Retrospectiva 2015: No ano da crise, emissoras reduzem custos

A retrospectiva 2015 prossegue pra falarmos de televisão. Foi um ano difícil por conta da crise econômica que atingiu as emissoras de TV que tiveram de fazer das tripas coração para sobreviver na instabilidade.

Corte na carne



Rafinha Bastos foi vítima do corte de custos e perdeu o talk show Agora é tarde e novela turca Mil e uma noites garante bons pontos no Ibope

O ano de 2015 não foi nada fácil para a Rede Bandeirantes. O canal adotou uma medida radical e promoveu um festival de demissões e corte de custos. Uma das vítimas foi Rafinha Bastos que perdeu o talk show Agora é Tarde que chegou a lançar uma nova temporada, mas cancelada dias depois. O corte de gastos por pouco não atingiu o Miss Brasil que foi realizado. Entre março e abril o canal promoveu uma série de demissões e cancelou programas locais. O apresentador Luiz Bacci deixou o canal com menos de um ano e voltou pra Record. Uma das apostas do canal durante o ano foram as novelas turcas que conquistaram bons índices de audiência, Primeiro foi Mil e Uma Noites, depois Fatmagul. No jornalismo destaque para Paloma Tocci que trocou o esporte pelo jornalismo geral assumindo a bancada do Jornal da Band ao lado de Ricardo Boechat.



Jiang foi a sensação da segunda edição do MasterChef e CQC sai do ar para uma possível volta em 2017

O reality culinário MasterChef mais uma vez garantiu bons índices de audiência. Na segunda temporada vencida por Izabel Alvares quem mais chamou a atenção do público foi a chinesa Jiang Pu, terceira colocada. Em outubro foi lançada a versão kids do reality, o MasterChef Júnior com os mesmos jurados da versão adulta e que teve o menino Lorenzo como vencedor. O Pânico na Band sofre com a queda de audiência e a decadência de seu humor que não agrada mais ninguém, já o CQC sairá do ar em 2016 com volta prevista para 2017. O humorístico não teve um bom ano, mesmo com a troca de apresentadores. Marcelo Tas saiu e Dan Stulbach assumiu o programa. O ator continua na emissora enquanto os outros integrantes foram dispensados.


O lado positivo da coisa: produzir em vez de demitir




Programas como o Melhor pra Você, Chega mais e o programa de entrevistas de Mariana Godoy foram o ponto positivo do ano da Rede TV! que ainda busca se livrar do estigma negativo de produzir pouco

Na Rede TV! o ano foi positivo porque as demissões rarearam e novos programas foram lançados este ano. Aos poucos a emissora vai trocando horários loteados para exibir produção própria. Um desses programas que fizeram sucesso foi o programa de entrevistas da jornalista Mariana Godoy, sucesso de público e crítica. Bem à vontade, Mariana conduz com elegância as entrevistas nas noites de sexta. O canal ainda estreou a Super Faixa do Esporte, Chega Mais e o Melhor pra Você, uma versão do Hoje em Dia da Record com o mesmo trio que apresentava o matinal da concorrente. Depois de serem dispensados pela Record, Celso Zucatelli, Edu Guedes e Mariana Leão foram pro canal, mas os índices ainda não são os esperados. O Encrenca começou a ganhar do Pânico e virou ameaça, pois o programa tem como arma os vídeos postados pela Internet.

Novela que faz milagre na audiência salva mais um ano ruim




Guilherme Winter como Moisés e Camila Rodrigues como Nefertiti foram os destaques da trama bíblica que teve como maior pico a abertura do Mar Vermelho que derrubou a audiência da Globo em todo o país

Se 2015 foi complicado para as emissoras, nos lados da Record o único milagre foi o sucesso da novela Os Dez Mandamentos. A novela bíblica fez história ao incomodar a concorrência. Exibida de março à novembro a novela roubou pontos preciosos da Globo e no dia 10 de novembro com a tão esperada cena da abertura do Mar Vermelho a emissora vencia o Jornal Nacional e a novela das 9 em praticamente todo o país. Mas nem todo milagre é duradouro e depois do fim a emissora exibiu a reprise de Rei Davi.





Xuxa chegou, mas ainda não aconteceu, reality com Buddy Valastro repercute bem e quadro da venenosa rouba pontos do Vídeo Show em SP e no DF

A contratação mais comentada do ano foi a chegada de Xuxa Meneghel ao canal do Bispo Macedo. Depois de quase 30 anos na Globo e dois anos de negociações, Xuxa assinou contrato e no dia 17 de agosto estreou seu programa que é exibido nas segundas feiras. Os índices ainda não são os desejados, mas a apresentadora deverá gravar seus programas, com o intuito de evitar saias justas. Já Gugu Liberato até que começou bem, mas seu programa foi perdendo fôlego e saiu do ar em setembro, mas para 2016 ele irá fazer seu programa uma vez por semana, diferente deste ano em que aparecia por três dias seguidos. O Programa da Tarde saiu do ar sem deixar saudades e Britto Junior amarga a geladeira depois de declarações polêmicas que não foram muito bem digeridas pela direção da emissora. Nos bastidores rolaram informações de que pautas de certos programas foram roubados e a cobertura do Pan de Toronto foi bem abaixo das expectativas. Como em todas as emissoras a Record também teve de reduzir custos e demitiu funcionários, O Recnov foi vendido para a produtora Casablanca que vai terceirizar o setor de dramaturgia, pois a novela Escrava Mãe, que estava prevista para estrear este ano só vai ser lançada no ano que vem, pois está toda gravada. Enquanto isso a emissora trouxe novos artistas, dentre eles os ex- globais Kadu Moliterno, Paloma Bernardi e Cristiana Oliveira. Eles deverão estar na novela A Terra Prometida que deverá estrear no ano que vem. Entre os realities, o destaque fica para Batalha dos Confeiteiros, apresentado por Buddy Valastro e que rendeu bons índices de audiência, já a oitava edição de A Fazenda acabou consagrando o desconhecido Douglas Sampaio como o vencedor, mas quem chamou mais a atenção foi Mara Maravilha que causou barracos e brigas. Roberto Justus trocou o estilo durão por um estilo mais despojado, só que ainda não convence como apresentador. O Balanço Geral se torna a grande dor de cabeça do Vídeo Show com sucessivas derrotas na concorrente graças ao quadro A Hora da Venenosa com a fofoqueira Fabíola Reipert e com versões locais no RS e no DF com Sabrinna Albert.

Crianças seguem dando audiência



Cúmplices de um resgate com Larissa Manoela mantém os bons índices e o reality Bake off Brasil com Ticiana Villas Boas estreia e repercute bem

O SBT seguiu apostando na programação infantil que mesmo perdendo a vice liderança pra Record mantém seu público cativo graças à novelas como Cúmplices de um resgate que obtém bons índices. Com grande atuação no papel das gêmeas, a atriz Larissa Manoela se firma como um grande nome de sua geração. O SBT fez um acordo com a Walt Disney e passou a exibir a faixa Mundo Disney que levou o Domingo Legal à ter seu horário reduzido pela metade. Com isso Celso Portiolli ganhou um programa nas noites de sábado. Este ano estrearam os realities Cozinha sob Pressão e Bake Off Brasil com o comando de Ticiana Villas Boas, que deixou o jornalismo para ser mais uma a migrar pro entretenimento. No jornalismo o ano foi de poucos destaques. O Notícias da Manhã que era apresentado por Neila Medeiros saiu do ar sem aviso no mês de abril e Neila chegou à ser demitida, só que Silvio Santos mandou cancelar a demissão da jornalista que deverá voltar às origens. Em fevereiro de 2016 ela reassume o SBT Brasília, telejornal da hora do almoço com Williane Rodrigues voltando ao posto antigo no SBT Brasília e quem acabou dançando foi Alessandra de Castro.


Emissora comemora meio século sem muito a festejar




Paolla Oliveira foi destaque em Felizes para Sempre, Vídeo Show lança novo formato com Mônica Iozzi e Otaviano Costa e Fátima Bernardes se mostrando mais à vontade no palco deixando definitivamente pra trás a séria jornalista

No ano em que completou meio século de existência a Globo sofreu com o efeito Os Dez Mandamentos e mesmo assim continua sofrendo com os abalos da concorrência. O ano das bodas de ouro começou com um festival de filmes baseados nas minisséries produzidas nesse período. Ainda em janeiro a minissérie Felizes para Sempre ganhou destaque por conta de uma cena com a atriz Paolla Oliveira de costas. O humorístico Tá no Ar de Marcelo Adnet voltou numa nova temporada com muito sucesso. O BBB 15 teve Cezar Lima como vencedor. Em abril foi lançada a nova programação e no dia 25 o show dos 50 anos resumiu 50 anos de produções. Em setembro o seriado Tapas e Beijos se despediu das telas e entrou em seu lugar o ótimo Mister Brau com Lázaro Ramos e Taís Araújo. O Vídeo Show lançou um novo formato, mais informal com Mônica Iozzi e Otaviano Costa bem entrosados, mesmo assim amargou derrotas para o Balanço Geral. E Fátima Bernardes definitivamente deixou os tempos de jornalista para trás se mostrando cada vez mais à vontade no seu Encontro.



Humorístico Tomara que caia derruba índices e É de Casa aumenta índices, mas perde para os desenhos do SBT

Dentre os programas que a Globo lançou este ano, dois deles se destacam. O Tomara que caia foi mais uma tentativa de derrubar Sílvio Santos, mas nem isso o humorístico conseguiu. Inicialmente previsto para ter 12 episódios, o programa foi exibido até novembro sem alcançar os resultados esperados.. Já o É de Casa que reúne seis apresentadores melhorou a audiência nas manhãs de sábado, mesmo assim vive perdendo para os desenhos do SBT.



Sete Vidas e Além do Tempo garantiram bons índices no horário das 18 horas

Nas novelas momentos distintos. No horário das 18 horas o ano teve duas boas novelas, cada uma com repercussão e elogios da crítica. Sete Vidas, de Lícia Manzo mostrou uma trama equilibrada e simples, sendo substituída por Além do Tempo, de Elizabeth Jhin que teve a ousadia de passar de um século para outro abordando a espiritualidade.



Cenário de Paraisópolis deu lugar à versão moderna da gata borralheira

No horário das 7 depois da melosa Alto Astral veio I Love Paraisópolis. A trama começou bem, mas se perdeu ao longo do tempo se arrastando para um final sem graça. Em novembro estreou Totalmente Demais numa nova versão da Gata Borralheira, que não vem fazendo feio na audiência.




De novela promissora, Babilônia acabou sendo um grande fracasso, pois Camila Pitanga e sua Regina irritaram o público, Luisa Arraes foi o grande destaque e nem mesmo atrizes tarimbadas como Adriana Esteves e Glória Pires deram jeito na novela de Gilberto Braga

Nunca antes na história o horário das 9 da noite passasse por tantas turbulências. Em 2015 o principal produto de dramaturgia da emissora enfrentou sérios problemas, por causa de Os Dez Mandamentos, o sucesso bíblico da Record. Lançada com pompa e estardalhaço, Babilônia acabou sendo um verdadeiro mico pago por Gilberto Braga. O primeiro capítulo foi um sucesso, mas depois. A novela se perdeu com as constantes mudanças que atrapalharam o entendimento do público e temas como lesbianismo entre idosos acabaram em segundo plano. Nem mesmo o duelo entre duas vilãs, interpretadas por Glória Pires e Adriana Esteves chamou a atenção e os índices acabaram deixando atrás até da novela das 7.



Alexandre Nero como Romero, Giovanna Antonelli como Atena e Vanessa Giácomo como Tóia são os principais personagens de A Regra do Jogo

Com isso a trama que terminaria em outubro foi encurtada e deu lugar à novela A Regra do Jogo, de João Emanuel Carneiro. O autor do último grande sucesso do horário, Avenida Brasil (2012) também sofreu com o efeito Os Dez Mandamentos e acumulou sucessivas derrotas no horário, mas agora vem se recuperando graças à reprise de rei Davi que derrubou os índices da rival.



Camila Queiroz brilhou e muito em sua estreia, já Grazi fez da Larissa o divisor de águas na carreira

Por outro lado a grande novela do ano foi Verdades Secretas. O autor Walcyr Carrasco ousou ao mostrar a realidade nua e crua do mundo da moda. A história de uma jovem vinda do interior para ganhar a vida nas passarelas foi o foco central da trama. Escolhida à dedo pelo autor, a modelo Camila Queiroz em seu primeiro papel demonstrou enorme segurança e no papel de Angel virou a nova queridinha do país, principalmente nas cenas de sexo com Rodrigo Lombardi e acabou sendo premiada para integrar o elenco da novela Êta Mundo Bom que estreia em janeiro. Quem roubou a cena foi Grazi Massafera que deixa definitivamente para trás o estigma de ser uma ex- Big Brother para se tornar uma atriz de verdade no papel da modelo Larissa, que se torna viciada em crack e acaba se recuperando.


Maria Júlia Coutinho conquistou o público com um jeito mais informal e mesmo assim sofreu ataques racistas

O Jornal Nacional adotou um tom mais informal com cenário novo onde os âncoras passeiam e podem conversar no telão com os repórteres e quem roubou a cena foi Maria Júlia Coutinho, a Maju que passou a apresentar a previsão do tempo e no fim do ano cobriu a Conferência do Clima de Paris. Apesar desse sucesso, Maju foi vítima de ataques racistas e mesmo assim não se abalou. O ano ainda teve a saída de Christiane Pelajo do Jornal da Globo depois de dez anos.

A retrospectiva prossegue no domingo falando de esportes e o destaque para o ano do automobilismo.

Postar um comentário

0 Comentários