro de 1988 em Guaratinguetá, no interior do estado de São Paulo onde viveu até os 20 anos. Cursou Comunicação Social com habilitação para Jornalismo em Taubaté e em 2009 participa do programa de estagiários da Rede Globo. Durante o estágio dividiu o trabalho na capital paulista e a universidade no interior onde se forma em 2010.















Em 2010 logo que se formou passou a fazer parte da equipe de repórteres da Globo de São Paulo e ficou durante dois anos. Em janeiro de 2012 se muda pra Fortaleza onde começa a trabalhar na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo na capital cearense, três meses depois apresentou um quadro de diversão e arte no telejornal CE TV 1ª edição e em julho do mesmo ano assumiu a apresentação do Encanta Ceará que homenageia os artistas que se destacam no estado. Em julho do ano passado deixa a Verdes Mares e reto…

A Bela do Domingo: Marisy Idalino

O quadro A Bela do Domingo de hoje traz a atriz e apresentadora Marisy Idalino.



Nascida em 10 de maio de 1984 em Osasco, Marisy Idalino iniciou no balé e aos 15 anos inicia carreira no teatro. Aos 17 anos se muda pra São Paulo onde tenta fazer a faculdade de Direito, mas faltando dois anos desiste e retorna para o teatro.









Fez testes publicitários e passou para um deles na TV Gazeta onde ficou por três meses fazendo merchandising no programa Todo Seu com Ronnie Von. Depois passou por Mega TV, Record e Bandeirantes até que em 2012 ela retornou à Gazeta, primeiro no TV Culinária e depois como stand by nos programas Você Bonita, Mulheres e Revista da Cidade. Chegou a namorar com o ator Rodrigo Phavanello, mas o casamento foi cancelado a poucos dias de ser realizado.

Semana que vem tem mais.

A Bela do Domingo: Williane Rodrigues

O quadro A Bela do Domingo de hoje traz a jornalista Williane Rodrigues.



Nascida na capital federal em 10 de junho de 1981, Williane Rodrigues queria ser atriz, chegou inclusive a encenar peças, mas acabou indo para o jornalismo e antes mesmo de se formar já exercia a profissão estagiando na TV Bandeirantes e na Radiobras. Em 2002 já formada pelo CEUB inicia carreira como repórter na TV Brasília.











Poucos meses depois começou a apresentar telejornais na casa. Três anos mais tarde se muda pro SBT onde se torna editora e apresentadora do Cidade Viva. Em 2007 se torna repórter de rede para o SBT Brasil onde trazia reportagens sobre política. No fim de 2008 assume o projeto de revitalização do jornalismo local da emissora apresentando o Jornal do SBT Brasília e desde agosto de 2013 assume o comando do SBT Brasília substituindo Neila Medeiros trazendo interatividade e levando a notícia de uma forma diferenciada. Ano passado ao comentar uma notícia de que uma adolescente jogou um gato da jane…

A Bela do Domingo: Juliana Veiga

O quadro A Bela do Domingo de hoje traz Juliana Veiga.



Juliana Veiga tem 36 anos e é formada em Rádio e TV pela Anhembi Morumbi. Antes de ser jornalista praticou snowboard onde foi pentacampeã brasileira da modalidade.









Sua estreia como jornalista foi em 2001 quando recebeu convite do Sportv para apresentar um programa sobre esportes na neve. No ano seguinte entrou na TV Bandeirantes onde atuou no canal Band Sports e no Esporte Total em sua fase final com Nivaldo Prieto e Roberto Avallone. Em 2008 descobriu a locução e foi contratada por uma agência de publicidade e fez locução de comerciais para marcas como Rexona, Jontex, Vasenol entre outras. Na ESPN desde 2011 Juliana é apresentadora de uma das três edições do Sportscenter. Já fez um ensaio para a revista Trip e chegou a ser sondada pela Playboy.

Semana que vem tem mais.

A Bela do Domingo: Fernanda de Freitas

O quadro A Bela do Domingo de hoje traz a atriz Fernanda de Freitas.



Nascida em São José do Rio Preto em 25 de fevereiro de 1980 Fernanda de Freitas foi professora de balé por cinco anos e aos 19 anos deixou a academia onde lecionava para tentar a sorte no Rio de Janeiro e seu começo de carreira foi como uma das Garotas do Zodíaco no extinto Planeta Xuxa. A partir daí ela não deixou mais de aparecer na telinha.





Em 2002 fez sua primeira novela, Coração de Estudante no papel de Heloísa e no ano seguinte foi uma das apresentadoras da TV Globinho e fez participação em Kubanacan como Consuelo. Em 2004 fez o papel de Amanda em Como uma onda. Em 2005 fez o papel de Cathy mc Gould em Bang Bang, depois fez Pé na Jaca e Negócio da China.



A partir de então se dedica a participar de séries e programas como A Turma do Didi, S.O.S Emergência e Tapas e Beijos num papel de destaque além de reencarnar a personagem Marina da Glória que foi interpretada por Tássia Camargo na releitura da Escolinha do Pr…

A Bela do Domingo: Michelle Barros

O quadro A Bela do Domingo de hoje traz a jornalista Michelle Barros.



Michelle Barros nasceu em 15 de maio de 1979 em Maceió e é formada em jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas. Inicia carreira na TV Educativa de Alagoas como repórter e produtora. Em 2001 atua na TV Pajuçara, afiliada do SBT.











No final de 2003 se transfere para a TV Gazeta de Maceió e graças à seu desempenho em 2009 se transfere para a Globo de São Paulo. Na afiliada da Globo em Maceió ganhou notoriedade e se destaca em matérias de rede para os telejornais. Na Globo paulista segue se destacando nas reportagens locais e de rede. No ano passado por falta de apresentadores estreia na bancada do SP TV em esquema de rodízio e há um mês entrou como apresentadora eventual do Hora 1. O seu jeito descontraído e bem humorado caiu no gosto do telespectador paulista.

Semana que vem tem mais.

A Bela do Domingo: Lizandra Trindade

O quadro A Bela do Domingo de hoje traz a jornalista Lizandra Trindade.



A carioca Lizandra Trindade começou a atuar no jornalismo em 2007 quando iniciou carreira como repórter do programa Agenda na Globo News.









Foram quatro anos fazendo reportagens e entrevistas com artistas. Em maio de 2010 se tornou repórter do Globo Universidade no lugar de Bianca Rothier que se mudou pra Suíça. Foram três anos apresentando reportagens sobre as profissões e o mercado de trabalho. Ano passado começou a trabalhar com esporte e atualmente é uma das repórteres da equipe da Globo no Rio de Janeiro e na maioria das vezes tem reportagens suas no Globo Esporte.

Semana que vem tem mais.