A História das Copas: 1990, no mundial de poucos gols Alemanha sobra e chega ao tri

A História das Copas traz hoje a Copa do Mundo de 1990 na Itália.



O mundial de 90 foi marcado pela falta de emoção, pois as equipes se preocuparam em se defender e buscar o resultado. Isso se refletiu na pior média de gols até agora com 2,21 por partida. Por outro lado a Copa de 90 apresentou um pouco de alegria que veio com a seleção de Camarões.



Os Leões Indomáveis liderados por Roger Milla deram espetáculo num torneio sem grandes emoções surpreendendo o mundo logo na primeira partida quando derrotou a então campeã Argentina e chegaram às quartas de final quando foram eliminados pela Inglaterra.




O Brasil deu em 1990 um péssimo exemplo de como perder uma Copa do Mundo. Com uma classificação turbulenta nas Eliminatórias diante do Chile, a seleção brasileira dirigida por Sebastião Lazaroni vinha de um fim de ano promissor com vitórias em cima de Itália e Holanda e deixava a torcida na expectativa, mas quando chegou 1990 as coisas deram errado. Lazaroni adotou um esquema tático que fugia às características ofensivas do time brasileiro. O esquema de 3 zagueiros com a figura do líbero jamais havia sido adotado, pois os laterais viraram alas e na prática adotou um esquema defensivo que jamais agradou a torcida e a imprensa. O grupo estava rachado e discutia - se a forma de premiação, pois os jogadores discordaram de como seria rateado o prêmio. A seleção se concentrou em Turim e ali foi permitido o livre acesso de familiares, parentes, dirigentes e empresários na concentração. A imprensa foi proibida de entrar na concentração. Durante o período em que esteve concentrada no hotel a seleção era alvo de empresários que negociavam com os jogadores durante o torneio.

Como o esquema tático não agradou ninguém o Brasil teve uma primeira fase de futebol opaco e sem brilho, mesmo vencendo adversários fracos na chamada Era Dunga, batizada por Lazaroni. A estreia foi contra a Suécia e Careca marcou dois na vitória de 2 x 1, contra a Costa Rica o Brasil jogou mal, mas venceu com gol de Müller. O mesmo Müller marcou o gol da vitória sobre a Escócia. Enquanto isso jogadores como Aldair e Renato Gaúcho reclamaram exigindo um lugar entre os titulares. No dia 24 de junho em Turim o Brasil jogou seu destino contra a Argentina. E foi o melhor jogo do time na Copa. Uma chance perdida atrás da outra, duas bolas na trave e o duro castigo. Numa única jogada, Maradona envolve a defesa brasileira que fica perdida e ele dá o passe para Caniggia driblar Taffarel e marcar o gol que eliminava o time brasileiro. Era a pior campanha do Brasil desde 66 e por mais quatro anos o sonho do tetra foi adiado.

Como jogou o Brasil na Copa do Mundo de 1990

- Goleiros: Taffarel, Acácio e Zé Carlos
- Defesa: Jorginho, Mozer, Ricardo Rocha, Mauro Galvão, Dunga, Ricardo Gomes, Aldair e Branco
- Meio campo: Mazinho, Silas, Valdo e Alemão
- Ataque: Romário, Tita, Bebeto, Careca, Müller, Renato Gaúcho e Bismarck
Técnico: Sebastião Lazaroni





De todas as seleções que jogaram na Itália, a seleção da Alemanha de longe era a melhor. Depois de dois vice campeonatos a seleção alemã vinha com tudo pra ganhar a Copa. E ela veio em um grande momento, um ano antes caía o Muro de Berlim. A seleção germânica começou com tudo: duas goleadas diante da Iugoslávia (4 x 1) e Emirados Árabes (5 x 1), depois um empate com a Colômbia. Nas oitavas despachou a Holanda com autoridade, nas quartas passou pela Tchecoeslováquia. Na semifinal diante da Inglaterra um jogo equilibrado que terminou 1 x 1 nos 120 minutos, mas vencido nos pênaltis por 4 x 3. A final foi contra a Argentina de Maradona. Era a revanche de 86. Os alemães eram melhores, mas esbarravam no goleiro Goycoechea. O gol só viria em cobrança de pênalti de Sensini em Klinsmann e convertido por Brehme. A Alemanha se igualava à Brasil e Itália no seleto grupo dos tricampeões mundiais.

Os números da Copa de 1990

- Jogos: 52 (8 prorrogações e 4 decisões por pênaltis)
- Gols: 115 (média de 2,21, a pior da história)
- Sedes: Roma, Florença, Nápoles, Bari, Turim, Gênova, Milão, Bolonha, Verona, Udine, Cagliari e Palermo
- Público: 2.517.348 pessoas (média de 48.411 pessoas)


- Artilheiro: Salvatore Schilacci (Itália) - 6 gols

A série prossegue na próxima terça para falarmos da Copa de 1994 e o sofrido tetra do Brasil.

Postar um comentário

1 Comentários

Kleber Nunes disse…
A Copa de 90 foi tão medíocre que teve time que se acovardou e adotou um esquema defensivo. O medo de tomar gol acovardou a seleção brasileira e o Lazaroni depois disso nunca mais teve sucesso. Mas a seleção de 1990 teve alguns remansecentes que quatro anos mais tarde ganhariam o tetra nos Estados Unidos.