A História das Copas: 1938, a Itália é bi e Brasil enfim brilha em tempos pré guerra

O terceiro capítulo da História das Copas conta hoje a história da Copa do Mundo de 1938, disputada na França.


O temor de um novo conflito assustava a Europa e os maus ventos sopravam para a Alemanha nazista. Com o ditador Adolf Hitler a Alemanha assustava o mundo e a Segunda Guerra Mundial se aproximava. A terceira edição da Copa do Mundo foi disputada na França, que junto da campeã Itália se classificaram com antecedência. Grandes seleções como a Argentina não foram à Europa, em protesto ao não ser escolhido como sede.


Depois de brigas que minaram a seleção nas duas primeiras Copas, o Brasil enfim mandou um time forte e sem brigas. 20 jogadores foram utilizados pelo técnico Ademar Pimenta e o Brasil enfim fez uma boa campanha. Logo na estreia uma vitória dramática de 6 x 5 sobre a Polônia decidido na prorrogação com Leônidas da Silva marcando três vezes. O jogo seguinte foi contra a Tchecoslováquia, decidido em jogo desempate. O Brasil venceu por 2 x 1 e chegou pela primeira vez à semifinal que foi contra a Itália, só que o técnico resolveu poupar Leônidas que vinha sendo o grande nome do time na Copa. O jogo contra os italianos foi complicado e os então campeões dominaram a partida vencendo o jogo por 2 x 1 e um lance ficou famoso na época, a Domingada, o lance do pênalti que originou o segundo gol marcado por Meazza. O Brasil terminou em terceiro lugar ao vencer a Suécia por 4 x 2.

Como jogou o Brasil na Copa do Mundo de 1938

- Goleiros: Batatais e Goulart
- Zagueiros: Domingos da Guia, Arthur, Jaú e Nariz
- Meio campo: Zezé Procópio, Hermínio Brito, Afonsinho e Argemiro
- Atacantes: José Lopes, Romeu, Leônidas da Silva, Perácio, Hércules, Roberto Emílio, Luizinho, Niginho, Tim e Patesko.
Técnico: Ademar Pimenta


Dominante no futebol a Itália chegou ao seu segundo título com o apoio do ditador Mussolini. A cada jogo a temível saudação fascista, liderada pelo técnico Vittorio Pozzo que deixou irritado o público francês. Logo na estreia contra a Noruega a ordem de Pozzo fez os franceses ficarem antipáticos. Mesmo com um elenco reformulado a Itália passou por cima de quem cruzasse o seu caminho e na final bateu a Hungria com dois gols de Colaussi e Piola.

Após a Copa do Mundo aconteceu a Segunda Guerra Mundial que paralisou o mundial que voltaria doze anos depois.

Os números da Copa de 1938

- Jogos: 18 (sendo 6 prorrogações)
- Sedes: Paris, Bordeuax, Marselha, Antibes, Lille, Toulouse, Reims, Le Havre e Estrasburgo
- Gols: 86 (2 foram contra - média de 4,66 por partida)
- Público total: 483 mil pessoas (média de 26.833 por partida)


- Artilheiro: Leônidas da Silva (Brasil) - 7 gols

Na próxima quinta a série continua com a Copa do Mundo de 1950 e a tragédia que marcou para sempre nosso futebol.

Postar um comentário

0 Comentários