O Mês em Resumo: Terremoto devasta o Nepal, PT se complica e Petrobras busca o reerguimento

O quadro O Mês em Resumo traz hoje os principais fatos que marcaram o mês de abril.


Na madrugada do dia 25 de abril a terra tremeu no Nepal. A intensidade do tremor foi de 7.8 na Escala Richter e o epicentro foi no centro de Katmandu. Estima - se que o tremor matou mais de 5 mil pessoas. Prédios históricos foram destruídos e o mundo se uniu na ajuda para reconstruir o país.


Outra tragédia em abril: Desta vez no Mar Mediterrâneo. Na madrugada do dia 19 uma embarcação com 950 imigrantes vindos da Líbia naufragou e 900 morreram. É a maior tragédia na região desde outubro de 2013 quando 300 imigrantes morreram na Ilha de Lampedusa.


O brasileiro Rodrigo Gularte acabou sendo fuzilado junto de outros sete condenados por tráfico de drogas na Indonésia. Rodrigo sofria de esquizofrenia e de nada adiantou as tentativas dda defesa de reverter a pena. Em janeiro outro brasileiro, Marco Archer também foi fuzilado. Na Indonésia o tráfico de drogas tem como pena capital o fuzilamento.


No encontro de cúpula das Américas, Barack Obama e Raúl Castro se encontraram e o presidente americano iniciou procedimento para retirar Cuba da lista de países que patrocinam o terrorismo.


Em Baltimore mais um caso de intolerância racial. Freddie Gray foi arrastado por policiais negros para uma viatura, sofreu lesões na coluna e morreu dias depois. Sua morte gerou revolta da população e lojas foram saqueadas.


A violência voltou a explodir no Morro do Alemão. O garoto Eduardo Ferreira de dez anos é morto com um tiro na porta de casa disparado por PMs. Revoltada a população sai às ruas para protestar.


Um acidente de helicóptero matou o filho do governador de São Paulo Thomaz Alckmin. Ele e outros quatro ocupantes também morreram.


Em Xanxerê um tornado causou destruição e morte. Os ventos passaram dos 200 km/h. Duas pessoas morreram e quatro mil ficaram desabrigadas.



Na política o governo Dilma tenta de novo encontrar a paz. O vice presidente Michel Temer assume o comando da articulação política, só que as coisas para o PT não andam bem. O ex- tesoureiro João Vaccari Neto é preso em mais uma etapa da Operação Lava Jato. Mas no fim do mês o STF autoriza a soltura dos empreiteiros presos na Operação Lava Jato, dentre eles Ricardo Pessoa, da UTC e Léo Pinheiro da OAS.


Diferente do dia 15 de março as manifestações de 12 de abril atraem menos pessoas. Pouco mais de 800 mil pessoas estiveram presentes nas manifestações.


A polêmica lei da terceirização é aprovada na Câmara dos Deputados, mas corre risco de ser desfigurada no Senado.


No Paraná um protesto de professores termina em pancadaria e 180 pessoas detidas. Os professores protestaram contra uma alteração nas regras da previdência, O projeto acabou sendo aprovado.


Depois de tanta expectativa a Petrobras publica seu balanço financeiro de 2014. Os estragos com a Operação Lava Jato renderam perdas de R$ 21,6 bilhões. Para a presidenta Dilma a recuperação é o primeiro passo para o reerguimento da empresa.


A Rádio Jovem Pan demite o comentarista esportivo Cláudio Carsughi que tinha quase 60 anos de casa. A demissão causa revolta entre os ouvintes que reprovam a mudança de postura da rádio. A lista de demissões na Pan teve ainda como vítimas o locutor Roberto Müller, o plantão esportivo permanente Vander Luiz e o jornalista Anchieta Filho.


Ela era temida por diretores e atores e suas críticas rigorosas causavam arrepios. Trabalhou em diversos órgãos de imprensa e ano passado encerrou carreira no jornal O Globo. Internada desde 23 de março, a crítica Barbara Heliodora morre no dia 10 aos 91 anos.


O escritor alemão Günter Grass publicou o livro O Tambor, um retrato fiel da Alemanha pós Segunda Guerra Mundial e depois da derrocada do nazismo. Prêmio Nobel de Literatura em 1999 Günther Grass morre no dia 13 aos 87 anos.


Jurista, ex- ministro da Justiça no governo de José Sarney e ex- ministro do STF Paulo Brossard foi um dos opositores do regime militar e com sua saúde afetada ele morre no dia 12 aos 90 anos.


O escritor uruguaio Eduardo Galeno escreveu em 1971 a obra As Veias Abertas da América Latina, um dos 30 livros escritos em sua obra. Preso em 1973 se exila pra Argentina e se muda pra Espanha. Eduardo Galeno morre aos 74 anos no dia 13 devido à um câncer no pulmão.
 

O ator Cláudio Cunha ficou conhecido em todo o Brasil como o Analista de Bagé e ficou 16 anos em cartaz no teatro inclusive entrando para o Guinness Book, o livro dos recordes. Cláudio Cunha morreu no dia 20 em Porto Alegre vítima de infarto.


Roberto Talma foi um dos mais importantes diretores em toda a história da Rede Globo. Dirigiu grandes sucessos sendo o remake de Gabriela o seu último trabalho. Ao todo foram 30 produções que foram dirigidas com competência e talento. No dia 23 Roberto Talma morre devido à falência múltipla de órgãos.


O ator Antônio Abujamra revolucionou o teatro brasileiro com a introdução de métodos de teatro inspirados em autores como Bertold Brecht e Roger Planchom. Como ator de TV fez várias novelas, sendo o mais marcante o bruxo Ravengar de Que Rei Sou Eu. O talento de ator passou também para o lado apresentador, pois ele era apresentador do Provocações, um talk show polêmico na TV Cultura, enfim um multiartista. Um infarto aos 83 anos calou pra sempre um dos mais criativos e talentosos artistas do país.

O mês ainda teve as mortes de Cynthia Lennon, primeira mulher do ex- beatle, o francês François Michelin, neto do fundador da empresa de pneus do mesmo nome, o cineasta português Manoel de Oliveira que filmou 60 produções e a sobrevivente da casa da morte Inês Etienne Romeu.

O quadro volta em maio com o resumo dos fatos do mês.

Postar um comentário

1 Comentários

Anônimo disse…
Mês de grandes perdas, hein? Abraço!
André San - www.tele-visao.zip.net