A História das Copas: 1986, a Copa de Maradona

Dando prosseguimento à História das Copas vamos falar sobre a Copa de 1986 disputada no México


A Copa de 86 deveria ser disputada na Colômbia, mas problemas econômicos tiraram o país sul americano e a bola passou para o México, só que em setembro de 1985 o país sofreu um devastador terremoto o que não impediu a realização do mundial. A fórmula de disputa mudaria definitivamente com a adoção do sistema mata mata com partidas eliminatórias a partir das oitavas de final onde quem perde volta pra casa. Os dois primeiros de cada grupo avançavam assim como os quatro melhores terceiros colocados.






A participação brasileira na Copa do Mundo de 86 foi tumultuada com a troca de técnico saindo Evaristo de Macedo e voltando Telê Santana. Na véspera do embarque o lateral Leandro acabou desistindo em solidariedade à Renato Gaúcho que havia sido cortado da equipe. Ao chegar no México o time nem tinha campo pra treinar. A primeira fase começou com uma vitória apertada contra a Espanha na estreia com gol marcado por Sócrates, no segundo jogo contra a Argélia, outra magra vitória, desta vez o gol foi de Careca. No último jogo contra a Irlanda do Norte uma vitória convincente de 3 x 0, dois gols de Careca e um de Josimar, o lateral do Botafogo que foi convocado de última hora e ele fez mais um, na goleada de 4 x 0 sobre a Polônia. O time ganhava confiança e vinha embalado. No dia 21 de junho o Brasil enfrentou a França num dos jogos mais eletrizantes da Copa. Foi um jogaço de dois times que jogavam e deixavam jogar bola. O Brasil saiu na frente com o gol de Careca em bela triangulação, mas a França empatou com Platini. Foi o único gol sofrido pela seleção em toda a Copa. O jogo seguiu emocionante com chances de gol de ambos os lados e na metade do segundo tempo o Brasil tinha a chance de matar o jogo quando Branco sofreu pênalti. Zico foi pra cobrança, mas o goleiro Bats pegou. O Brasil teve duas bolas na trave e depois de 120 minutos a decisão foi para os pênaltis. Logo na primeira cobrança brasileira Sócrates teve sue chute espalmado por Bats, depois o goleiro Carlos teve azar pois a bola bateu na trave e nas costas. Aí foi a vez de Platini errar e dar esperança ao Brasil, mas na cobrança seguinte Júlio César soltou a bomba que bateu na trave. Coube à Fernandez decretar a classificação francesa que venceu a série por 4 x 3 e o fim de uma geração talentosa e injustiçada que não conseguiu vencer a Copa do Mundo e Zico ficou com o fardo de ser o vilão da derrota.

Como jogou o Brasil na Copa de 1986

- Goleiros: Carlos, Leão e Paulo Victor
- Defesa: Edson, Josimar, Mauro Galvão, Oscar, Julio César, Júnior, Edinho e Branco
- Meio campo: Elzo, Sócrates, Zico, Falcão, Silas e Alemão
- Ataque: Careca, Müller, Casagrande, Valdo e Edivaldo
Técnico: Telê Santana


O alto nível técnico da Copa foi marcante e no México surgiu uma seleção que encantou o mundo, a Dinamarca ou Dinamáquina. Liderada por Morten Olsen, os irmãos Michael e Brian Laudrup e pelos gols de Preben Elkjaer que fumava 30 maços de cigarro por dia, os nórdicos passaram pela Escócia, Uruguai com direito à goleada de 6 x 1 e Alemanha, mas pararam nas oitavas ao tomar 5 x 1 da Espanha.



Mas quem brilhou mesmo foi Diego Maradona. O jogador foi o grande nome da Copa e o motor que empurrou a seleção da Argentina ao seu segundo título mundial. À frente de um time mediano, Maradona liderou sua seleção depois de uma primeira fase complicada com empate diante da Itália e vitórias sobre Bulgária e Coreia do Sul. Nas oitavas uma vitóra magra em cima do Uruguai. O jogo contra a Inglaterra pelas quartas de final foi marcado pela rivalidade de ambos por causa da Guerra das Malvinas em 82. E Maradona apareceu de vez para o mundo com dois gols, o primeiro com a mão, ou La Mano de Dios num lance de pura malandragem. O segundo gol é considerado como um dos mais bonitos de todas as Copas. Ele driblou do campo de defesa e passou pelos seus marcadores até driblar o goleiro e tocar pra rede adversária. Na semifinal Maradona fez o que quis e comandou a vitória sobre a Bélgica. A decisão foi contra a Alemanha num grande jogo. Brown colocou os argentinos na frente e no começo do segundo tempo Valdano ampliou a vantagem, mas a Alemanha reagiu e buscou o empate com gols de Rummenigge e Voeller, mas Maradona era genial e num vacilo da defesa alemã colocou Burruchaga na cara do gol e ele não desperdiçou. Argentina era bicampeã mundial e Maradona com o mundo à seus pés.

Os números da Copa de 1986

- Jogos: 52 (5 prorrogações e 3 decisões por pênaltis)
- Gols: 132 (1 contra) - média de 2,54 por jogo
- Sedes: Cidade do México, Monterrey (2 estádios), Guadalajara, Puebla, Querétaro, León, Irapuato, Nezahualcóyotl, Zapopan e Toluca
- Público: 2.407.431 (média de 46.297 por partida)


- Artilheiro: Gary Lineker (Inglaterra) - 6 gols

A série prossegue na quinta feira com a Copa do Mundo de 1990 na Itália.

Postar um comentário

0 Comentários