A História das Olimpíadas: 2012, Phelps e Bolt viram lendas e Brasil faz melhor campanha

A série sobre a história dos Jogos Olímpicos que durou três meses chega ao seu fim hoje falando dos jogos olímpicos de Londres em 2012.



Pela terceira vez na história Londres sediou uma edição de Olimpíada e foi uma edição lendária. 204 países marcaram presença e a cidade inglesa se preparou durante sete anos e não fez feio, pelo contrário foram jogos exuberantes em que os donos da casa fizeram uma grande campanha que o colocou na terceira posição no quadro de medalhas. 66 recordes olímpicos e 30 recordes mundiais foram quebrados.



Se em Pequim Michael Phelps já era o maior em Londres ele virou lenda. Com mais seis medalhas ele se tornou o maior atleta medalhado em todos os tempos com 22 medalhas superando o recorde da ginasta soviética Larissa Latinina, já Usain Bolt repetiu a façanha de Pequim e venceu de novo as mesmas provas: 100, 200 e revezamento 4 x 100.




O Brasil realizou em Londres sua melhor campanha olímpica até agora e ultrapassou a marca das 100 medalhas. Em Londres nossos atletas conquistaram 17 lauréis. Por três vezes o hino nacional foi ouvido em terras inglesas. Nosso primeiro ouro veio dos tatames com Sarah Menezes. Ela se tornava a primeira judoca campeã olímpica para o Brasil ao vencer a categoria ligeiro. O segundo ouro brasileiro foi também histórico para a ginástica brasileira. Arthur Zanetti conquistava a medalha de ouro nas argolas e se tornava ídolo. O terceiro ouro foi o ouro da superação para o time de vôlei feminino comandado por José Roberto Guimarães que quase foi eliminado na primeira fase, mas depois da vitória heroica sobre a Rússia o time embalou e na decisão uma vitória categórica sobre a seleção dos Estados Unidos.





O boxe brasileiro fez sucesso e trouxe três medalhas de Londres. Duas delas foram com os irmãos Esquiva (prata) e Yamaguchi Falcão (bronze) além de Adriana Araújo na estreia do boxe feminino. Nossas outras medalhas conquistadas foram: prata no futebol masculino, mais uma, no vôlei masculino, no vôlei de praia masculino com Alisson e Emanuel e na natação com Thiago Pereira nos 400 m medley. Nossas medalhas de bronze vieram no judô com Felipe Kitadai, Mayra Aguiar e Rafael Silva, na vela com Robert Scheidt e Bruno Prada na classe Star, Cesar Cielo na natação (50 m livres), no vôlei de praia feminino com Juliana e Larissa e no pentatlo moderno com Yane Marques.

Resumo

- Duração: de 27 de julho à 12 de agosto de 2012
- Países participantes: 204
- Número de atletas: 10500
- Modalidades: 30 (atletismo,badminton, basquete, boxe, canoagem, ciclismo, esgrima, futebol, ginástica, handebol, hipismo, hóquei sobre a grama, judô, levantamento de peso, lutas, nado sincronizado, natação, pentatlo moderno, polo aquático, remo, saltos ornamentais, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro, tiro com arco, triatlo, vela, vôlei e vôlei de praia)
- Brasil: 17 medalhas - Ouro: Sarah Menezes (judô - ligeiro), Arthur Zanetti (ginástica - argolas) e equipe de vôlei feminino. Prata: Esquiva Falcão (boxe), Thiago Pereira (natação - 400 m medley), vôlei masculino, futebol masculino e Alison e Emanuel (vôlei de praia masculino). Bronze: Cesar Cielo (natação - 50 m livres), Adriana Araújo e Yamaguchi Falcão (boxe), Robert Scheidt/Bruno Prada (vela - classe Star), Juliana/Larissa (võlei de praia feminino), Yane Marques (pentatlo moderno), Felipe Kitadai (judô - ligeiro), Mayra Aguiar (judô - meio pesado) e Rafael Silva (judô - pesados)

Quadro de medalhas

PaísOuroPrataBronzeTotal
Estados Unidos462929104
China38272388
Reino Unido29171965
Rússia24263282
Coreia do Sul138728
Alemanha11191444
França11111234
Itália891128
Hungria84517
10ºAustrália7161235
22ºBrasil35917

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 
E assim chegamos ao fim de nossa série. Dentro de dez dias uma nova história olímpica será escrita em solo brasileiro. Novos heróis e lendas estarão surgindo no Rio de Janeiro e aqui a história será diferente na primeira Olimpíada na América do Sul.

Postar um comentário

0 Comentários