A Bela do Domingo: Maitê Proença

O quadro A Bela do Domingo de hoje traz a atriz Maitê Proença.


Maitê Proença Gallo nasceu em 28 de janeiro de 1958 em São Paulo e passa a juventude em Campinas. Sua mãe foi assassinada pelo marido quando tinha 12 anos. O marido foi absolvido, mas cometeu suicídio. Após o assassinato vai para um pensionato luterano e depois cursa Artes Cênicas. Nesse período mora dois anos em Paris e quando retorna ao Brasil cursa teatro com Antunes Filho e estuda roteiros no Museu da Imagem e Som quando recebe convite do autor Mário Prata para testes. Sua estreia como atriz foi em Dinheiro Vivo, novela exibida pela extinta Rede Tupi em 1979 e sua participação como Joaninha que seria de apenas uma semana, mas foi até o fim. Em 1980 vai para a Rede Globo e estava escalada para Coração Alado, só que ela sofre um acidente de carro e fica afastada por um ano. Sua estreia na emissora foi como uma das protagonistas de As Três Marias ao lado de Nádia Lippi e Glória Pires, mas ao mesmo tempo sofria com as críticas mesmo recebendo um salário alto chegando inclusive a pensar em abandonar a carreira. Em 1981 à convite do diretor Roberto Talma faz a novela Jogo da Vida no papel de Carla.




Daí em diante a carreira deslanchou. Vieram papéis importantes como Juliana na primeira versão de Guerra dos Sexos em 1983, uma passagem marcante pela extinta Rede Manchete onde ajudou a inaugurar o setor de dramaturgia da casa na minissérie A Marquesa de Santos em 1984 quando fez a protagonista, um rerotno à Globo em 1985 na novela Um Sonho a Mais. Em 1986 recebe convite para atuar no remake de Selva de Pedra, mas uma proposta da Manchete a trouxe de volta e nesse ano vive o seu melhor momento da carreira na novela Dona Beija onde interpretou a cortesã de Araxá e inaugurou os banhos em cachoeira com cenas de nudez que deram o que falar. Ainda na Manchete atuou em Corpo Santo e apresentou os programas Diálogo e Programa de Domingo e depois retornou à Globo em Sassaricando no papel da fotógrafa Camila. Daí em diante continuou se destacando em papéis importantes como a professora Clotilde em O Salvador da Pátria (1989) contracenando com Lima Duarte que fazia o boia fria Sassá Mutema. Na época dizia que os dois atores tinham um romance, mas na verdade os dois se tornaram amigos e confidentes. Em 1990 a atriz perde o irmão de criação e dá a luz à Maria sua filha única. Em 1991 retorna na minissérie O Sorriso do Lagarto contracenando com Tony Ramos e em Felicidade dá vida à Helena, criação de Manoel Carlos.



Botafogo Helio de la Peña Maitê Proença Maracanã (Foto: Andrpe Durão)

Em 1994 participa de Confissões de Adolescente na Bandeirantes e em 1995 faz sua primeira vilã, Heloísa de Cara e Coroa. A personagem mantinha um relacionamento secreto com o vilão Mauro (Miguel Falabella) e a cena em que é jogada no penhasco pelo vilão é uma das mais marcantes do folhetim. Na época teve um affair com o ator Victor Fasano e se desentendeu com a direção da novela sendo afastada pelo diretor Wolf Maya que a culpou pela saída da novela. Em 1996 atua em episódios de A Vida como ela é exibidos no Fantástico, dois anos depois em Torre de Babel se destaca na pele de Clara e na sequência Eugênia em Vila Madalena. Durante muito tempo a atriz se dedica ao teatro e escreve uma coluna na revista Época onde revelou um enorme talento na literatura lançando depois uma coletânea dessas crônicas chamada de Entre os Ossos e a Escrita. Retorna à dramaturgia em 2004 na novela Da Cor do Pecado onde foi a fútil Verinha, mãe da vilã Bárbara (Giovanna Antonelli) e na sequência uma rápida aparição em A Lua me Disse. Integrou também a apresentação do programa Saia Justa no GNT, lançou seu segundo livro, Uma Vida Inventada e em 2008 atua em Três Irmãs no papel de Walquíria. Em Caminho das Índias foi Nanda, Stela em Passione ,Sinhazinha Mendonça em Gabriela e uma participação no remake de Guerra dos Sexos. No ar atualmente em Alto Astral é a personagem Kitty. No cinema fez filmes como A Dama do Cine Shanghai, Kuarup, Bufo e Spallanzani, Onde andará Dulce Veiga e Beijo 2348/72. Na vida pessoal foi casada com o empresário Paulo Marinho e chegou a namorar com Rodrigo Paiva, ex- assessor de imprensa da CBF. Posou duas vezes nua para a Playboy, sendo a primeira em 1987 a que levou à condição de símbolo sexual do Brasil e vendeu mais de 650 mil exemplares e a segunda foi em 1996 vendendo mais de 750 mil exemplares. E ela voltou a prometer que ficaria nua. A declaração foi no programa Extraordinários do SPORTV duas semanas atrás. A promessa de ficar nua poderá acontecer caso o Botafogo, time da qual é torcedora subir para a Série A do Campeonato Brasileiro, aí só o tempo é que vai dizer.

Semana que vem tem mais.

Postar um comentário

0 Comentários