O Mês em Resumo: Impeachment é autorizado, economia sofre novo rebaixamento, incêndio destrói museu, Brasil é bi no surfe e o adeus à Marília Pêra

O quadro O Mês em Resumo traz nesse último resumo mensal de 2015 os principais fatos que marcaram o mês de dezembro.



Eduardo Cunha resolveu agir por conta e no dia 2 de dezembro acolhe o pedido de impeachment contra Dilma Rousseff. O pedido feito por Hélio Bicudo, Miguel Reale e Janaína Paschoal aponta as tais pedaladas fiscais. Logo depois veio a decisão do STF. Quem terá o poder de acolher ou não o processo é o Senado Federal, mesmo que a Câmara aprove ou não o pedido no chamado rito do impeachment. A suspensão gerou confusão e brigas no Conselho de Ética em que deputados se estapearam.


Para Eduardo Cunha foi uma das inúmeras derrotas que ele teve no mês. No dia 15 agentes da PF foram até a sua casa para cumprirem mandados de busca e apreensão na operação Catilinárias. O procurador Geral Rodrigo Janot defende o afastamento de Cunha da presidência da casa. Para piorar ainda mais novas denúncias acusam Cunha de ter mais contas no exterior.


Enquanto isso o vice Michel Temer em uma carta resolve expor a presidenta ao ridículo. Na carta, Temer disse que cansou de ser vice decorativo demonstrando seu total descontentamento com os rumos do país na crise.


Em depoimento na PF o pecuarista José Carlos Bumlai confessa ter atuado como laranja numa operação que colocou R$ 12 milhões na campanha do ex- presidente Lula.


A economia brasileira termina o ano com mais notícias ruins. A Fitch rebaixa a nota do Brasil para grau especulativo, da mesma forma que a Standart & Poors fez três meses atrás. Por conta disso caiu Joaquim Levy que não conseguiu implantar o ajuste fiscal e entrou em seu lugar no ministério da Fazenda Nelson Barbosa.


Um incêndio destruiu o Museu da Língua Portuguesa localizado na Estação da Luz matando o bombeiro Ronaldo Pereira da Cruz. Ele foi um dos primeiros a combater o incêndio, mas sofreu parada cardíaca. A provável causa foi uma simples troca de uma luminária. O museu estava fechado à visitação. Inaugurado em 2006 o Museu tinha recebido quase 4 milhões de visitantes e o seu acervo que é digital poderá ser restaurado já que possui cópias de segurança.


Uma decisão judicial deixou o aplicativo WhatsApp inativo inicialmente por 48 horas, mas uma liminar derrubou essa decisão e 12 horas depois o aplicativo voltou a funcionar. O que motivou a decisão foi a não liberação por parte do Facebook de mensagens sigilosas que foram trocadas entre integrantes de uma facção criminosa.


A saúde no Rio de Janeiro em estado de penúria. O colapso do sistema de saúde às vésperas do Natal deixa a população revoltada, tudo porque o governo acumulou uma dívida que soma R$ 1,4 bilhão com fornecedores. Sete hospitais e 17 UPAs foram fechados.


Depois de um ano e meio o Sistema Cantareira saiu do volume morto. As chuvas em abundância foram suficientes para os reservatórios saírem da situação crítica.

A reorganização das escolas em São Paulo é suspensa depois que alunos se organizam e garantem a revogação da medida. O secretário de educação pede demissão.



Na Venezuela a oposição obtêm uma vitória acachapante e conquista maioria das cadeiras nas eleições legislativas, numa dura derrota para o governo de Nicolás Maduro. Na Argentina Maurício Macri toma posse acabando com 12 anos de poder da família Kirchner.


Na conferência do Clima em Paris os 195 países participantes chegaram a um acordo para reduzirem em 1,5º C a temperatura do planeta.


Uma gafe histórica no concurso de Miss Universo: O apresentador Steve Harvey confundiu as fichas de premiação e anunciou a vitória da Miss Colômbia Ariadna Gutierrez, só que dois minutos depois se desculpou e pegou a ficha certa que dava a vitória para a Miss Filipinas Pia Wurzbach que ficou com a coroa. A brasileira Martina Brandt terminou entre as 15 primeiras colocadas.


O CQC sai do ar em 2016 para voltar em 2017. Com a decisão da Rede Bandeirantes toda a produção e integrantes exceto o ator Dan Stulbach são dispensados.



Na Fórmula Truck o paranaense Leandro Totti conquista o tricampeonato da categoria com o segundo lugar obtido na etapa de Londrina. Na Stock Car o campeão da temporada é Marcos Gomes que chega na 23ª colocação na corrida final em Interlagos.



O Palmeiras conquista pela terceira vez a Copa do Brasil depois de uma decisão dramática contra o Santos. Nos 90 minutos o Verdão venceu o jogo por 2 x 1, mas nos pênaltis brilhou a estrela do goleiro Fernando Prass que defende uma e marca o gol do título alviverde dentro do Allianz Parque.


Pela terceira vez em oito anos o Vasco é rebaixado no Campeonato Brasileiro. O empate sem gols contra o Coritiba e a vitória do Figueirense na última rodada sela o terceiro rebaixamento da equipe carioca. Goiás e Avaí também foram rebaixados na rodada final.


O Barcelona conquista o seu terceiro título do Mundial de Clubes da Fifa ao vencer na decisão o River Plate da Argentina por 3 x 0. Destaque para o uruguaio Suarez, autor de dois gols na decisão.


O Comitê de Ética da Fifa decide banir por oito anos o presidente Joseph Blatter e o presidente da Uefa Michel Platini, ambos acusados de corrupção.


Após 25 anos defendendo o São Paulo, Rogério Ceni se aposenta do futebol depois de 1237 jogos e 131 gols marcados. O jogo final no estádio do Morumbi reúne jogadores das três conquistas mundiais do clube.


A tempestade brasileira faz história de novo no surfe mundial. Adriano de Souza, o Mineirinho é campeão mundial do circuito e realiza um sonho de dez anos de luta. Ele teve a ajuda de Gabriel Medina, campeão de 2014 que tirou do caminho o australiano Mick Fanning na semifinal. Na final brasileira vitória de Mineirinho que vence a etapa de Pipeline num ano fantástico do surfe nacional. Medina ficou com o título da Tríplice Coroa do Havaí e no ano que vem dez representantes irão surfar no circuito mundial.


Dama das artes, Marília Pêra dominava como ninguém os palcos e numa carreira brilhante fez de tudo: representou, cantou, dançou e produziu, enfim, fez tudo dentro de um palco. Brilhou também nas telas do cinema e da televisão. A atriz lutava contra um câncer no pulmão e na manhã do dia 5 ela saía definitivamente de cena aos 72 anos.


O comediante Tutuca ficou conhecido no papel de Clementino, tanto no Balança, mas não cai como no Zorra Total. Tutuca morre no dia 3 aos 83 anos.


Juvenal Juvêncio foi dirigente do São Paulo e por duas vezes foi presidente do clube, a última entre 2006 e 2014 quando o time conquistou o tricampeonato seguido do Brasileirão. Juvenal Juvêncio morre no dia 9 aos 81 anos devido à complicações de um câncer na próstata.


O jornalista Xico Vargas passou por várias redações, dentre elas a revista Veja, o Jornal do Brasil, O Globo e foi editor do Jornal Nacional e do Fantástico além de apresentar um programa na rádio Band News. Lutando contra uma embolia pulmonar desde setembro Xico Vargas morre no dia 23 aos 70 anos.


Líder da banda de heavy metal britânica Motorhead, Lemmy Kilmister sofria de um câncer agressivo e dois dias depois de ser diagnosticado, morre no dia 28 aos 70 anos. No mesmo mês o rock perdeu Scott Weiland, vocalista das bandas Stone Temple Pilots e Velvet Revolver.

A retrospectiva mensal volta no dia 1º de fevereiro de 2016 abrindo os trabalhos do blog no ano com o resumo dos fatos de janeiro.

Postar um comentário

0 Comentários