Top 5: Espionagem volta a incomodar o Brasil

Dois anos depois o Brasil volta a se envolver em um caso de espionagem. A semana também ficou marcada por uma manobra vinda do Congresso para aprovar a qualquer custo a redução da maioridade penal.


1 - Espionagem: Dias depois da visita da presidenta Dilma aos Estados Unidos o Brasil voltou a ser caso de espionagem. O site Wikileaks acusa a Agência de Segurança Nacional de espionar além de Dilma outras 29 pessoas do primeiro escalão do governo. A lista foi revelada neste sábado e divulgada no canal de notícias Globonews. Dentre os espionados estão o ex- ministro da Casa Civil Antônio Palocci e o atual ministro do Planejamento Nelson Barbosa, que na época era secretário executivo do Ministério da Fazenda. Os documentos revelam que a espionagem teve início em dezembro de 2010, antes de Dilma tomar posse na Presidência da República.


2 - Maioridade Penal: Num intervalo de 24 horas o presidente da Câmara Eduardo Cunha fez uma manobra e depois de perder a primeira votação quando faltaram cinco votos para a medida que reduz a maioridade penal ser aprovada, uma nova votação foi realizada e por 323 votos a favor e 155 contra a PEC foi aprovada.


3 - Operação Lava Jato: Na nova fase da Operação foi preso esta semana o ex - diretor internacional Jorge Zelada, que era ligado ao PMDB. Já José Dirceu teve o pedido de habeas corpus preventivo negado pois ele pode voltar à prisão à qualquer momento e o lobista Milton Pascowitch disse que os pagamentos realizados eram na verdade propinas e não consultoria como ele alegava.


4 - Grécia: Às vésperas do plebiscito que pode ser decisivo para a permanência do país na zona do euro o país está dividido. Neste sábado protestos a favor do Não tomaram conta de seis cidades. Os que defendem a corrente são contra as medidas de austeridade do primeiro ministro Alexis Tsipiras. O plebiscito acontece neste domingo numa situação em que o país deu calote de 1,6 bilhão de euros e as pesquisas apontam empate técnico entre o sim e o não.


5 - Fifagate: O ex- presidente da CBF José Maria Marin é um dos sete ex- dirigentes da Fifa que tiveram o pedido de extradição dos Estados Unidos aceito na Suíça. Todos eles eão acusados de corrupção e receberem propinas. A Suíça tem 28 dias para analisar o caso.

Imagem da semana


Durante a primeira votação da PEC da redução da maioridade penal o deputado Heráclito Fortes foi derrubado por manifestantes que estavam do lado de fora do plenário por não conseguirem acesso à galeria. Eles reclamaram de terem sido barrados para acompanhar a votação.

Semana que vem tem mais.

Postar um comentário

0 Comentários