O Mês em Resumo: Brasil mergulha na crise política e tragédia aérea nos Alpes franceses

O quadro O Mês em Resumo traz os principais acontecimentos que marcaram o mês de março.


O Brasil mergulhou numa crise política que levou o país em estado de transe total. Primeiro no dia 6 de março quando foi anunciada a lista dos 54 envolvidos no escândalo do Petrolão. A lista foi entregue ao procurador Rodrigo Janot e entre os envolvidos estão os presidentes das duas casas do Congresso: Renan Calheiros e Eduardo Cunha, o senador Fernando Collor de Mello, o tesoureiro do PT João Vaccari Neto e a senadora Roseana Sarney. O PP é o partido que tem o maior número de envolvidos: 33 políticos.


A insatisfação dos brasileiros com o festival de erros do governo Dilma chegou ao limite. No pronunciamento à nação em 8 de março Dilma assume que teve de tomar as medidas e culpar a crise externa. A resposta da população veio em forma de panelaços. O pior ainda estava por vir. Dois dias depois a presidenta é vaiada em São Paulo por um grupo de trabalhadores. Os índices de populsridade caem drasticamente.



15 de março de 2015. Um domingo histórico em que mais de 2 milhões de pessoas saem às ruas de todo o Brasil para protestar contra o governo. Só em São Paulo mais de 1 milhão de pessoas tomam conta da Avenida Paulista.


No dia 18 Cid Gomes sobe à tribuna e aponta para os parlamentares chamando os de achacadores. Por intermédio de Eduardo Cunha Cid Gomes deixa o ministério da Educação sendo substituído por Renato Janine Ribeiro. O novo ministro terá de conviver com os problemas do Fies que teve suas regras mudadas, mas o sistema não é acessível para todos.

A economia brasileira atinge em 2014 o mais baixo índice de crescimento desde o governo Collor. O PIB chega a 0,1% e o país escapa de ser rebaixado na avaliação de crédito.



Uma tragédia que comoveu o mundo: O copiloto Andreas Lubitz acabou cometendo um ato insano ao jogar um avião Airbus A320 contra os Alpes Franceses matando a ele e outros 149 passageiros. O avião que pertencia à companhia aérea Germanwings, braço da empresa Lufthansa saiu de Barcelona e tinha como destino final a cidade alemã de Dusseldorf. Lubitz sofria de problemas psicológicos e os atestados médicos que eram atribuídos à ele froam encontrados no lixo, um deles no dia da tragédia.


O Estado Islâmico segue mostrando suas garras e a Tunísia sofreu com os ataques dos jihadistas. Um atentado á um museu no centro da capital Tunis mata 21 pessoas, a maioria turistas. Em outro atentado 142 pessoas morreram em ataques contra mesquitas.


Luiz Bacci, que volta ao "Balanço Geral", depois de passagem mal sucedida pela Band

A crise econômica obriga a Rede Bandeirantes a cortar gastos e reduzir custos. Ao todo mais de 200 profissionais foram demitidos e programas como o Agora é Tarde foram cancelados. O talk show de Rafinha Bastos havia estreado sua nova temporada no dia 3, mas saiu do ar no dia 27. O jornalista Luiz Bacci também deixou a emissora e volta pra Record já em abril recebendo metade do que ganhava quando saiu no ano passado.



O ator americano Harrison Ford escapou da morte quando seu aeroplano fez um pouso forçado emum campo de golfe. Já a atriz Angelina Jolie anuncia que faz uma nova cirurgia preventiva para retirar as trompas e os ovários. Há dois anos a atriz fez uma dupla mastectomia que retirou seus seios. sua família tme um histórico familiar de mortes causadas pelo câncer.



Os fãs de música sertaneja ficaram duplamente tristes em março. No dia 3 morre o cantor José Rico, parceiro de Milionário que gravaram 29 álbuns, sendo o de maior sucesso Estrada da Vida, gravado em 1977 e vendeu mais de 200 mil cópias. No dia 8 a música sertaneja de raiz perde sua maior representante: Inezita Barroso, que quatro dias antes completaria 90 anos. Inezita gravou mais de 80 discos e emplacou sucessos como Lampião de Gás e apresentava desde 1980 na TV Cultura o programa Viola Minha Viola mostrando o sucesso da música caipira sem ceder ao sertanejo moderno.


O Professor Hermógenes se tornou o pioneiro na prática da ioga no Brasil. Publicou mais de 30 livros sobre o assunto e morre no dia 13 de março.


Cláudio Marzo foi um dos primeiros galãs de novelas da TV brasileira. Com passagens pela Tupi e Paulista, chegou à Globo em 1965, ano de fundação e fez inúmeras novelas. Com Regina Duarte foram quatro fazendo par romântico. O ator passou também pela extinta TV Manchete. Cláudio Marzo morre no dia 22 aos 73 anos depois de lutar contra um enfisema pulmonar.


Jorge Loredo ficou consagrado por um papel que marcou sua carreira, o galanteador Zé Bonitinho. Feio, mas conquistador, Zé Bonitinho fez sucesso com seu palavreado dirigido às garotas do Brasil varonil e ainda dava um tostão de sua voz. No dia 26 Jorge Loredo deixou pra sempre sua marca aos 89 anos.


A jornalista Beatriz Thielmann em mais de 30 anos de carreira cobriu os grandes acontecimentos políticos e foi a primeira repórter da TV Globo a entrevistar o ditador cubano Fidel Castro. No dia 29 ela perde a batalha contra o câncer aos 63 anos.

O quadro volta em abril.

Postar um comentário

0 Comentários