Top 5: Mais uma semana tensa na guerra do impeachment

O último Top 5 de 2015 destaca mais uma semana confusa na guerra do Impeachment com direito à socos e pontapés.


1 - Impeachment: A semana começou com a divulgação da carta em que o vice Michel Temer esculhamba a presidenta Dilma Rousseff. Na carta, Temer afirmou se cansar de ser apenas um vice decorativo. Na terça houve a votação para a escolha da comissão que vai julgar o impeachment, uma votação confusa com direito à quebra quebra e no fim a oposição venceu por 272 a 199. Aí veio a decisão do ministro Edson Fachin de suspender a tramitação. Enquanto isso Eduardo Cunha seguia manobrando para evitar sua saída da presidência da Câmara dos Deputados. A semana foi fechada com o desenho de uma articulação entre o governo e o Senado para que Renan Calheiros possa abortar o processo de impeachment.


2 - Lula: A Operação Zelotes da Polícia Federal intimou o ex- presidente Lula à depor sobre venda de trechos para aprovação de medidas provisórias, dentre elas a do grupo CAOA. O seu filho Luís Cláudio também vem sendo investigado pelo MP por suas relações com a empresa Marcondes & Maltoni que comprava trechos das medidas provisórias.

O presidente da França, Francois Hollande, o chanceller francês, Laurent Fabius, e o secretário-geral da ONUBan Ki-moon aplaudem após proposta de acordo para a COP21

3 - Conferência do Clima: Neste sábado na Conferência do Clima de Paris os países chegaram a um acordo climático que visa aumentar a temperatura do planeta em até 2º C e limitar o aumento em até 1,5º C. Caso o acordo seja aprovado deverá vigorar a partir de 2020 substituindo o Protocolo de Kyoto.


4 - Argentina: Maurício Macri tomou posse essa semana e já começou a buscar apoio político para governar. Na posse ele pediu a união do povo argentino para participar do governo. Ele assumiu o poder depois de 12 anos de domínio da família Kirchner.


5 - Zika Vírus: A vacina contra o mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue, chicungunha e do vírus zika que causa a microcefalia começou a ser testada pelo Instituto Butantan. Essa vacina será aplicada em uma dose e combaterá os quatro vírus causados pelo mosquito. A previsão para ser comercializada é a partir de 2017.

Imagem da semana


Nossa última imagem do ano no quadro é o retrato da corrupção deslavada no nosso país. Flagrada por corrupção a empresa Hemobrás foi alvo de investigação da Polícia Federal. No momento do flagrante maços de dinheiro em notas de R$ 50 foram jogadas do alto da janela de um apartamento de um prédio de altíssimo luxo logo após a chegada dos agentes que cumpriam mandado de busca e apreensão. Que em 2016 continue a Polícia Federal a investigar a corrupção no país, é esse o meu desejo.

E assim termina a temporada do Top 5 que volta no começo de fevereiro do ano que vem.

Postar um comentário

0 Comentários