A História das Copas: 1998, a última Copa do Século é da França e Brasil se perde em mentiras

A História das Copas segue na reta final e hoje trazemos a história da Copa do Mundo de 1998 na França.


A última Copa do Mundo do século XX trouxe duas mudanças: a primeira, o fim da era João Havelange que comandou a FIFA por 24 anos e transformou a entidade em um negócio rentável e a outra mudança foi o aumento de países participantes que passou a ser de 32.


Campeão em 94 o Brasil não disputou as eliminatórias e a preparação foi feita com amistosos sem ritmo de competição. A derrota em pleno Maracanã para a Argentina deixou a torcida abalada e Zagallo sob pressão teve de engolir a interferência da CBF que escolheu Zico como coordenador técnico. Já na França um outro problema abalou o time. Romário foi cortado da delegação devido à uma lesão leve na panturrilha às vésperas da Copa. Diagnosticada pelos médicos da seleção como contusão leve o baixinho iria se recuperar à tempo de jogar o mundial, mas as contradições da comissão técnica acabaram tirando Romário da Copa. O clima pesou quando Edmundo brigou com Bebeto e Leonardo acusando - os de boicotar o jogador.



A estreia contra a Escócia não foi das melhores, mas o Brasil acabou vencendo por 2 x 1 com gols de César Sampaio e gol contra de Boyd. Contra o Marrocos o Brasil venceu de forma convincente por 3 x 0, gols de Ronaldo, Rivaldo e Bebeto, mas o clima seguia tenso devido à discussão áspera entre Dunga e Bebeto. A derrota de virada para a Noruega expôs a falta de união do grupo e depois da partida os jogadores trocaram farpas e críticas entre si.



Nas oitavas de final César Sampaio e Ronaldo com dois gols cada garantiram a classificação tranquila sobre o Chile. Nas quartas de final diante da Dinamarca, brilhou a estrela de Rivaldo que marcou dois gols na suada vitória de 3 x 2. A semifinal contra a Holanda foi emocionante e tensa. Ronaldo abriu o placar, o time criou as chances, mas tomou o castigo com Kluivert. A prorrogação foi eletrizante, mas nos pênaltis brilhou a estrela de Taffarel que defendeu dois pênaltis. Mais uma vez estávamos na final.

Como jogou o Brasil na Copa de 1998

- Goleiros: Taffarel, Dida e Carlos Germano
- Defesa: Cafu, Zé Carlos, Júnior Baiano, Aldair, André Cruz, Gonçalves, Roberto Carlos e Zé Roberto
- Meio campo: Leonardo, César Sampaio, Doriva, Giovanni, Dunga, Rivaldo e Emerson
- Ataque: Ronaldo, Bebeto, Edmundo e denílson
Técnico: Zagallo


Organizando o mundial pela segunda vez a França fez uma minuciosa preparação para não decepcionar sua torcida jogando em casa. A fase inicial foi tranquila com vitórias fáceis diante da Dinamarca, África do Sul e Arábia Saudita. Nas oitavas de final um jogo dramático contra o Paraguai que só foi resolvido na morte súbita com o gol de ouro marcado por Blanc. Nas quartas vitória nos pênaltis diante da Itália. Na semifinal a seleção francesa saiu atrás com o gol de Suker para a Croácia, mas Lilian Thuram marcou duas vezes e levou à França pela primeira vez à final.






[98.jpg]

12 de julho de 1998 para franceses e brasileiros teve um sabor diferente. Tudo começou quando Ronaldo teve uma convulsão na concentração brasileira em Lesigny. Examinado em uma clínica em Paris, foi liberado para jogar. O caso abalou a seleção que entrou assustada e apática. A França dominou a partida e gastou a bola diante de uma seleção brasileira nada inspirada. Zinedine Zidane começava a se tornar o maior carrasco brasileiro em Copas ao marcar duas vezes de cabeça. No segundo tempo o Brasil tentou, mas a sólida defesa francesa parava qualquer tentativa. O golpe de misericórdia veio no fim da partida com o gol de Petit. França 3 x 0, um vareio de bola, um balie, uma festa completa no Stade de France. Era a pior derrota brasileira em todos os tempos.

Os números da Copa de 1998

- Jogos: 64 (4 prorrogações e 3 decisões por pênaltis)
- Gols: 171 (4 contra), média de 2,67 pr partida
- Sedes: Paris, Saint Denis, Nantes, Lyon, Saint Ettiene, Marselha, Lens, Montpellier, Toulouse e Bordeaux
- Público: 2.785.100 pessoas (média de 43.517 por partida)


- Artilheiro: Davor Suker (Croácia) - 6 gols

A série volta na terça que vem com a Copa do Mundo de 2002 disputada na Coreia e no Japão e o penta da Família Scolari.

Postar um comentário

0 Comentários