Top 5: A semana em que o governo entrou em pânico

A semana em que novas prisões deram dor de cabeça ao governo é o destaque desta edição do Top 5.

O pecuarista José Carlos Bumlai, na 21ª fase da Operação Lava Jato, deixa o IML de Curitiba (PR) após exame de corpo de delito

Delcídio do Amaral

1 - Operação Lava Jato: Nesta semana novas prisões agitaram o cenário político. Na terça o pecuarista José Carlos Bumlai foi preso, já que ele é acusado de simular um empréstimo milionário que seria destinado ao PT, na quarta teve as prisões do banqueiro André Esteves do banco BTG Pactual e do senador e então líder do governo Delcídio do Amaral, ambos acusados de atrapalharem as investigações. A determinação da prisão partiu do ministro do Supremo Teori Zavascki. Os senadores decidiram manter a prisão de Delcídio. Para a ministra Carmen Lúcia o crime não vencerá a justiça. E a construtora Andrade Gutierrez terá de pagar R$ 1 bilhão por ter cometido suborno nas obras da Copa do Mundo. Esse é o Brasil minha gente.

Pernambuco é o Estado com maior número de registros de microcefalia

2 - Epidemia de microcefalia: Foi confirmada a ligação entre o vírus zika transmitido pelo Aedes Aegypt, o famoso mosquito da dengue e a doença que já registrou mais de 700 casos com duas mortes confirmadas. O estado de Pernambuco tem o maior número de casos registrados da doença que causa má formação em bebês.


3 - Guerra contra o terror: Esta semana um jato da Rússia foi abatido na Turquia por ter invadido o espaço aéreo turco. O ato causou conflito entre os dois países que podem entrar em guerra.


4 - Novo presidente na Argentina: Os argentinos escolheram seu novo presidente, é Mauricio Macri que acabou com 12 anos de poder da família Kirchner. A missão será espinhosa, pois ele terá de implantar um programa de austeridade fiscal pois a economia argentina está em crise e a inflação está na casa dos 25%.


5 - Venezuela: A poucos dias da eleição do próximo dia 6 de dezembro o oposicionista Luís Manuel Diaz foi assassinado e elevou a tensão no país e o mundo contra o governo ditatorial de Nicolás Maduro.

Imagem da semana


Duas semanas depois dos ataques que mataram 130 pessoas a França velou esta semana os mortos do terror. O ato no Palácio de Invalides reuniu centenas de pessoas que foram mortas nos ataques de 13 de novembro.

Semana que vem tem o penúltimo Top 5 de 2015.

Postar um comentário

0 Comentários