A História das Olimpíadas: 2000, organização impecável e fiasco brasileiro

Excepcionalmente hoje a série sobre a história das Olimpíadas traz os jogos olímpicos de Sydney 2000.




Pela segunda vez a Austrália sediou uma edição de Olimpíada. A última edição do século XX bateu todos os recordes numéricos: atletas, jornalistas, países, esportes, voluntários, etc. A organização impecável fez com que fosse sugerida a ideia de organizar sempre os jogos em Sydney. A ecologia foi a grande preocupação dos organizadores. A baía de Homebush, antes o maior esgoto australiano sofreu uma enorme transformação e virou um parque natural, bem ao contrário da Baía de Guanabara. O único porém ficou para o fuso horário de 14 horas de diferença fazendo com que muita gente acompanhasse as provas na madrugada.






O nadador australiano Ian Thorpe era conhecido como o Torpedo com apenas 17 anos de idade e em Sydney ganhou cinco medalhas, sendo três de ouro. A natação ainda teve como destaques os holandeses Inge de Brujin e Pieter van den Hoogenband. Cuba se destacou com dois tricampeonatos, um no vôlei feminino com a geração de Mireya Luis, considerada por muitos a melhor jogadora de vôlei em todos os tempos e no boxe com Félix Savon que se igualava à Teofilo Stevenson. No atletismo a americana Marion Jones foi destaque, mas em 2007 confessou ter atuado dopada e devolveu as cinco medalhas conquistadas.


O nadador da Guiné Equatorial Eric Moussambani foi protagonista do momento mais patético dos jogos ao cair sozinho na água e apelar para o nado cachorrinho na eliminatória dos 100 m. O seu esforço em completar a prova foi o suficiente, mas para colocar no rol dos momentos mais pitorescos da história olímpica.






O Brasil fez sua segunda melhor campanha em Olimpíadas, mas tinha um detalhe: faltou a medalha de ouro. Desde os jogos de Montreal que o país não trazia um título de campeão olímpico e esta foi a Olimpíada das decepções. Decepções que tivemos com medalhas de ouro que eram certas antes do começo dos jogos, como a do vôlei de praia feminino com Adriana Behar e Shelda que eram as líderes do ranking, mas que foram derrotadas pela dupla dona da casa e com a dupla masculina formada por Zé Marco e Ricardo que jamais havia perdido para a dupla americana que ficou com a medalha de ouro, com Guga Kuerten, eliminado pelo russo Kafelnikov no tênis e no futebol masculino, mais uma vez. Com Vanderlei Luxemburgo e Ronaldinho Gaúcho nossa seleção foi eliminada na morte súbita para Camarões que jogou com dois a menos. Robert Scheidt foi vítima de uma arapuca armada por um inglês e viu o ouro ir embora na vela - classe Laser e Torben Grael queimou uma largada e ficou com o bronze na Star. Talvez a imagem que refletiu aqueles dias decepcionantes na Austrália veio no hipismo. Rodrigo Pessoa era o grande favorito para levar o ouro mas a montaria Baloubet du Rouet refugou três vezes em um obstáculo e o ouro foi embora. Por outro lado tivemos surpresas no judô com as pratas de Tiago Camilo e Carlos Honorato e no atletismo com o time de revezamento 4 x 100 que ficou com a prata, mas que poderia virar ouro. Outras medalhas conquistadas em Sydney foram bronzes na natação como revezamento 4 x 100 m livres, no hipismo com a equipe de saltos, Sandra e Adriana no vôlei de praia feminino e com os times de basquete e vôlei feminino.

Resumo

- Duração: de 15 de setembro à 1º de outubro de 2000
- Países participantes: 199
- Nº de atletas: 10651 (6582 homens e 4069 mulheres)
- Modalidades: 28 (atletismo, badminton, basquete, boxe, canoagem, ciclismo, esgrima,futebol, ginástica, handebol, hipismo, hóquei sobre a grama, judô, levantamento de peso, lutas, nado sincronizado, natação, pentatlo moderno, polo aquático, remo, saltos ornamentais, softbol, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro, tiro com arco, triatlo, vela, vôlei e vôlei de praia)
- Brasil: 12 medalhas: prata - atletismo (revezamento 4 x 100 rasos), judô (Tiago Camilo - leve e Carlos Honorato - médio), Robert Scheidt (vela - classe Laser), vôlei de praia feminino (Adriana Behar e Shelda) e vôlei de praia masculino (Zé Marco e Ricardo) e bronze: vôlei de praia feminino (Sandra Pires e Adriana Samuel), natação (revezamento 4 x 100 livres), Torben Grael/Marcelo Ferreira (vela - classe Star), hipismo (equipe de saltos), vôlei feminino e basquete feminino.

Quadro de medalhas

CLASSIFICAÇÃO DE 2000
PAÍSOUROPRATABRONZE
ESTADOS UNIDOS40243397
RÚSSIA32282888
CHINA28161559
AUSTRÁLIA16251758
ALEMANHA13172656
FRANÇA13141138
ITÁLIA1381334
HOLANDA129425
CUBA1111729
52ºBRASIL06612

A série retorna na terça com os jogos olímpicos de Atenas em 2004.

Postar um comentário

0 Comentários