O Mês em Resumo: Eduardo Cunha fica enrolado, governo não se entende e economia segue em crise, Hamilton é tri na F1 e país perde Miele e Yoná Magalhães

O quadro O Mês em Resumo traz os principais fatos do mês de outubro.


O mês foi infernal para Eduardo Cunha. O presidente da Câmara dos Deputados acabou mentindo para a CPI e o país ao dizer que não tinha contas na Suíça. Foram revelados extratos bancários de contas suas e de sua mulher, Cláudia Cruz que somam mais de US$ 61 milhões. E para salvar seu mandato ele e a presidenta Dilma tentaram fazer um acordo, mas o que se viu foi uma nova troca de farpas entre os dois.


Falando em Dilma ela sofreu uma dura derrota. O TCU reprovou as contas de 2014 devido às pedaladas fiscais cometidas no ano passado. O processo irá agora para apreciação no Congresso.


A Polícia Federal realiza mandado de busca e apreensão na sede da LFT Marketing Esportivo de Luís Cláudio da Silva, filho do ex- presidente Lula. Furioso o ex- presidente acabou responsabilizando Dilma em mais um capítulo da crise que vem detonando o governo. E a reforma ministerial reduziu a quantidade de 39 para 31 ministérios.


O ex- diretor de marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato retorna ao Brasil dois anos depois de ter fugido para a Itália onde foi extraditado. No voo de volta Pizzolato foi vaiado pelos passageiros. Ele irá cumprir o restante da pena no presídio da Papuda.

A CPI da Petrobras teve seu relatório aprovado e por incrível que pareça ninguém foi indiciado no esquema que surrupiou dinheiro da estatal, Ê Brasil!


Um mês depois de ser rebaixado pela Standard and Pools a Fitch rebaixou a economia brasileira fazendo cair a nota para BBB-. E o ministro Joaquim Levy sofre com o fogo amigo do PT.


Em São Cristóvão uma explosão de gás deixou oito pessoas feridas e prejuízo em 54 imóveis. A explosão foi causada por um vazamento em um depósito de botijão de gás.



Novos conflitos entre Israel e Palestina deixam 38 mortos em dois atentados. Na Turquia um atentado no centro de Ancara deixa 110 pessoas mortas. No Afeganistão a sede da ONG Médicos sem Fronteiras é bombardeada e 19 pessoas morreram. Na Suécia um louco invade a escola mascarado de Darth Vader e com uma espada fajuta mata um e deixa três feridos, sendo morto pela polícia.


Um ano depois laudo conclui que o Boeing 777 da Malaysia Airlines foi mesmo atingido por um míssil russo. O incidente ocorreu em julho do ano passado e 298 pessoas morreram.


Brasília em clima de deserto. No dia 18 a temperatura máxima atingiu 36,4º C, a maior da história desde 1961 quando começaram a medição de temperatura. A chuva chegou no dia 22 trazendo alívio.


Baixa no jornalismo da Globo: A jornalista Christiane Pelajo anuncia sua saída do Jornal da Globo depois de dez anos. Christiane alega ausência de vida social como um dos motivos para seu afastamento. E a novela Os Dez Mandamentos vence a Globo em três capitais, justamente no momento de clímax, é quando aparecem as pragas do egito.


A crise na Fifa prossegue. Joseph Blatter, Michel Platini e Jérome Valcke são afastados por 90 dias e suspensos de qualquer atividade relativa ao futebol. Zico não consegue se candidatar à Presidência da Fifa e José Maria Marin será extraditado para os Estados Unidos.


O inglês Lewis Hamilton conquista o tricampeonato mundial de Fórmula 1 ao vencer o GP dos Estados Unidos no circuito de Austin e aos 30 anos se iguala à nomes como Jackie Stewart, Niki Lauda, Jack Brabham, Nélson Piquet e seu ídolo Ayrton Senna.


Luiz Carlos Miele fez de tudo um pouco: cantou, atuou, dirigiu, produziu, apresentou, enfim foi um verdadeiro showman. Numa carreira de mais de 50 anos inovou na Bossa Nova ao introduzir a tabelinha entre o banquinho e o violão. Na manhã do dia 14 ele foi encontrado morto pela mulher e aos 77 anos encerava sua obra.


O coronel Brilhante Ustra chefiou o DOI - CODI, o inferno onde opositores da ditadura eram torturados e mortos num dos mais escabrosos períodos do regime militar. Brilhante Ustra morre no dia 15 aos 83 anos e os crimes que cometeu ficarão pra sempre impunes.


Yoná Magalhães se tornou atriz por acaso e em mais de 50 anos atuou em 33 novelas, dentre elas Eu Compro esta mulher onde fez par romãntico com o ator Carlos Alberto. Atuou também no filme Deus e o Diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha. Em 1985 se destacou na pele de Matilde em Roque Santeiro e sua boa forma aos 51 anos a levou para posar nua para a Playboy (este mês a matriz americana anunciou que não terá mais nudez em suas páginas no próximo ano). Seu último trabalho foi na novela Sangue Bom de 2013. Internada desde 18 de setembro, Yoná Magalhães morre no dia 20 devido à complicações decorrentes de uma cirurgia cardíaca.



O mês ainda teve as mortes de Kita, ex- jogador com passagem por Grêmio, Flamengo, Portuguesa e Inter de Limeira onde foi campeão paulista em 1986 e medalha de prata com a seleção olímpica nos Jogos de Los Angeles em 1984, do ex- senador e presidente da Petrobras José Eduardo Dutra, a atriz americana Maureen O'Hara, considerada a última estrela da era de ouro de Hollywood e a atriz Ada Chaseliov que atuou em novelas e musicais tendo como papéis de destaque a vilã Leonor de A Muralha e Amor à Vida, sua última novela.

Em novembro tem mais retrospectiva mensal.

Postar um comentário

0 Comentários