Retrospectiva 2015: Um país mergulhado na crise paga pelos erros do governo

A retrospectiva 2015 continua e hoje é dia de economia. 2015 vai ficar marcado negativamente na vida dos brasileiros como o ano em que a economia encolheu diante do festival de erros na condução da política econômica do governo que puniu duramente o bolso do brasileiro e teve como consequência a volta de um fantasma que ainda assusta, a inflação.

O monstro desperta do sono e volta a assustar os brasileiros


Preços sobem e a inflação volta aos patamares de 2003

O brasileiro viveu dias difíceis na economia e em 2015 fantasmas do passado voltaram a assustar uma geração que até então não conhecia preços altos e o dragão da inflação. Para quem pensava que o temido monstro havia morrido um ledo engano. Depois de 12 anos os índices voltaram à casa dos dois dígitos, ou seja, poderemos terminar o ano com a inflação chegando à 10%. Esse é o preço que o país paga por uma sucessão de erros cometidos pelo governo na desastrosa política econômica.

Troca de comando na Petrobras


O ex- presidente do Banco do Brasil Aldemir Bendine assumiu o comando da Petrobras

Um ano depois de ser envolvida na Operação Lava Jato a Petrobras trocou o comando da empresa. Saiu Graça Foster e entrou Aldemir Bendine. Mas o ano não foi fácil, um acidente matou oito operários em uma plataforma no Espírito Santo. O balanço de 2014 da Petrobras apresentou prejuízo de R$ 21,6 milhões, isso causado pelos desvios do Petrolão.

O ministro do ajuste ineficiente


Joaquim Levy não conseguiu ajustar a economia e sofre com o fogo amigo do PT que o quer fora do ministério da Fazenda

Joaquim Levy chegou prometendo um ajuste fiscal, mas acabou piorando as coisas. O que ele viu durante o ano foi uma economia se deteriorando com uma velocidade assustadora. O desemprego aumentou, o dólar chegou a ser cotado à 4 reais e a Taxa Selic segue sufocando o país. A consequência disso tudo foi a perda da reputação internacional duramente conquistada no governo Lula.


Alexis Tpsiras renunciou, mas voltou ao poder um mês depois

Não foi só o Brasil que sofreu com erros na economia. A Grécia rejeitou a sua saída da zona do euro e o acordo para quitar a dívida. Isso custou muito caro para o primeiro ministro Alexis Tpsiras que renunciou em agosto, mas voltou ao poder em setembro.

Quem também sofreu com a economia foi a China. O primeiro sinal de que nada ia bem foi em julho com a queda das bolsas que derrubou as ações em 30%. No dia 24 de agosto a Bolsa de Xangai despencou 8,5% e causou pânico no mundo inteiro.

Aqui no Brasil descemos do pedestal e o fosso social sofreu uma enorme queda. Entre setembro de 2014 e setembro deste ano mais de 1 milhão de pessoas sofreram queda em suas rendas enquanto 920 mil foram pra classe mais baixa, a E onde ficam os mais pobres e miseráveis, ou seja, ficamos cada vez mais pobres. E no fim do ano mais uma péssima notícia. O país avançou pouco e ficou na 75ª colocação no IDH, ficando atrás do Sri Lanka.


Página do site do eSocial causou dor de cabeça ao contribuinte 

Quem tentou acessar a internet para imprimir um simples boleto do eSocial teve muita dor de cabeça no começo de novembro. Mais de 1 milhão de pessoas tentou acessar o site para gerar o boleto, mas enfrentou erros de software que deixaram todos de cabeça inchada. Mais um erro do governo que os brasileiros foram punidos inapelavelmente.

A desastrosa política econômica do governo Dilma levou o Brasil a reviver fantasmas do passado. O PIB estagnou e pode terminar o ano com queda de 4%, a inflação deverá terminar o ano na casa dos dois dígitos e nove milhões de pessoas amargam o desemprego. E os economistas preveem um 2016 ainda mais difícil do que 2015.

FATO DO ANO: Entramos em recessão de novo


Standard & Poors não perdoou os erros e rebaixou a nota,tudo indica que a Moody's fará o mesmo em 2016 caso a economia não melhore

O desastre da política econômica fez com que a agência Standart and Pools rebaixasse a nota especulativa do Brasil para BB-, Isso fez com que o governo lançasse um pacote fiscal, mas revelou ser inútil. 2015 termina e tudo leva a crer que o próximo ano será mais complicado se continuar assim.

A retrospectiva prossegue amanhã com o noticiário nacional.

Postar um comentário

1 Comentários

Kleber Nunes disse…
E mais uma agência decidiu rebaixar o Brasil, desta vez foi a Fitch que rebaixou o país assim como a Standard and Poor's. a nota passou de BBB para BB-. Isso é o efeito nefasto da desastrosa política econômica do governo Dilma.