A semana que passou ficará marcada na história do Rio de Janeiro com a prisão de dois ex- governadores em mais um capítulo do caos administrativo que o estado atravessa.
1 - Caos carioca: No mais novo capítulo da grave crise financeira e administrativa que o Rio de Janeiro atravessa nesta semana em um intervalo de 24 horas dois ex- governadores acabaram presos. Na quarta o ex- governador Anthony Garotinho foi preso preventivamente. Ele é acusado de comandar um esquema de compra de votos em Campos através do Cheque Cidadão. No dia seguinte foi a vez do ex- governador Sérgio Cabral, preso na Lava Jato, acusado de liderar um grupo que desviou R$ 224 milhões em contratos com empreiteiras. Garotinho tentou subornar para evitar a prisão e protagonizou uma cena patética ao ser transferido do Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu aos gritos para um hospital particular. Outra cena marcante é a de Sérgio Cabral com o uniforme de presidiário.
2 - Crise no governo Temer: Marcelo Calero pediu demissão do Ministério da Cultura depois de afirmar em entrevista à Folha de S. Paulo que o ministro da Secretaria de Governo Geddel Vieira Lima o acusa de pressionar para atender interesses pessoais. Assume a vaga o deputado Roberto Freire (PPS - PE).
3 - Novos cardeais: Neste sábado o Papa Francisco ordenou 17 novos cardeais, dentre eles o Arcebispo de Brasília Dom Sérgio da Rocha. Esta é a terceira ordenação de cardeais feita pelo papa em seu pontificado.
4 - Governo Trump: O presidente eleito Donald Trump começou a montar os nomes para a composição da futura equipe de seu governo. Os primeiros nomes a serem indicados foram de Mike Pompeo, indicado para diretor da CIA, a agência de inteligência, o senador Jeff Sessions como procurador geral e Michael Flynn, conselheiro aposentado vai para o Conselho de Segurança Nacional.
5 - Basquete brasileiro: A FIBA suspendeu a Confederação Brasileira de Basquete por não seguir o estatuto internacional, por desistir de organizar um evento mundial 3 x 3 e falta de controle na administração do esporte. Como se não bastasse a entidade deu calote ao não pagar a cota de participação no mundial de 2014. A suspensão vale até o dia 28 de janeiro de 2017 e abrange todas as competições internacionais.
Imagem da semana
Ao ser transferido para um hospital particular e aos berros o ex- governador Anthony Garotinho mostrou seu desequilíbrio emocional e ao mesmo tempo despreparo para encarar a prisão. O Rio pede socorro e quem paga a conta de tudo é a população, mais uma vez.
Semana que vem tem mais.
Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.