Top 5: Novas prisões na Operação Lava Jato agitam o Petrolão

A Operação Lava Jato segue desvendando os tentáculos da corrupção na Petrobras. A semana também ficou marcada pela paralisia que atingiu o Distrito Federal.


1 - Operação Lava Jato: A Polícia Federal executou 85 mandados de prisão e nesta sexta 17 presidentes ou altos diretores de empresas envolvidas no esquema foram presos. Um deles, Renato Duque, afilhado político de José Dirceu e ex- diretor da Petrobras está entre os envolvidos, pois ele é apontado como o principal operador do esquema de propina nas empreiteiras. A empreiteira Odebrecht passou por uma busca e apreensão de documentos e a Petrobras teve um dia pra ser esquecido pois suas ações negociadas na Bolsa de Valores foram suspensas e o balanço sofreu atrasos na divulgação. 


2 - Distrito Federal: Esta foi uma semana pra ser esquecida pela população do DF. Serviços parados e ônibus em greve. Em algunas cidades o mato alto e o lixo acumulado incomodaram as pessoas. A Pioneira encerrou uma greve que durou oito dias e os usuários do transporte público se arriscaram em ônibus pirata. Nos hospitais a comida acabou por falta de dinheiro do GDF com a empresa fornecedora de alimentos. O governador Agnelo Queiroz disse que essa situação é momentânea, mas tem outro problema grave: os salários dos professores correm sério risco de não serem pagos em dezembro. 


3 - Reforma ministerial: Esta semana 15 ministros anunciaram suas desincompatibilizações. Uma delas foi Marta Suplicy que deixa a pasta da Cultura. Na carta de demissão entregue à presidenta Dilma Rousseff, Marta criticou de forma dura a política econômica. 


4 - Enem: O exame nacional do Ensino Médio teve mais de 1000 candidatos eliminados por fraude, uma estudante de 32 anos morta e quatro presos no Ceará e na Paraíba. Um estudante vazou o tema da redação que foi sobre publicidade infantil. Assim fica difícil acreditar na credibilidade desse exame.

Trio ficou de pé para escutar decisão no Fórum de Olinda (Foto: Anna Tiago/G1)

5 - Canibais de Pernambuco: O trio de canibais que usaram carne humana para consumo foram condenados e ficarão presos. Jorge Beltrão pegou 23 anos, Bruna Cristina Oliveira e Isabel Torreão Pires pegaram 20 anos de prisão pelos crimes cometidos em Garanhuns entre 2008 e 2012.

Imagem da semana


A sonda Rosetta através do módulo Philae mostrou imagens do robô pousando em um cometa num feito histórico para a astronomia moderna. A descida foi feita em velocidade de 1 metro por segundo, o equivalente a 3,6 mil quilômetros por hora. Realmente é um feito e tanto pra ciência.

Sexta que vem tem mais.

Postar um comentário

0 Comentários